QUERO DOAR R$ 10,00
by

Como emitir guia GPS para contribuir ao INSS pela internet.

Guia GPS pela Internet, Notícias do INSS

Neste artigo vamos explicar os procedimentos que os contribuintes individuais podem emitir a guia GPS para efetuar seus recolhimentos previdenciários utilizando o site da Previdência Social.

O contribuinte individual, tanto o trabalhador autônomo como o que contribui de forma facultativa precisa emitir a guia GPS para efetuar o pagamento mensal de suas contribuições. Os bancos em geral, e as casas lotéricas, exigem que o formulário possuam código de barra para aceitar o pagamento em seus caixas. Para obter a guia GPS dessa forma o segurado tem que ir a uma agência do INSS ou acessar o site do INSS e preencher o formulário que é apresentado que o sistema emitirá a guia com os dados exigidos pelos bancos.

Caso o contribuinte queira recolher suas contribuições por meio dos caixas automáticos ou pelo Internet Bank não precisa ter a guia emitida, basta digitar os dados necessários e recolher normalmente. A guia só é exigida para quem vai recolher nos caixas dos bancos ou nas casas lotéricas.

Outra forma oferecida pela Previdência Social é o pagamento programado a débito em conta corrente, nesse caso a única preocupação do segurado e manter saldo positivo no dia previsto para o pagamento. O segurado pode programar o pagamento para todo o ano, iniciando em janeiro, quando sai o valor do novo salário-mínimo, e indo até dezembro. Este serviço é feito no próprio banco onde o contribuinte tenha conta.

Os empregadores domésticos não irão mais usar a guia GPS para recolher as contribuições previdenciárias de seus empregados, a partir de outubro de 2015 os recolhimentos serão feitos por guia única oferecida pelo site e-social.

No LINK indicado o segurado pode emitir a guia do mês, para pagamento sem atraso, e, também, alguma competência que tenha deixado de recolher em época própria, que o sistema emite a guia com juros e multa, sendo que pode pagar mais de um mês na mesma guia.

Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

2 comentários :

Marcio Pereira disse...

Boa tarde. Me chamo Viviane
Eu emiti a guia GPS pelo site da previdência mas coloquei as competências para o ano todo e selecionei todas, achando que iria sair guia por guia, só que na hora de gerar a guia, o sistema gerou o valor total. Preciso fazer algo para excluir isso do sistema? Vou ficar com alguma pendencia junto a receita?
Obrigada

O Consultor em Previdência disse...

Marcio
Não precisa fazer nada, basta emitir a guia correta e pagar.