QUERO DOAR R$ 10,00
by

Como Requerer Pensão por Morte pelo Site do INSS.

Como requerer pensão por morte pelo site do INSS.

Neste artigo vamos tratar dos casos em que é possível requerer o benefício de pensão por morte diretamente no site da Previdência Social sem ter que fazer agendamento prévio.

Quando um dependente de segurado do INSS pretende requerer o benefício de pensão por morte pode fazer o pedido por meio do site da Previdência Social. O pedido só pode ser feito dessa forma se o segurado falecido era titular de benefício previdenciário. Nesses casos o INSS chama de concessão de benefício precedido, ou seja, o que irá dar direito à pensão por morte é um benefício ativo na data do óbito em nome do falecido.

Para realizar o pedido o requerente terá que clicar neste link e preencher os dados requeridos no formulário que será disponibilizado no site. Depois de preenchido os dados o requerente terá que enviar uma relação de documentos para a agência do INSS que escolheu.

Como requerer pensão por morte pelo site do INSS.


O dependente pode requerer o benefício de pensão por morte de segurado que recebia benefício e escolher a Agência da Previdência Social onde deverá encaminhar os documentos comprobatórios para concessão deste benefício.

Para efetuar o requerimento é necessário que o dependente tenha os seguintes dados para preencher o formulário apresentado no site do INSS:

1 - Dados do segurado falecido: nome completo, número do benefício recebido pelo falecido, data de nascimento, data do óbito e quantidade de dependentes;

2 - Dados dos dependentes: nome completo, nome da mãe, data de nascimento, sexo, estado civil, vínculo com o segurado e CEP da residência. Além desses dados terá que informar o número da carteira de identidade ou número da CTPS ou dados da certidão de nascimento ou casamento.

Os dependentes menores de 16 anos que necessitem de representante legal (tutor ou curador) devem requerer a pensão por morte nas Agências da Previdência Social.

Caso não consiga fazer o pedido pela internet é só agendar o atendimento, use o fone 135, em uma agência próxima de sua residência e comparecer no dia marcado. A vantagem de fazer o pedido pela internet é que não fica na espera de haver nada disponível na agenda da agência do INSS escolhida.

A documentação a ser enviada ao INSS será: cópia da identidade, CPF e certidão de óbito do segurado que irá instituir o benefício e identidade, certidão de nascimento, ou casamento, CPF de cada dependente relacionado no formulário. No final do preenchimento o sistema irá relacionar os documentos exigidos, caso falte algum o INSS irá requerer que apresente.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

8 comentários :

Rose Passos disse...

Olá, Consultor. Obg pelas informações. Estou tendo dificuldades em colocar no formulário o número da certidão de casamento. Qual é a sequência? O site não me permite prosseguir a partir desse ponto. Desde já, mto obrigada!

O Consultor em Previdência disse...

Rose
Os dados da certidão são: número do livro, B..., número da folha e termo.

Daiane Maga disse...

Olá! Então! Tenho a folha de confirmação do agendamento neh e lá diz nome do requerente está o nome do meu pai que é o falecido! Está certo isso!?? Não teria que estar no nome da minha mãe que é a pessoa que está querendo o benefício??

Consultor Previdenciário disse...

Daiane

Esta certo, é o falecido que é segurado da Previdência e vai instituir a pensão por morte.

Vinicius Neves disse...

Bom Dia!
Estou fazendo a solicitação para a minha avó referente a pensão por morte que meu avô deixou. Neste caso, o estado civil da dependente entra como Viúva ou Casada?´Obrigado!

Consultor Previdenciário disse...

Vinicius

Estado civil viúva, condição de dependente esposa.

Nadia Santos disse...

Olá, meu pai faleceu no dia 22/11/2016 em casa de um incêndio na casa dele, estou tentando solicitar a pensão por morte no site da previdência, e quando eu termino de preencher o requirimento, aparace um erro dizendo que eu não posso solicitar a pensão pela internet, o porque não consigo ?
Obrigada, aguardo retornos.

Consultor Previdenciário disse...

Nadia

Tem que ligar pelo fone 135 e agendar o atendimento, no dia marcado vai ao INSS e leva os documentos. Eu não tenho como saber qual problema dá no site da previdência.