by

Regras do INSS para aceitar procuração dos segurados.

procuração no inss, segurados com procuração

Neste artigo vamos explicar as regras que o INSS utiliza para aceitar que um segurado seja representado por procuração. Quando um segurado precisa ser representado perante o INSS terá que cumprir as seguintes regras, de acordo com o serviço pretendido:

1 - requerimento de benefício: neste caso o representante do segurado deverá apresentar ao INSS um instrumento de procuração, juntamente com seus documentos pessoais, que pode ter sido emitido na forma particular ou pública. O INSS fornece um formulário próprio que facilita a emissão da procuração. Veja o formulário neste link.

2 - receber valores: neste caso a procuração deve ser apresentada juntamente com um comprovante do motivo que impede o segurado de comparecer ao banco para efetuar os saques dos valores a sua disposição. Os motivos são:

a - doença grave ou incapacidade de locomoção: neste caso deve ser apresentado um atestado médico com data de emissão de até 30 dias do dia do atendimento.

b - viagem ao exterior: neste caso deve apresentar um documento que comprove a viagem.

c - recolhimento à prisão: neste caso deve apresentar um atestado do presídio comprovando o recolhimento.

d - internação em clínica de recuperação de dependentes químicos: neste caso a clínica deve atestar que o segurado se encontra internado.

3 - outros serviços: o representante do segurado deve apresentar a procuração da mesma forma que o item 1.

A procuração emitida de forma particular não precisa ter firma reconhecida do outorgante, no entanto, o representante deve levar os documentos do segurado e os seus próprios. Se o segurado ou o procurador for analfabeto a procuração terá que ser, obrigatoriamente, emitida em cartório.

Quando o segurado outorgante não tem condições de assinar o instrumento de procuração, porém, tem como manifestar sua vontade, a procuração poderá ser feita no cartório ou um representante do cartório vai até onde se encontra o segurado para emitir a certidão.

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

15 comentários :

  1. Olá,boa noite Dr. Catarino
    Gostaria de saber se a procuração que será encaminhada ao posto do INSS, para fins de "prova de vida" junto ao banco pagador, deverá ter a firma reconhecida, ou bastam apenas as simples assinaturas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia
      Não precisa, basta levar o documento assinado e a identidade do segurado que passou a procuração.

      Excluir
  2. Bom Dia!
    Com a procuração pronta os documentos ok demora muito para o inss autorizar o procurador a usar a procuração??
    Desde ja obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamy
      Depois de ser atendido no INSS demora alguns dias para a informação ir ao banco.

      Excluir
  3. Ola, boa tarde Dr. Catarino,
    Meu pai esta em uma uti, sem condições de assinar, e, nem manifestar o desejo que eu seja seu procurador. Neste caso, como devo proceder? A prova de vida dele é Junho. Obrigado,
    Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson
      Tem que ir ao INSS e pedir que seja nomeado administrador provisório, desde que ele seja viúvo, pois a esposa tem prioridade nesse caso.

      Excluir
  4. Olá, Catarino. Como proceder para não perder o benefício quando a prova de vida não foi feita em tempo hábil? O segurado encontra-se sem condições de se locomover, nem de falar, muito menos assinar qualquer documento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia
      Se ele tem condições de passar uma procuração algum familiar pode fazer a prova de vida.

      Excluir
  5. Dr. Catarino, obrigado pela iniciativa em tirar essas dúvidas.
    Gostaria de uma ajuda.
    Meu cliente fez uma procuração para que o representasse diante o INSS.
    Eu fiz um agendamento para que eu obtivesse cópia do processo administrativo dele, no entanto o processo está em uma cidade à 300km de distância da minha (provavelmente deu entrada lá).
    Posso nomear uma pessoa para me representar nesse agendamento e tirar a cópia do processo para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magno
      Não precisa, pois o INSS só entrega cópia digitalizada e assim pode requerer que envie para a agência mais próxima.

      Excluir
  6. Queria exclarecer uma duvida ; Qual são os deveres e obrigações tem o procurador para o beneficiario que tem ploblemas mentais (portanto "invalida") ? . E como e o processo para mudança de procurador ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel
      Quem tem problemas mentais não pode ter procurador, se tem algum representante legal será um curador ou tutor, se for de menor, para trocar o representante é preciso que uma terceira pessoa entre na justiça pedindo a mudança.

      Excluir
  7. meu filho tem 06 anos de idade foi concedido o (LOAS),para ele,porem eu não tinha sido cadastrada como representante legal dele,Fui ate a APS no dia 19/06/15,e me cadastraram como representante dele,porem no dia 30/06/15,foi o dia do primeiro pagamento dele fui ate o banco e lá se negaram a me pagar pois no sistema do banco não constava a informação de representante legal no banco,desde o dia 19 ate o dia 30 não constava no banco essa demora é normal,pois no inss esta tudo ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem foi ao INSS para pedir o benefício? É provável que o nome dessa pessoa esteja no banco. Tem que ir no INSS para resolver, pois não demora tanto assim.

      Excluir
  8. entao foi eu mesma(mãe) quem deu entrada no beneficio dele,porem quando foi concedido não constava representante legal,no dia 19/06/15 fui a APS e me cadastraram como Representante legal dele,no dia 16/0615 foi enviado a ordem de pagamento ao banco como nesta data eu hainda não estava cadastrada, o beneficio no banco ta em nome dele,porem ate o dia 30 hainda não constava a alteração no sistema do banco mas no inss ja esta tudo ok.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o blog, caso queira tirar uma dúvida use o Fórum do Consultor, é só clicar na link abaixo:
Fórum do Consultor

Postagens populares