QUERO DOAR R$ 10,00
by

Regras do INSS para aceitar procuração dos segurados.

Regras do INSS para aceitar procuração dos segurados.

Neste artigo vamos explicar as regras que o INSS utiliza para aceitar que um segurado seja representado por procuração. Quando um segurado precisa ser representado perante o INSS terá que cumprir as seguintes regras, de acordo com o serviço pretendido:

1 - requerimento de benefício: neste caso o representante do segurado deverá apresentar ao INSS um instrumento de procuração, juntamente com seus documentos pessoais, que pode ter sido emitido na forma particular ou pública. O INSS fornece um formulário próprio que facilita a emissão da procuração. Veja o formulário neste link.

2 - receber valores: neste caso a procuração deve ser apresentada juntamente com um comprovante do motivo que impede o segurado de comparecer ao banco para efetuar os saques dos valores a sua disposição. Os motivos são:

a - doença grave ou incapacidade de locomoção: neste caso deve ser apresentado um atestado médico com data de emissão de até 30 dias do dia do atendimento.

b - viagem ao exterior: neste caso deve apresentar um documento que comprove a viagem.

c - recolhimento à prisão: neste caso deve apresentar um atestado do presídio comprovando o recolhimento.

d - internação em clínica de recuperação de dependentes químicos: neste caso a clínica deve atestar que o segurado se encontra internado.

3 - outros serviços: o representante do segurado deve apresentar a procuração da mesma forma que o item 1.

A procuração emitida de forma particular não precisa ter firma reconhecida do outorgante, no entanto, o representante deve levar os documentos do segurado e os seus próprios. Se o segurado ou o procurador for analfabeto a procuração terá que ser, obrigatoriamente, emitida em cartório.

Quando o segurado outorgante não tem condições de assinar o instrumento de procuração, porém, tem como manifestar sua vontade, a procuração poderá ser feita no cartório ou um representante do cartório vai até onde se encontra o segurado para emitir a certidão.

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

139 comentários :

Sonia Regina disse...

Olá,boa noite Dr. Catarino
Gostaria de saber se a procuração que será encaminhada ao posto do INSS, para fins de "prova de vida" junto ao banco pagador, deverá ter a firma reconhecida, ou bastam apenas as simples assinaturas. Obrigada

Catarino Alves disse...

Sonia
Não precisa, basta levar o documento assinado e a identidade do segurado que passou a procuração.

Tamy Santoss disse...

Bom Dia!
Com a procuração pronta os documentos ok demora muito para o inss autorizar o procurador a usar a procuração??
Desde ja obrigado !

Robson Viviani disse...

Ola, boa tarde Dr. Catarino,
Meu pai esta em uma uti, sem condições de assinar, e, nem manifestar o desejo que eu seja seu procurador. Neste caso, como devo proceder? A prova de vida dele é Junho. Obrigado,
Robson

Catarino Alves disse...

Robson
Tem que ir ao INSS e pedir que seja nomeado administrador provisório, desde que ele seja viúvo, pois a esposa tem prioridade nesse caso.

Catarino Alves disse...

Tamy
Depois de ser atendido no INSS demora alguns dias para a informação ir ao banco.

Julia Loiolla disse...

Olá, Catarino. Como proceder para não perder o benefício quando a prova de vida não foi feita em tempo hábil? O segurado encontra-se sem condições de se locomover, nem de falar, muito menos assinar qualquer documento.

Catarino Alves disse...

Julia
Se ele tem condições de passar uma procuração algum familiar pode fazer a prova de vida.

MAGNO FERNANDO CARBONARO SOUZA disse...

Dr. Catarino, obrigado pela iniciativa em tirar essas dúvidas.
Gostaria de uma ajuda.
Meu cliente fez uma procuração para que o representasse diante o INSS.
Eu fiz um agendamento para que eu obtivesse cópia do processo administrativo dele, no entanto o processo está em uma cidade à 300km de distância da minha (provavelmente deu entrada lá).
Posso nomear uma pessoa para me representar nesse agendamento e tirar a cópia do processo para mim?

Catarino Alves disse...

Magno
Não precisa, pois o INSS só entrega cópia digitalizada e assim pode requerer que envie para a agência mais próxima.

Daniel Verissimo disse...

Queria exclarecer uma duvida ; Qual são os deveres e obrigações tem o procurador para o beneficiario que tem ploblemas mentais (portanto "invalida") ? . E como e o processo para mudança de procurador ?

Catarino Alves disse...

Daniel
Quem tem problemas mentais não pode ter procurador, se tem algum representante legal será um curador ou tutor, se for de menor, para trocar o representante é preciso que uma terceira pessoa entre na justiça pedindo a mudança.

And ro disse...

meu filho tem 06 anos de idade foi concedido o (LOAS),para ele,porem eu não tinha sido cadastrada como representante legal dele,Fui ate a APS no dia 19/06/15,e me cadastraram como representante dele,porem no dia 30/06/15,foi o dia do primeiro pagamento dele fui ate o banco e lá se negaram a me pagar pois no sistema do banco não constava a informação de representante legal no banco,desde o dia 19 ate o dia 30 não constava no banco essa demora é normal,pois no inss esta tudo ok.

Catarino Alves disse...

Quem foi ao INSS para pedir o benefício? É provável que o nome dessa pessoa esteja no banco. Tem que ir no INSS para resolver, pois não demora tanto assim.

And ro disse...

entao foi eu mesma(mãe) quem deu entrada no beneficio dele,porem quando foi concedido não constava representante legal,no dia 19/06/15 fui a APS e me cadastraram como Representante legal dele,no dia 16/0615 foi enviado a ordem de pagamento ao banco como nesta data eu hainda não estava cadastrada, o beneficio no banco ta em nome dele,porem ate o dia 30 hainda não constava a alteração no sistema do banco mas no inss ja esta tudo ok.

Lilian disse...

Bom dia gostaria de tirar uma dúvida, minha mãe tinha procuração para fazer tudo pelo meu pai e infelizmente ela faleceu, eu como filha tenho que proceder da mesma forma para ter a procuração ou há algo a mais que preciso fazer?

Catarino Alves disse...

Lilian
O procedimento é o mesmo.

Deivson Rangel disse...

Boa tarde
Dr.Catarino
Este formulario pode ser preenchido em casa e assinado junto ao INSS?

Catarino Alves disse...

Deivson
Pode sim.

Osvaldo Santiago disse...

Bom Dia!!!
O INSS está de greve,....como faço para cadastrar uma procuração de prova de vida, fui ao banco e eles me falaram que primeiro tem que ser cadastrada no INSS, gatamos dinheiro para fazer a procuração no cartório, e minha sogra está sem receber ....

Laninha e denis disse...

bom dia minha sobrinha veio morara com minha ma~e e tem algumas necessidades especiais a serem tratadas ,porém a mãe não o fez ,então a escola sugeriu que um dos familiares assumissem a minha sobrinha e assim foi feito ,quero tentar um beneficio para minha sobrinha ,porém quero ser a representante legal para isso ,não quero a guarda dela apenas conseguir o beneficio para que minha sobrinha tenha um,a qualidade de vida melhor ,e uma vez tentei mas a mãe se meteu e não conseguiu ,quero saber se através de uma procuração consigo resolver essas questões ,e qual procuração tenho que fazer .
att:gislayne

Catarino Alves disse...

Osvaldo
Tem que esperar que voltem a atender, não tem outra coisa a fazer.

Catarino Alves disse...

Gislayne
E quem você iria representar? Não tem como, tem que ser o representante legal, se tem mãe é essa pessoa quem tem que cuidar do caso.

Mariaf disse...

Olá Dr, meu pai tem 61 anos e recebe aposentadoria, mas ultimamente está muito debilitado e faz tratamento com psiquiatra e neurologista. Ele está sem receber há dois meses e não sei como faço para conseguir uma procuração, pois precisa que ele vá no inss, pelo que me orientaram, mas como fica um pouco longe, ele não pode andar de ônibus com frequencia, fora que estamos esperando a consulta no neurologista para ter um atestado para pedir uma procuração. O que eu faço no momento? Obrigada

Catarino Alves disse...

Maria
Tem que aguardar ter os documentos e além disso precisa esperar o fim da greve, leia o artigo que nele tem tudo sobre esse assunto.

Oriovaldo Filho disse...

Bom dia. Minha mãe estava como procuradora do meu pai no beneficio dele, mas venceu em julho a procuração e ela não renovou, é feita a baixa da procuração automaticamente? Obrigado

Catarino Alves disse...

Oriovaldo
A procuração perde o efeito automaticamente.

Pr. Eduardo Campos disse...

Bom dia, amigo. Há tempos atrás minha avó me passou uma procuração, daquelas que a gente imprime no próprio INSS, para requerer junto ao mesmo, o LOAS. Pois bem, fiz o requerimento e ela está recebendo. Ela é quem recebe no banco, eu nunca recebi por ela até porque, acredito que aquela procuração só serviu para o requerimento mesmo. A questão é a seguinte: Meu nome ainda fica vinculado ao benefício na previdência, de alguma forma? Não tenho desejo de continuar como procurador dela lá no inss. O que posso fazer? Aquela procuração só fez afeito para requerer o benefício ou ainda tem algum efeito após isso? Preciso ir ao inss tirar meu nome de procurador dela? Obrigado

Catarino Alves disse...

A procuração só serve para pedir o benefício e não serve para outro fim, leia o artigo que tem mais detalhes.

Erika Santos disse...

Boa Noite! Teria como nos auxiliar como faz para sacar Benefícios no Banco ? Meu marido está com problemas de locomoção e tem que receber benefícios no Bradesco e eu (esposa) estou verificando como faço para receber por ele. No aguardo e grata.

Jaqueliny Pereira disse...

Bom dia, minha mãe é portadora de Esquisofrenia e tem o auxilio doença pelo LOAS. A cada 6 meses tenho que ir ao fórum pegar a certidão de curatela pois ainda não foi dada a definitiva, porem o inss e o forum estão em greve.. como devo proceder?
Outra duvida.. eu não tenho direito a receber como cuidadora?

Catarino Alves disse...

Erika
Se tem o cartão e senha é só ir no caixa automático e sacar.

Catarino Alves disse...

Jaqueliny
Não tem o que fazer além de esperar o fim da greve.

Erika Santos disse...

Boa Noite Dr. primeiramente muito obrigado pelo retorno. Não temos cartão, recebemos alguns benefícios de auxílio doença na boca no caixa. Teria alguma procuração para meu caso? No aguardo e grata.

Catarino Alves disse...

Erika
O problema é que o INSS está em greve. Leia o artigo que trata sobre esse assunto.

