by

Data do Agendamento é Marco na Análise do Direito no INSS.

Benefícios do INSS, Previdência Social, Agendamento Prévio

A Previdência Social exige agendamento prévio para obtenção de qualquer benefício. Cada benefício tem uma norma para concessão e exige uma quantidade mínima de contribuições e outras regras para o direito ser reconhecido.

O direito ao benefício é analisado levando em consideração a data em que foi feito o agendamento, ou seja, no dia utilizado para agendar o pedido o segurado precisa ter preenchido todos os requisitos exigidos para o benefício requerido.

Digo isso pois alguns segurados fazem o seguinte raciocínio: Um pedido de aposentadoria por idade agendado hoje terá fixada a data de atendimento para daqui a 90 dias, por exemplo. O segurado não tem a idade mínima exigida na data de hoje, porém até ser atendido terá completado. Nesse caso o pedido será negado, pois no dia do agendamento não haverá direito. No caso da aposentadoria por idade é preciso ter o número mínimo de contribuição e a idade mínima completos no dia do agendamento.

Em resumo a data inicial do benefício é igual à data em que foi feito o agendamento e nesse dia, e não no dia em que será atendido, terá que ter completado todos os quesitos exigidos para estabelecer o direito.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

4 comentários :

ThaísCCarradore disse...

Boa tarde. Meu pedido de salário maternidade foi indeferido por falta de documentos. Entrei com recurso e no mesmo dia a funcionária que me atendeu me disse que certamente meu benefício iria ser concedido. Faz um ano que entrei com o recurso e anteontem, dia 06/09/17, mudaram a situação do meu benefício. Estava em aguardando a análise do gestor. Agora passou a ser: Análise do gestor concluída e Aguardando distribuição. O que isso quer dizer especificamente? Aguardo resposta. Obrigada.

Consultor Previdenciário disse...

Thaís

São etapas do julgamento do recurso, significa que ainda não foi distribuído para o julgador.

Jessica Gomes disse...

Bom dia fiz o pedido do salário maternidade, meu pedido foi concedido, retirei a carta de concessão pela internet porém não está escrito quando é o meu pagamento. Liguei e agendei dia 31/08 mais só fui atendida dia 13/09 quando eu posso ir ao banco retirar meu pagamento?

Consultor Previdenciário disse...

Jessica

Normalmente depois de 15 dias da concessão o valor é enviado ao banco, se sabe qual é o banco pode ir lá que deve estar disponível.