QUERO DOAR R$ 10,00
by

Você paga sua contribuição ao INSS em dia?


Contribuição do INSS, Pagamento em dia, INSS

O INSS é a maior seguradora do Brasil, mas a população só estará segurada se fizer suas contribuições em dia. Para ter direito aos benefícios é preciso ter qualidade de segurado e cumprir a carência exigida em cada benefício. Quem deixa de pagar suas contribuições de forma que venha a perder a condição de segurado não recebe benefício, mesmo que esteja muito necessitado. Veja a história abaixo que foi contada no blog, na forma de comentário, e a resposta dada logo abaixo.

Boa tarde, meu esposo pagou 8 anos de contribuição de 1996 a 2006...mas de 2006 para 2014 ele parou de pagar...mas ele quer dar entrada na pericia pq ele teve um acidente de moto q quebrou a perna e amassou duas vértebras da coluna e sempre vivi tomando injeção pq sente muita dor na coluna se ele alevantar peço ou dar um mal jeito ele vai parar no hospital, de tanta dor na coluna e fica entrevado na cama, sem poder trabalhar de tanta dor. e foi assaltado e levou vários tiros no braço que ele não pode levantar peço...e queremos por os anos atrasados em dias para poder da entrada nos papeis ! Será que ele tem direito de receber algum beneficio? Grata.

A resposta que dei a consulta acima foi a seguinte: O seu esposo ficou sem contribuir desde 2006 e, assim, perdeu a qualidade de segurado e por isso não tem direito a requerer auxílio-doença no INSS. Pagar as contribuições em atraso não adianta, pois o INSS não conta parcelas em atraso para recuperar a qualidade. Voltar a contribuir também não adianta, pois como já sofreu o acidente o retorno será considerado com doença pré-existente e, por isso, não o pedido será negado.

Por isso é muito importante que todo o cidadão faça as contribuições ao INSS de forma que não perca a qualidade de segurado, pois ninguém está livre de sofrer um acidente e, por não ter direito, ficar desamparado ou deixar a família desamparada. A Previdência funciona como uma seguradora, só está segurado quem mantém as contribuições em dia. Veja sobre a manutenção da qualidade de segurado neste artigo: A importância de manter a qualidade de segurado no INSS.



Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

0 comentários :