Michelle Athayde disse...

boa tarde.fui atestado pelo INSS ate dia 31,08. esta agendado para mim receber dia 03,09 quero saber se obrigatoriamente eu tenho que esta na firma,no dia 01,09 .ou eu posso receber e depois comparecer na firma no dia 07 09 (segunda feira)porque no dia 04 09 eu tenho uma audiência na qual eu sou uma testemunha .estou perguntando isso porque moro em vitoria (es) e meu serviço e no parana.desde já agradeço.

Catarino Alves disse...

Michelle
Não sei sobre isso, acredito que seja uma decisão pessoal.

Lucia Facini disse...

Boa tarde,

Meu pai está alzhaimer e preciso fazer uma procuração para receber sua aposentadoria, conforme modelo no site. Essa procuração é valida tanto para receber quando para prova de vida? essa procuração é valida por 12 meses, existe algum tipo de procuração particular por tempo indeterminado, pois não sei se daqui 12 meses ele estará assinando seu nome.

Obrigada e abrs.

Lúcia

Catarino Alves disse...

Lucia
Nesse caso teria que pedir a interdição, pois procuração só pode ser passada por quem responde por seus atos.

Mirella Stivani disse...

Boa noite. Minha mãe está internada em um hospital há dois meses, vítima de um AVC grave, não tem como assinar nenhuma procuração (e provavelmente, não terá mais condições) e o banco está pedindo prova de vida Como filha, quais documentos devo levar ao INSS, já que o modelo oferecido pede a assinatura do segurado? Obrigada

Catarino Alves disse...

Mirella
Nesse caso não tem como usar procuração, terá que pedir a interdição nela na Justiça.

Cláudio disse...

Boa tarde Dr. Catarino, gostaria de esclarecer uma dúvida. É o seguinte:
Uma senhora de quase 91 anos está internada em uma casa de saúde, ela alterna períodos de lucidez e períodos de não lucidez (está com começo de alzheimer). Ela é solteira e não tem parentes de primeiro grau, a não ser eu, que há muito tempo já recebo o seu benefício do INSS, e que sou filho de um primo dela (o meu pai, que já é falecido), não sei se existe o grau de parentesco chamado primo de 2º grau. Agora em setembro, ela precisa fazer o recadastramento no INSS (a prova de vida), mas não sei se ela conseguirá assinar, ela também não pode se locomover, está em recuperação de uma cirurgia referente à uma fratura sofrida na perna, então, eu gostaria de saber se eu poderei ser o seu procurador. Ela depende do dinheiro do INSS para poder pagar a mensalidade da casa de repouso. Se ela não conseguir assinar, como deverei proceder para obter a procuração? Existe algum tipo específico de procuração específico para o caso dela, se ela não puder mesmo assinar? Se a prova de vida não puder ser feita dentro do mês de setembro, ela corre risco de ter o seu benefício bloqueado, caso eu dependa do INSS para conseguir a procuração?
Desde já, muito obrigado pela sua atenção e pelas orientações que me forem enviadas.

Catarino Alves disse...

Claudio
Nesse caso vai ter que pedir uma interdição judicial para ser nomeado curador dela. Se ela está em uma casa de repouso é provável que eles saibam como fazer isso, pois podem representar os internos.

Cláudio disse...

Obrigado Dr. Catarino. E se a interdição demorar muito para ser concedida, corre-se o risco de ela ter o benefício suspenso pelo INSS? Obrigado novamente.

Catarino Alves disse...

Claudio
Pode ocorrer, mas quando sair o documento é só pedir a reemissão dos créditos.

Rogério disse...

Boa noite Dr. Catarino. Meu pai de 88 anos saiu de internação há 1 semana de internação prolongada e está com homecare em casa sem condições assinar ou locomoção (doença Parkinson avançada). Agosto foi o mês aniversário dele , conversei no banco e me orientaram ir INSS para informações sobre prova vida(embora o gerente disse não haver avisos na conta/benefício de ser necessária , última que ele fez foi 2014). Tenho atestado médico comprovando sua perda independência e incapacidade datado 31/08/15. Será necessária nova prova de vida este ano? até que data? Como devo proceder, ir INSS com o atestado ou fazer procuração cartório com documentos dele e atestado e depois ir ao INSS? Obrigado, Rogério

Paty disse...

Olá, bom dia
Minha mãe era pensionista (pensão por morte) e em abril deste ano foi solicitada a renovação de senha (prova de vida) porém ela não pode comparecer ao banco pois estava acamada e alternava períodos de lucidez e desorientação. Fui orientada a solicitar a interdição dela, até dei entrada no pedido de interdição porém no dia 19/08 ela faleceu. Gostaria de saber se eu tenho como resgatar os valores da pensão que ela não recebeu em vida, mesmo com a senha dela bloqueada.
Grata.

Catarino Alves disse...

Rogerio
A prova de vida é feita no banco que avisa um mês antes, o INSS está em greve e, por isso, não tem como encaminhar procuração ou outro procedimento.

Catarino Alves disse...

Paty
Para receber os valores não pagos a ela terá que pedir um alvará judicial e depois levar ao INSS para pedir a emissão do crédito.

Mirella Stivani disse...

Desculpe, só mais uma dúvida: minha mãe teve o AVC, perdeu a parte motora, mas está lúcida (só não consegue falar por causa de uma traqueo). Por isso, não seria possível assinar a procuração. Mas, seria possível alguém do cartório ir até o hospital e perguntar para ela se autoriza a procuração? (usando a digital como assinatura) Senão, como é feita a interdição judicial, devo procurar um advogado particular? Muito obrigada!

