QUERO DOAR R$ 10,00
by

Como Transferir um Benefício da Previdência Social.

Como Transferir um Benefício da Previdência Social.

Neste artigo vamos tratar do direito que todos os segurados da Previdência Social têm de requerer que seu benefício seja transferido de uma localidade para outra.

Quando um segurado da Previdência Social, INSS, que recebe benefício, muda de endereço pode requerer que seu benefício seja transferido para uma agência do INSS mais próxima de sua residência.

Quando a transferência é feita só é possível manter os recebimentos no mesmo banco, ou escolher um banco, se o titular do benefício for correntista. Quem recebe por cartão magnético terá um novo banco cadastrado. Por isso, é importante, que a transferência seja pedida logo depois de ter sacado a última mensalidade, assim até o próximo pagamento a mudança estará concluída e não terá problemas na sequência dos pagamentos.

Para fazer o pedido de transferência basta se apresentar, pessoalmente, munido dos documentos de identidade e CPF, na agência escolhida, ou seja, para onde deseja ter o benefício transferido. Não precisa fazer agendamento e nem é obrigatório apresentar comprovante de endereço, se tiver é bom levar.

Uma observação importante é que o pedido de transferência provoca o bloqueio do benefício, para fins de empréstimos consignados, por um período de 60 dias. Esse prazo não pode ser antecipado. Os empréstimos feitos anteriormente à transferência seguem sendo cobrados, pois estão ligados ao benefício e não ao local onde foram realizados.

Outra observação importante é que a transferência só deve ser requerida caso tenha mudado de endereço, se for passar uma temporada na nova localidade não precisa transferir, pois as agências do INSS atendem a todos independente de onde moram.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário