by

Como fazer a inscrição como contribuinte da Previdência Social

Contribuinte da Previdência Social, INSS, Como fazer

O cidadão que completa 16 anos pode tornar-se segurado da Previdência Social. Para ser segurado é preciso que faça a inscrição junto ao INSS. Para quem vai trabalhar como empregado é a empresa  que faz o registro do emprego e a inscrição no sistema Previdenciário. O empregado recebe o número de registro chamado de PIS. Os trabalhadores autônomos, profissionais liberais e empregados domésticos, bem como os contribuintes facultativos, devem providenciar sua inscrição na Previdência Social e o registro é comprovado com a entrega do número chamada de NIT. Quem já tem um número de inscrição, mesmo que antigo, não precisa fazer um novo caso queira retornar a condição de contribuinte. 

Para realizar a inscrição é preciso que o cidadão tenha em mãos os seguintes documentos:

- carteira de Identidade, certidão de nascimento/casamento, e carteira de trabalho e previdência social (obrigatório para o empregado doméstico).

- CPF obrigatório para todos os contribuintes.

- comprovante de endereço, não precisa ser em nome do contribuinte que está fazendo a inscrição.

A inscrição pode ser feita nas agências da Previdência Social, pelo telefone 135 e pelo site da Previdência. É fácil, basta preencher os dados solicitados. As letras de confirmação têm que ser digitadas exatamente igual à imagem, com maiúsculas e minúsculas. Os dados digitados têm caráter declaratório, ressalvado o direito do INSS solicitar comprovação das informações sempre que necessário.


Veja mais detalhes sobre a inscrição de contribuinte no seguinte texto. Para saber em que categoria de contribuinte vai se enquadrar veja este artigo: Quais as formas de contribuir à Previdência Social e os benefícios oferecidos.

Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta. 

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS
Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog, caso queira tirar uma dúvida use o Fórum do Consultor, é só clicar na link abaixo:
Fórum do Consultor

Postagens populares