Catarino Alves disse...

Mirella
Pode sim, leia o artigo que tem mais detalhes.

regina cele cunha disse...

Por acaso,li seu artigo e comentários.Muito bons e ,creio que já deve ter ajudado e tirado muitas dúvidas dos contribuintes.Regina Cunha

iudemar disse...

Olá boa tarde,

Fui sacar o beneficio no caixa eletrônico e apareceu uma mensagem informando que, a procuração esta a vencer, procure o inss.

Esta procuração é referente a que?
Obrigado desde já.

Catarino Alves disse...

Iudemar
Se você não sabe terá que esperar o fim da greve e ir ao INSS ver do que se trata.

Anderson Avila disse...

Com procuração publica reconhecida em cartório, com texto expresso é possível solicitar empréstimo consignado. No caso meu avo é aposentado e está lúcido, porem com dificuldade de locomoção e ela precisa solicitar empréstimo, é possível?

Catarino Alves disse...

Anderson
Não pode, empréstimo consignado só pode ser feito pelo próprio titular, é questão de contrato.

Sergio Demagal disse...

Gostaria de tirar um duvida. Meu pai tem mais de noventa anos e não enxerga direito e nem ouve bem. A sua aposentadoria foi requerida em SP, mas agora ele mora no estado do RJ. Como faço para transferir a aposentadoria dele pra ca, para ficar mais fácil para se retirar o cartão ou solicitar que envie para o endereço dele atual? É necessario procuração, se sim como faço? Nota embora ele nao enxergue bem, ele tem total consciência dos seus atos e controla o seus rendimentos.

Catarino Alves disse...

Sergio
Precisa de procuração, leia o artigo que nele consta os procedimentos.

SORY AGUDELO disse...

Boa tarde, meu beneficio é do Río de Janeiro mais eu moro em Salvador e preciso fazer una procuração para minha irmã reclamar ele porque eu vou viajar. Posso ir em qualquer ir em qualquer agencia da presidencia social aquí em Salvador ou preciso viajar até Río de Janeiro? Obrigada. Sory.
Minha segunda duvida é se minha irmã que vai ser a procuradora pode levar a procuração na presidencia social assinada por mim.

Catarino Alves disse...

É só preencher o formulário e enviar para quem vai lhe representar, com o comprovante da viagem, leia o artigo que tem mais detalhes.

sheila carrara disse...

Bom dia Dr.Catarino o meu pai interno com avc não tem condições nenhuma d se locomover,como fazemos pra entrar com os papéis do inss..?

Catarino Alves disse...

Sheila
Que papéis?

AndréiaRamos disse...

Prezado Dr. Catarino, Boa tarde!
Minha sobrinha está recebendo o beneficio da minha irmã, sua avó, porém ha 4 meses ela não recebe, está suspenso, pois todas as vezes que vai até o INSS eles querem um atestado de vida atualizado dentro de um mês, pois dizem que apos esse prazo perde a validade.Porem minha irmã está nos EUA, e demora para chegar, pois bem, chegou hoje e foi feita no dia 24 de Agosto 2015, como o INSS está em greve como ela deverá proceder. Fico muito grata por sua orientação.

Atenciosamente,

Andréia.

Catarino Alves disse...

Andreia
Quem mora no exterior tem que fazer prova de vida no consulado brasileiro que se encarrega de encaminhar ao INSS o documento, o representante tem que registrar procuração no INSS, com a greve não há o que fazer além de aguardar o fim.

jesse pires disse...

Prezado Dr. Catarino, Boa Noite.Tenho uma irmã que é acometida de retardo mental moderado, em decorrência de encefalopatia crônica, acarretando incapacidade para atividade laboral. Ela recebe um benefício do INSS (LOAS), Sou eu quem recebe pra ela.Porém, no mês de julho foi exigido a prova de vida. Então levei-a ao banco para fazer a troca da senha (prova de vida). Não permitiram que ela fizesse, pois ela não assina. Orientaram-me a fazer uma procuração, e esclarecer-me melhor no INSS. Fui ao INSS que Também orientou-me a fazer a procuração e me deu uma relação de documentos, os quais eu deveria levar ao cartório.O problema é que no cartório não querem fazer a procuração, pois ela não é alfabetizada, não assina e tem dificuldade de expressar a sua vontade.disseram pra eu fazer a interdição / curatela. Isso procede? Nesse caso tenho que tornar- me curador dela? Outra dúvida, ela já está 2 meses sem receber, com quanto tempo ela perde o benefício? o benefício é cortado de vez ou suspenso? caso ocorra uma dessas duas possibilidades, pra eu requerer o benefício dela de novo terei que entrar com uma ação junto ao judiciário ou administrativamente pelo INSS? terei que fazer toda a comprovação, de novo, que ela tem direito ao benefício do LOAS, para ela voltar a receber novamente? Pois tenho muitas dúvidas, principalmente quanto ao corte do benefício dela, pois é esse benefício que pagamos tratamento pra ela, plano de saúde, remédios, entre muitos outros gastos. Ela recebeu pela última vez no mês de julho.

Catarino Alves disse...

Jesse
É verdade, terá que pedir a interdição dela, não perde nada, quando tiver o documento recebe os meses que ficou sem ser pago.

SORY AGUDELO disse...

Boa noite Dr. Catarino , gostaria de esclarecer uma dúvida. Meu benéfico é de Rio de Janeiro, mais eu moro em Bahía com minha irmã. Eu vou fazer uma procuração para Ela recibir meu beneficio do INSS. Eu posso fazerla aquí em Bahía? ou precisso viajar até Rio de Janeiro?. Obrigada Sory

Catarino Alves disse...

