QUERO DOAR R$ 10,00
by

O que é Dado Extemporâneo e como corrigir no INSS.

O que é dado extemporâneo e como corrigir no INSS.

Neste artigo o Consultor Previdenciário vai tratar das informações que constam no cadastro nacional de informações sociais, CNIS, com marca de extemporaneidade, explicando do que se trata e como proceder para regularizar.

A Previdência Social mantém registro de todas as informações relacionadas a vida profissional e contributiva dos cidadãos. Os cidadãos que fazem contribuição previdenciária, de qualquer das formas disponibilizadas, são considerados segurados e podem requerer benefícios de acordo com as regras especificadas em cada um deles.

Quando um dado relativo a vínculo empregatício ou contribuição previdenciária é incluído no cadastro nacional de informações sociais fora dos prazos normais o sistema marca esse dado como extemporâneo. O dado extemporâneo só pode ser usado para fins de benefício se for comprovado, pelo segurado, com a apresentação de documentos.
Para regularizar o dado extemporâneo é preciso que o segurado agende um atendimento para fins de acerto de vínculos e contribuições e apresente, no dia marcado, os documentos que comprovem o dado questionado. Quando se trata de vínculo empregatício é necessário que seja apresentada a CTPS com as anotações exigidas por lei. Caso fique dúvida o INSS poderá fazer pesquisa na empresa ou requerer que o segurado apresente outros documentos.

Para que não haja surpresas no momento de requerer um benefício recomenda-se que o segurado vá ao INSS e requeira um extrato de vínculos e contribuições e faça a conferência com os documentos que possui. Caso haja algum dado errado ou com marca de extemporaneidade pode providenciar o acerto de imediato.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário e faça sua pergunta que será respondida assim que for possível.

Fórum do Consultor Previdenciário