Fórum do Consultor

Forum do Consultor

Fórum do Consultor - Tire suas dúvidas sobre os benefícios do INSS. Faça uma leitura prévia, conforme relação abaixo, e tenha uma ideia do que é preciso para obter o benefício que procura.



-    Homens – 35 anos de contribuição.
-    Mulheres- 30 anos de contribuição.
-    Não há exigência de idade mínima.

2 – Aposentadoria por idade – Trabalhadores urbanosExigências:

- Homens – 65 anos de idade e 15 de contribuição.
- Mulheres - 60 anos de idade e 15 de contribuição.

3 – Aposentadoria por idade – Trabalhadores ruraisExigências:

-   Homens – 60 anos de idade e 15 anos na atividade rural.
-   Mulheres- 55 anos de idade e 15 anos na atividade rural.

Obs.: É preciso que o trabalhador rural esteja em atividade na data em que completou a idade mínima ou que não tenha perdido a qualidade  de segurado.

4 – Aposentadoria especial do professor.  Exigências:

   Homens – 30 anos de atividade como professor.
-  Mulheres- 25 anos de atividade como professora.

Obs.: É preciso que o professor ou professora tenha trabalhado todo o tempo como professor em sala de aula ou em atividades ligadas ao ensino dentro da escola, como coordenador de turma, secretaria, diretoria e outras atividades comprovadamente ligadas ao ensino.


5 – Salário-maternidadeExigências:

- Seguradas empregadas de empresas recebem o benefício na própria empresa. Não há carência, basta estar regularmente contratada.

- Seguradas empregadas domésticas, não há carência, basta comprovar o vínculo com a apresentação da carteira de trabalho e a primeira contribuição paga em dia.

-    Seguradas contribuinte individual e trabalhadora rurais, comprovar carência de 10 meses anteriores ao parto.


Obs.: As seguradas desempregadas também têm direito ao benefício deste que sua última contribuição tenha ocorrido antes de 12 meses do parto.

6 – Auxílio-doença.  Exigências:

-         Este benefício exige carência de 12 meses de contribuições feitas antes do início da incapacidade, além da carência também é exigido que o segurado tenha mantido a qualidade de segurado.


7 – Aposentadoria por invalidezExigências:

-  As mesmas do auxílio-doença. Este benefício é sugerido pelo perito, não pode ser solicitada inicialmente. A origem é sempre por meio do pedido de auxílio-doença.

8 – Pensão por morteExigências:

-  Comprovar a qualidade de dependente. (esposa, esposo, companheira, companheiro, filho, pai, mãe, irmão.)

- Comprovar a qualidade do segurado instituidor. Tem que comprovar que esteva regularmente inscrito na Previdência e com contribuições em dia ou que tenha direito ao benefício de aposentadoria e ainda não havia solicitado. Quem esta recebendo benefício gera direito automático.

9 – Auxílio-reclusão  Exigências:

-  Comprovar a qualidade de dependente (igual à pensão por morte)

-  Comprovar a qualidade do segurado instituidor, igual a pensão por morte.

-  Comprovar o recolhimento do segurado a regime fechado, a cada três meses o beneficiário deve apresentar comprovação de que o segurado continua recolhido.


É o documento que o trabalhador deve requerer no INSS para transferir tempo de contribuição que possua na iniciativa privada para fins de averbação em outro regime (regime único dos servidores públicos), também pode ser requerida no serviço público para fins de averbação no INSS.

11 - Aposentadoria Especial no INSS (Atividade Insalubre ou Periculosa)


Quem trabalha sobre efeito de agentes nocivos, devidamente comprovado por PPP, pode requer a aposentadoria especial que exige um tempo de 15, 20 ou 25 anos. Nessa aposentadoria não é aplicado o fator previdenciário, mas o segurado é obrigado a se afastar do emprego ou atividade que exercia.


Para saber mais sobre cada benefício é só clicar no título de cada tipo de benefício e poderá ler o artigo completo com todos os detalhes. 


Informação extra: Como é calculada a renda dos benefícios do INSS.

Postagens populares