A procuração faz em qualquer cartório, depois ela leva a procuração na agência do INSS onde é mantido o benefício, leia o artigo que tem mais detalhes.

tito jesus disse...

quantos dias leva para ainformacao chegar ao banco

Catarino Alves disse...

Tito
Informação de quem e para o quê?

Eduardo disse...

Boa tarde, primeiramente gostaria de parabeniza-lo por essa iniciativa em divulgar informações.

O meu caso a minha mãe está no exterior e recebe pensão por morte do meu pai aqui no Brasil.

Em mãos possuo uma procuração pública e atestado de vida.

Será necessário mais algum outro tipo de documento para cadastrar no INSS? Pode ser realizado em qualquer agência?

Atenciosamente.

Eduardo

ana lucia gomes disse...

eu tenho uma duvida eu entrei com requerimento para o bpc dia 16 de setenbro eja faz 2 semanas e ate agora nao recebi nenhuma carta pra fazer pericia a minha duvida ea seguinte quando tempo leva pra receber esta carta e outra. como saber se existe requerimento em meu nome no inss.....

Catarino Alves disse...

Eduardo
Tem que levar os documentos para registrar no INSS.

Catarino Alves disse...

Ana
Se conseguiu ser atendida já é um ganho, pois o INSS está em greve e os peritos continuam em greve, por isso não tem como prever quanto tempo vai demorar.

jesse pires disse...

Boa noite prezado Dr. Catarino, venho agradecer pela sua resposta que esclareceu a minha dúvida.Também, gostaria de parabenizá-lo pela sua boa vontade de disponibilizar através desse canal o esclarecimento de questões de muitas pessoas, que, como eu, são pegas de surpresa. com situações inesperadas como a minha.

Obrigado

Alexandre disse...

Dr Catarino, boa noite!
Tenho a seguinte situação, sou deficiente físico e por isso recebo LOAS, o mesmo está no nome de minha curadora pelo fato de eu ser menor quando comecei a receber o beneficio, gostaria de saber como faço para transferir para meu nome uma vez que já tenho maior idade.
Desde já muito obrigado!

Catarino Alves disse...

Alexandre
Se curadora foi nomeada pela Justiça terá que pedir na Justiça a destituição.

renata disse...

Dr preciso de uma orientaçaõ a minha mãe ele tem um processo contra o inss ele ganho quando foi pra turma recursal mais agora o juiz mando o inss verificar o processo e até agora naõ devolveu o rapaz da justica federal falou que levava 30 dias mais já tem mais que isso e agora o que faço obrigada pela atençaõ.

Catarino Alves disse...

Renata
Fale para sua mãe procurar o advogado que cuida do processo que ele saber que aconteceu.

renata disse...

Obrigada doutor pela orientaçaõ!mais quero saber se realmente e 30dias que demora para o inss devolver os processo com os calculos recebercal?o processo e sobre revisaõ de beneficios ea minha mãe também tem valores retroativos a receber se puder mim responder agradeço boa noite.

Catarino Alves disse...

Renata
Não sei sobre isso.

Renata Klem disse...

Boa tarde,
Meu pai tem Alzheimer e está sobre uma cama inclusive com home care do plano de saúde. Por conta disso ele não tem como comparecer para fazer a prova de vida. Eu gostaria de saber como devo proceder já que eu ainda não tenho a curatela dele, porque o processo ainda está correndo ainda na justiça.
Atenciosamente,
Renat

Catarino Alves disse...

Renata
E quem recebe as parcelas? A prova de vida está suspensa devido a greve dos bancos.

VICTORIA CUEVAS disse...

Dr.Catarino tenho uma tia de 84 anos que se encontra acamada pois fraturou a bacia e ela tem alzaimer,ela foi a passeio junto a familiares fora do pais,recebe o loas e agora precisa fazer o recadastramento como posso fazer no caso dela,ela não tem filhos é meu pai que recebe seu beneficio,qual é a forma de proceder,desde já sou grata

Catarino Alves disse...

Victoria
Tem alguma coisa errada, pois quem recebe loas não tem meios de sobreviver e nem a família, se agora for ao INSS dizendo que está no exterior é provável que o benefício seja cessado.

AAS disse...

boa Tarde !

Eu sou a procuradora do meu esposo que recebe auxilio doenca. no momento ele esta internado na Uti no hospital e nao pode comparecer ao banco para tiraro beneficio. somos casados no papel e temos uma filha de 1 ano so que a familia dele esta me impedindo de ir visitalo e pegou os documentos dele e o cartao . tenho nas minhas maos a certidao de casamento e a procuracao . sera que eu consigo ir no banco e sacar o auxilio.

Catarino Alves disse...

Não consegue, leia o artigo que tem o que precisa fazer.

Júlia Vicentin disse...

Bom dia, Dr. Catarino.
Peço a gentileza de me esclarecer uma dúvida.
Agendei uma data no INSS para retirar as cópias de um processo Auxílio Reclusão.
O dependente do segurado recluso é menor e foi representado pela mãe quando do requerimento do benefício. Sendo assim, fiz a procuração em nome dela. Está correto? Ou existe algum modelo específico de procuração no qual eu possa qualificar o menor e a mãe como representante?
Muito obrigada pela atenção e parabéns pela página.
Júlia

Catarino Alves disse...

