QUERO DOAR R$ 10,00
by

Quando Requerer Adicional de 25% na Previdência Social.

Quando Requerer Adicional de 25% na Previdência Social.

Neste artigo vamos tratar do direito que os aposentados por invalidez do INSS têm de requerer um adicional de 25% quando necessitam da assistência de outra pessoa para suas atividades diárias. Este benefício é pouco divulgado e muitos segurados acabam não requerendo por falta de conhecimento.

O aposentado por invalidez, que recebe benefício da Previdência Social, que necessite de assistência permanente de outra pessoa, terá direito a um adicional de 25% sobre o valor de sua renda mensal. Esse adicional não está limitado ao teto, ou seja, mesmo que o segurado esteja recebendo o valor teto ainda assim terá direito ao adicional. Saiba mais sobre o benefício de aposentadoria por invalidez neste artigo: A aposentadoria por invalidez no INSS.

O valor é pago a partir do mês em que o segurado faz o pedido e é avaliado pela perícia médica do INSS. É preciso agendar o atendimento. Por isso, quem necessita de assistência, deve fazer o pedido já quando está sendo avaliado pela perícia ou assim que souber que foi aposentado por invalidez.

Esse benefício só é concedido para quem é aposentado por invalidez, se um segurado é aposentado por outro motivo e vem a necessitar do mesmo tipo de assistência não terá seu pedido atendido.

No caso de falecimento do segurado que tenha em seus vencimentos este adicional não dará direito aos pensionistas, ou seja, o valor da pensão será baseado na renda sem o adicional de 25% que o segurado recebia.

O segurado em geral, que receba aposentadoria ou pensão por morte, pode requerer isenção do imposto de renda, desde que seja acometido por doença relacionada em lei. O pedido é analisado pelo setor de perícia do INSS e pode ser concedido desde a data inicial da doença diagnosticada.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

7 comentários :

Rubens rodrigues disse...

sofri um acidente no serviço e lesão no joelho e passei na pericia estou afastado ate 31/10/2014 tenho exames pra fazer resonacia pra ver o que e dor não vai dar tempo de ir na pericia ai que eu faço,tenho 25 anos de contribuição estou sem movimentar a perna sera que posso aposentar

Catarino Alves disse...

Rubens.
Quanto estiver a menos de 15 dias da data fixada para o fim do benefício pode pedir prorrogação.

Anderson de Souza disse...

hoje eu recebo $ 874,00 de auxilio doença.se o INSS me aposentar por invalidez,haverá só receberei um adicional de 25% em cima do $874,00?

Catarino Alves disse...

Anderson
No auxilio-doença recebe 91% da média(salário-de-benefício) e na aposentadoria recebe 100%. Os 25% não são pagos a todos, leia o artigo e irá entender.

Anderson de Souza disse...

valeu catrino!

Facu Porojeção Ajuda disse...

Este beneficio serve também para servidor Publico?
Gostaria de saber também se uma pessoa que nasce com uma doença, Degenerativa, progressiva. se pode pedir aposentadoria por invalidez.

Catarino Alves disse...

Não é só para o INSS, quem nasce doente não tem como aposentar pela doença que tem.