by

Como conferir vínculos e contribuições previdenciárias.

Vínculos empregatícios, Contribuições previdenciárias
Neste artigo vamos tratar dos procedimentos que o segurado da Previdência Social deve adotar para realizar a conferência dos vínculos empregatícios e contribuições previdenciárias para manter seu histórico correto e atualizado.

Para que um segurado possa conferir se seus vínculos empregatícios, e as contribuições realizadas, estão regularmente registrados nos sistemas da Previdência Social é preciso obter o extrato de vínculos e contribuições junto ao INSS.

Para obter o extrato de vínculos empregatícios e contribuições o segurado deve agir da seguinte maneira:

1 - ir até uma agência do INSS e solicitar o extrato;

2 - autorizar, por procuração, que alguma pessoa vá até a agência do INSS e peça o extrato;

3 - ir pessoalmente, ou enviar uma pessoa com procuração, a uma agência do INSS e requerer a emissão de uma senha para acesso aos dados previdenciário por meio da internet. Com essa senha poderá obter o extrato e outras informações por meio do site da Previdência Social e

4 - retirar o extrato de vínculos e contribuições previdenciárias por meio dos caixas automáticos dos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. Esse serviço é disponibilizado somente aos clientes desses bancos.

O que fazer com o extrato obtido conforme descrito nos itens anteriores?

Com o extrato em mãos o segurado deve separar todas suas carteiras de trabalho e as guias de contribuição previdenciária, caso tenha contribuído dessa forma, e conferir com os dados dos seus documentos com o que consta nos registros do INSS. Se encontrar algum vínculo empregatício ou contribuição que não conste no extrato terá que agendar um atendimento de acerto de vínculos e contribuições para requerer a regularização.

É importante salientar que as contribuições feitas com carnês, ou guias, só aparecem nos sistemas do INSS a partir de 01/1985, por isso é preciso guardar todos os carnês e guias pagas dos períodos anteriores a essa data, para utilizar quando for requerer algum benefício. Também é possível pedir a emissão de microfichas com as contribuições realizadas antes de 01/1985. Tudo que constar nessas microfichas tem valor para fins de comprovação de contribuição.

Caso haja algum vínculo empregatício que não consta nos registros da Previdência Social e o segurado não tenha todos os documentos exigidos para que seja feita a inclusão, ou acerto, poderá ser requerido o processamento de uma justificação administrativa que consiste em apresentar um mínimo de três testemunhas que possam comprovar que o emprego existiu na devida época. Saiba mais sobre justificação administrativa neste artigo: O que é justificação administrativa no INSS e para que serveSaiba quais documentos deve apresentar para comprovar um vínculo empregatício neste artigo: Como comprovar vínculo empregatício que não consta no INSS.

O segurado deve proceder como acima descrito para não ter surpresas quando for requerer sua aposentadoria pela falta de registro de algum emprego e ter que correr para reunir documentos, sendo que quanto mais antigo for o vínculo a ser comprovado mais difícil será encontrar documentos e mesmo testemunhas, caso seja necessário.

Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog, caso queira tirar uma dúvida use o Fórum do Consultor, é só clicar na link abaixo:
Fórum do Consultor

Postagens populares