Julia
Está certo, é o representante legal quem tem que passar a procuração.
Portal do Conhecimento Previdenciário

helena disse...

Desde já agradeço a resposta, e a iniciativa de criar esse Blog tão útil para a Sociedade.

Estou morando no exterior, e tenho meu filho como procurador junto ao INSS para recebimento de Pensão . Acabei de enviar procuracão e atestado de vida emitidos pelo Consulado Brasileiro de onde vivo, mas esqueci de mandar meus documentos Brasileiros com foto . Se eu mandar as cópias não autenticadas atraves de e-mail para ele imprimir, as cópias serão aceitas pelo INSS ?

Catarino Alves disse...

Helena
Não tem problema, o que importa é a procuração e o atestado médico registrado pelo consulado.

Andréia Armênio disse...

Boa Noite. Sou curadora provissoria do meu cunhado. Foi deferida a pensão por morte para ele decorrente o falecimento da minha sogra. Dúvida: Consigo receber com copia simples ou copia autenticada do termo de curatela provisório com data de 2014.

Cacau Vaz disse...

Bom día Catarino, tenho uma grande duvida, moro na espanha a 9 anos, e tenho meu irmao como procurador no inss, so que semana que vem vou de ferias ao Brasil, assim que eu msm vou ir pessoalmente recadastrar minha senha, pois recebo pensao por morte,
Minha duvida é a seguinte, como tenho meu irmao como procurador vou ter algum problema? Posso ir eu pessoalmente ou tem que ser ele mesmo eu estando no Brasil?

Rita Medeiros disse...

Ola Bom Dia
Moro no exterior e minha irma e minha procuradora junto ao INSS. Eu enviei a procuracao, o Atestado de vida e copias da minha identidade e CPF. Gostaria de confirmacao de que esses sao os unicos documentos necessarios para me representar. Desde ja agradeco pela atencao. Rita Medeiros

Catarino Alves disse...

Andreia
Tem que levar o termo original ao INSS para registro, só depois disso é possível receber algum valor.

Catarino Alves disse...

Cacau
Não tem nenhum problema.

Catarino Alves disse...

Rita
Se fez esses documentos no consulado do Brasil estará certo, pois são eles que enviam os documentos ao INSS.

nathan fontes disse...

Dr Catarino .boa noite.
Minha mãe fez uma procuração pra receber a aposentadoria do marido dela pois ele esta impossibilitado de andar, porem o inss pediu o numero do PIS ou PASEP ou o número da inscrição do carne, (esse carne é o dela do INPS que ela paga pra se aposentar?)pois ela n tem as outras 2 opções.
Aguardo resposta obrigada!

Catarino Alves disse...

Nathan
É um número que ele tiver, pode ser PIS ou NIT

Véi Daonde Tu Tirou Isso disse...

Boa noite Dr. Catarino! Sou representante legal de meu filho menor de idade. Ele recebe pensão por morte do pai. Quando fui ao INSS levei todas as documentações para efetuar o procedimento, sem a necessidade de levar meu filho. O processo saiu depois de alguns dias. Depois disso já efetuei a prova de vida ano passado no Banco, o qual ele recebe o benefício, sem a presença dele. Esse ano fui fazer o mesmo, não o levei novamente, pois achei que sendo a representante legal ele não necessitaria estar junto. No cartão que tenho só constam meus dados, ao chegar ao chegar ao referido Banco, comentei que a prova de vida era para meu filho, mas eu era a representante legal, etc. Até porque a criança estava na escola no momento e eu havia ido na hora de meu almoço fazer o procedimento. O fato é que, o gerente ao ouvir que eu era representante, falou ao atendente que eu teria que comprovar isso através de "curatela" ou atestado médico do meu filho, do contrário ele teria que ir ao local. Eu argumentei que, apesar de o benefício ser dele, no Banco só constavam meus dados, por estar no meu nome, como representante legal e, que no ano anterior havia sido assim, que eu estava habilitada pelo INSS como a representante legal dele. Infelizmente, mesmo com esses argumentos, o gerente (bastante arrogante) ignorou o que viu e ouviu e me obrigou a levar a criança até o Banco. Me senti constrangida, não pelo fato de tê-lo levado, mas pelas palavras que o mesmo proferiu, além de tudo, naquele momento a agencia estava com vários vigilantes armados (fazendo abastecimento). Em resumo, gostaria de entender e saber se, realmente era necessária aquela exigência, visto que até no INSS não foi obrigatório tal fato? Desculpe o desabafo e desde já agradeço o esclarecimento.

Catarino Alves disse...

A atitude do banco está errada, ligue para o fone 135 e escolha ouvidoria e faça reclamação contra o banco.

Jamil Salmon disse...

Boa Tarde!

Drº Catarino,

Meu pai está com 91 anos mora comigo a mais ou menos 10 anos, porem por causa da idade ele está com Alzeimer e as vezes tem alternância entre a realidade e a fantasia, gostaria de saber qual o procedimento para que eu consiga representa-lo junto ao INSS e para receber o rendimento de um aluguel de uma casa, uma vez que a mesma e uso e fruto ate sua morte,Como tenho uma irmã quero me resguardar para que com esse rendimento eu possa cuidar dele como vem sendo feito ate agora.

Catarino Alves disse...

Jamil
Tem que pedir a interdição dele.

Angélica Bezerra Paz disse...

Estou afastada desde o dia 23/10/15 minha perícia é dia 07/12/15 mas ainda não fiz os exames necessários para levar ao médico,gostaria de saber se eu posso adiar a perícia? Desde já agradeço.

