QUERO DOAR R$ 10,00
by

Previdência Social - Você se preocupa com seus Dependentes?

Previdência Social - Você se preocupa com seus Dependentes?

A Previdência Social funciona como seguradora do cidadão brasileiro, garantindo renda aos seus segurados, devido a idade ou doença e aos dependentes, no caso de morte ou recolhimento à prisão. Os benefícios pagos pela Previdência Social independem da necessidade do segurado, ou seja, se houver direito será pago mesmo que o cidadão tenha outros meios de sobreviver. Caso não haja direito o pedido é negado, mesmo que fique evidente a necessidade do requerente.

Muitas vezes são feitas perguntas do que fazer no caso do falecimento de segurado que não recolhia contribuições, ou havia deixado de contribuir há algum tempo, para que seus dependentes possam receber o benefício de pensão por morte na Previdência Social. A resposta é que não há o que fazer, se ficar comprovado que o falecido havia perdido a condição de segurado, ou nunca tenha contribuído, o pedido será negado mesmo que haja crianças menores e sem meios de sobreviver.

Pelo acima exposto é necessário que o cidadão seja contribuinte da Previdência Social e se mantenha na condição de segurado, ou seja, que faça contribuições de forma que não seja excluído do sistema por ficar muito tempo sem recolher. Essa atitude vai garantir que os dependentes do segurado não fiquem desamparados no momento do infortúnio.

Veja mais sobre esse assunto lendo os artigos:




Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário