by

A aposentadoria por idade no INSS.


Aposentadoria por idade, INSS, Previdência, Benefícios

O Consultor em Previdência é um blog que tem por objetivo ajudar as pessoas a obter benefícios no INSS de forma simples e sem sofrimento. Para requerer um benefício no INSS não é preciso de intermediário, o próprio segurado pode encaminhar o pedido. Quando agendar o serviço, pelo fone 135 ou pelo site da Previdência, terá todas as informações quanto aos documentos necessários para cada tipo de benefício. Quem está com o cadastro atualizado no INSS recebe uma carta quando completa a idade mínima exigida para a aposentadoria por idade, desde que tenha o tempo mínimo de contribuições.

A aposentadoria por idade é o benefício mais simples que é oferecido pela Previdência Social do Brasil e os documentos necessários são mínimos. Para atualizar o cadastro é preciso apresentar sua identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e um comprovante de endereço. No dia agendado o segurado deve comparecer ao INSS e apresentar os documentos que comprovem seu tempo de contribuição, cada tipo de contribuinte tem um documento que comprova, por exemplo: empregados devem apresentar a CTPS, contribuintes individuais e facultativos as guias pagas, trabalhadores rurais as notas de produtor, comprovante das terras.

A aposentadoria por idade exige um número mínimo de contribuição como carência, para cumprir a carência é necessário comprovar 15 anos de trabalho, devidamente registrado na CTPS ou 180 contribuições feitas por trabalhador autônomo ou facultativo. Essa quantidade de contribuição é exigida tanto para homens quanto para mulheres e quem não tem a carência mínima não terá direito, mesmo que tenha a idade mínima exigida, que é 65 anos para homens e 60 anos para mulheres.

Para saber mais sobre esse assunto veja o artigo Aposentadoria por Idade e Tabela Progressiva de Carência que publiquei no blog Benefícios da Previdência. Caso tenha alguma dúvida sobre este assunto use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta que terei prazer em responder.



Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o blog, caso queira tirar uma dúvida use o Fórum do Consultor, é só clicar na link abaixo:
Fórum do Consultor

Postagens populares