Catarino Alves disse...

Angélica
Na perícia só precisa do atestado que o médico lhe deu afastando do trabalho, se ainda não sabe o que tem como que o médico afastou?

Raquel Rodrigues disse...

Sou a procuradora do meu pai e ja fiz todo o procedimento junto ao inss e gostaria de saber quanto tempo leva para que o meu nome seja incluido no sistema do banco para que eu possa estar recebendo por ele.Quantos dias.obrigada

Catarino Alves disse...

Raquel
O INSS fala 15 dias, mas pode ser em 3 dias, tem que ver no banco.

débora disse...

No caso de um beneficiário do Loas que desde criança recebe o beneficio em virtude de doença (paralisia cerebral) , depois foi morar no exterior, mas deixou uma procuração publica outorgada por sua mãe pelo fato de ser menor, com a ida para o exterior perde o beneficio? E quando atingir a maioridade, se não houver processo de interdição no Brasil, a procuração publica fica sem valor?

Catarino Alves disse...

Débora
Desde que foi para o exterior perdeu o direito. Quando o INSS descobrir vai cobrar o valor pago.

vanessa pereira disse...

Boa noite queria saber como e onde solicito um procuracao simples pra levar no inss porque minha mae morreu recentemente e deixou eu com 20 anos e minha irma com 15 entao como fui eu que solicitei pra ela a mulher falou que eu teria que imprimir essa procuracao quero saber como faco

Catarino Alves disse...

Vanessa
Leia o artigo que tem tudo o precisa.

Wicleyson Silvio Corcini disse...

Sou curador provisório do meu pai q está em coma será q tenho direito em receber o benefício do meu pai

Catarino Alves disse...

Wicleyson
Não é direito, é obrigação, se é curador é o representante legal dele, por isso pode receber, enquanto ele estiver vivo.

Francisco Miranda disse...

Boa tarde DR,em 2010 eu passei uma procuração para um advogado dar entrada na aposentadoria,o inss concedeu,porem eu não aceitei e devolvi a carta.pois eu queria contribuir um pouco mais, até fechar o fator¨95¨que agora esta em vigor.feito isso agora eu quero passar uma procuração pra outra pessoa me representar. A pergunta é:preciso cancelar aquela procuração e emitir outra ou é só emitir uma nova?

Catarino Alves disse...

Francisco
Por que precisa de procurador, no INSS é só agendar o atendimento e ir lá no dia marcado. Não sei o que estava escrito na procuração que deu, mas se está tudo certo com esse advogado pode contratar outro, porém não precisa.

NÍCOLAS MACEDO disse...

bom dia dr,meu filho recebe pensao por morte,eu estava com o cartao ,ele foi preso e precisa revalidar como faco

Catarino Alves disse...

Nicolas

Terá que pegar uma procuração, leia o artigo que explica como fazer.

Ana Carolina Chaves disse...

Olá doutor, meu nome é Ana, gostaria de saber se posso fazer um emprestimo consignado, sou pensionista (pensão por morte), mas porem sou de menor ainda tenho 17 anos, mas eu mesmo recebo em meu nome, minha avó é minha responsavel legal a quem tem minha guarda, ela pode ir comigo e liberar como faço?

Catarino Alves disse...

Ana
Não pode, pensão de filho menor não permite consignado.

Ricardo Souza disse...

Bom dia. Sou representante legal da minha esposa atraves de uma procuracao publica feita no consulado brasileiro nos EUA. Ela estava gravida e foi para os EUA para a crianca nascer la. Depois que a crianca nasceu dei entrada no beneficio Salario Maternidade e o mesmo foi concedido mas nao consigo sacar o beneficio porque meu nome nao consta como procurador no sistema do INSS e eles nao conseguem incluir meu nome porque o beneficio esta cessado. Me informaram que apenas minha esposa poderia saca-lo. Existe algo que possa ser feito nesse caso? Foi eu mesmo que dei entrada no beneficio entao eles deveriam ter incluido meu nome no sistema. Obrigado

Catarino Alves disse...

Ricardo
Nesse caso você vai ter que pedir um alvará judicial que mande o INSS emitir o crédito em seu nome.

Lidia Oka disse...

Boa tarde Dr. Catarino, meu pai teve um AVC e ficou acamado, impossibilitado de se locover e de assinar. Preciso fazer o recadastramento para ele poder continuar a receber o INSS, mas banco me pediu uma procuração. O cartório me pediu uma carta do médico alegando que ele está lúcido e apto a exercer os atos da vida civil para fazer a procuração. O médico e a atendente do INSS me falam que não é necessário está carta. O que devo fazer se o cartório quer a carta de.lucidez e o médico fala que não precisa? Meu pai está lúcido, mas com dificuldade na fala e não consegue assinar.

O Consultor em Previdência disse...

Lidia
O cartório só pode fazer a procuração se ele responder, verbalmente, quem ele quer que o represente, se não consegue assinar e nem se manifestar pela fala, terão que pedir a interdição dele, mesmo que temporária, para poder resolver isso.

rodson fernando disse...

Dr. tenho um cliente menor de idade, preciso requerer o BPCLOAS pra ele, por retardo mental. pergunto: os pais dele poderão outorgar a mim uma procuração e o inss reconhece numa boa?

O Consultor em Previdência disse...

Rodson
Para pedir o loas não precisa de representante, pois os envolvidos têm que ir ao INSS de qualquer maneira.

Doar é Participar, Faça uma DOAÇÃO e Ajude a manter este Portal

Everaldo Do Carmo disse...

Dr. Catarino, boa noite.
Meu pai recebe um benefício do INSS, e eu sou o responsável pelo recebimento, faço isso pois ele tem cartão e senha do banco Itaú, no último recebimento apareceu uma mensagem que ele deve fazer a "prova de vida", mas ele não tem condições de se locomover, como faço pra provar que ele está vivo e eu ainda continuar recebendo o seu benefício?
Everaldo

O Consultor em Previdência disse...

Everaldo
Se tem procuração registrada no INSS é só ir ao banco e fazer o procedimento, se não tem terá que providenciar.

Flavia Duque Estrada disse...


Boa noite,
Estou com um problema serio. Meu pai esta no CTI e esta lucido. E esse mes ele precisa fazer a prova de vida junto ao banco pagador. Acontece que ja li aqui que só é necessario a procuração particular e levar os documentos. Estive em um posto do INSS na Tijuca q me disse o mesmo, só que como moro em Jacarepaguá, tive que me dirigir a unidade da Pça Seca, onde hoje me informou que preciso de uma procuração publica. Entao me dirigi a um cartorio proximo do Hospital, que me disse q nao fazia esse serviço e mandou eu procurar um outro, mas me alertou que o cartorio nao entra no CTI, so na enfermaria. Bom...assim ta bem dificil de resolver isso. Me ajude !!! Meu pai não tem previsão de alta, ele tem insuficiencia, infecção e calculo renal, fazendo hemodialise, infelizmente não sei nem qdo ele vai pra enfermaria.

O Consultor em Previdência disse...

Flavia
Se os cartórios se recusam a fazer o serviço terá que pedir uma interdição na justiça.

Jussara Andrade disse...

Boa Tarde Dr. , tenho a PRIMEIRA perícia agendada no INSS para dia 31/03. Devido a greve ja estou esperando por essa perícia ha dois meses, porém meu estado de saude ainda não está bom e estou internada num hospital na cidade do Recife sem previsão de alta médica. Estou com receio de chegar o dia da perícia e eu não estar na minha cidade (Arapiraca-AL) que foi onde eu dei entrada. Gostaria de saber se algum familiar poderia me representar através de procuração privada simples, levando todos meus exames e minha documentação, inclusive, se necessário um laudo médico que explique por quais procedimentos venho passando, por qual motivo ainda estou internado e qual a previsão de alta , para que eu não perca essa perícia pois estou sem receber ha 4 meses e não posso esperar por uma remarcação que demore muito depois que eu estiver de alta, devido a minha situação financeira. Queria quando tivesse de alta ja poder voltar a trabalhar e ter meus pagamentos agendados para reorganizar minha vida. É possível?

O Consultor em Previdência disse...

Jussara
No INSS é bem difícil que consiga o que pretende, a única opção é reagendar para perícia hospitalar em outro município, mas pode pedir que alguém vá ao INSS e veja o que dizem.

Faça uma DOAÇÃO e Ajude a manter este Portal

Greice Sales disse...

Boa tarde Dr. Catarino.
Meu nome e Greice, em 2013 entrei de beneficio por acidente de trabalho e passei a receber este beneficio mensalmente, porem na ultima parcela precisei me alsentar do Pais e nao consegui receber a ultima parcela, pois o inss nao aceitou uma procuracao que passei a minha irma, pois eles alegaram que por ser a ultima parcela o meu processo ja estava encerrado e eles nao tinham como entrar no sistema e cadastrar a procuracao, por esse motivo o valor ficava retido. gostaria de saber se isso e verdade?, pois ainda estou alsente do Brasil e minha irma e minha procuradora e o valor e meu por direito o que devo fazer? desculpe pela escrita sem pontuacao, o computador nao permite pontuar. srsr, Obrigada.

O Consultor em Previdência disse...

Greice
É verdade, o sistema do INSS não permite incluir procurador quando já está cessado.
Para receber esse valor terá que esperar até voltar ao INSS ou pedir na Justiça um alvará judicial que autorize alguém a receber.
Quero Doar R$ 20,00

Jorge Luiz O F disse...

Bom Dia;Como faço pra ser Tutor legal do meu Pai que recebe aposentadoria do INSS e quais documentos preciso?

Consultor Previdenciário disse...

Jorge
Vai precisar de um advogado, ou defensor público, e ele vai dizer o que precisa.


QUERO DOAR R$ 20,00

Adelina Karvalho disse...

Dr.Meu Esposo Está Preso,Está Ainda DE Carteita Assinada.Gostaria de saber se com apenas a declaração eu consigo dá baixa na carteira, receber o FGTS e dá entrada no seguro Desemprego?

Consultor Previdenciário disse...

Adelina
Tem que ver na empresa para saber o que precisa.

IGO disse...

Boa noite.
Minha vó esta com sindrome de guillan barre e nao consegue se mexer e por isso nao consegue assinar , esta internada e realizando tratamento. Ela possui beneficios do inss que esta pedindo prova de vida . Queria saber se eu como NETO posso ser o procurador dela ? ou tem que ser sua FILHA ?
Aguardo a respostar , obrigado desde ja.

Consultor Previdenciário disse...

Igo
Pode ser qualquer pessoa, porém tem que ver se ela consegue manifestar vontade para que o escrivão aceite fazer a procuração, se não terá que pedir a interdição na justiça.