by

Como é pago o 13º ao Trabalhador em Auxílio-Doença.

Como é pago o 13º ao Trabalhador em Auxílio-Doença.

Neste artigo vamos tratar sobre o direito ao 13º proporcional que os segurados que estão em benefício auxílio-doença têm de receber do INSS de acordo com o tempo em que ficam afastado de suas atividades.

Quando um segurado do INSS fica incapacitado para o trabalho e precisa recorrer ao benefício de auxílio-doença tem o 13º salário, pelo INSS, proporcionalmente ao número de meses em que ficou afastado de sua atividade.

Como é feito o pagamento 13º para quem está em auxílio-doença:

1 – se o benefício tiver prazo curto, ou seja, quando é concedido já com data determinada para ser encerrado, o valor proporcional do 13º é pago junto a última parcela.

2 – se o benefício é concedido por prazo longo o valor do 13º proporcional é pago com uma antecipação, normalmente a primeira parcela é paga em agosto ou setembro, e na competência novembro, que é paga em dezembro, é feito o pagamento do valor restante.

3 – se o benefício é concedido por prazo curto, porém antes da cessação o segurado pede prorrogação o sistema paga na última parcela prevista o valor proporcional do 13º, da mesma forma que a situação 1, posteriormente é feito o acerto. Essa fórmula se repete toda vez que o benefício for prorrogado, assim o segurado pode receber valores a título de 13º várias vezes durante o ano.

Observação:

a) a antecipação do valor do 13º, feita em agostou ou setembro, depende de autorização anual do Governo Federal, que emite um decreto que autoriza o INSS a fazer o pagamento.

b) o valor antecipado em agosto, ou setembro, é calculado da seguinte forma: o sistema conta quantos meses o benefício esteve ativo entre janeiro e agosto e calcula o valor correspondente a metade desse período. Se o benefício esteve ativo de janeiro a agosto, ou seja, 8 meses, o segurado irá receber um valor proporcional a 4 meses, ou seja, o valor da renda mensal será dividido por 12 e multiplicado por 4 para encontrar o valor a ser pago.

c) no caso do segurado empregado que fica um tempo em benefício e depois volta ao trabalho tem direito a receber da empresa o valor proporcional ao número de meses que esteve em atividade, sendo que 15 dias corresponde a um mês. O pagamento é feito da mesma forma que recebia nos anos anteriores, ou seja, de acordo com a política adotada pela empresa.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

222 comentários :

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 222 de 222   Recentes›   Mais recentes»
Consultor Previdenciário disse...

Luan

Só poderá receber depois que o INSS fizer a perícia e a parte da empresa quando voltar ao trabalho.

Consultor Previdenciário disse...

Wilson

No caso do auxílio-doença sim.

Unknown disse...

Catarino boa noite, estou desempregado desde dez/2014, porem vinha fazendo meu recolhimento do INSS regularmente como Facultativo. Ingressei com pedido de Auxílio Doença em 10/2015 em virtude de uma cirurgia para retirada de um tumor (câncer) na região do pescoço que me foi concedido a partir de 26/11/2015. Já entrei com pedido de prorrogação 2 vêzes que me foi concedido também, agora até 31/01/2017, ainda estou em tratamento do câncer fazendo radioterapia, etc., porém em Janeiro/2017 completo 35 anos de contribuição, tenho no momento 64 anos de idade. Gostaria de saber se entro com meu pedido de aposentadoria por tempo de contribuição ou faço mais um pedido de prorrogação do meu benefício, aguardando quem sabe que o perito me conceda a aposentadoria por doença.
Desde já agradeço sua atenção e colaboração e fico no aguardo de sua resposta

Consultor Previdenciário disse...

Edivaldo

Para pedir a aposentadoria precisa ter alta, pagar o mês seguinte ao que teve o auxílio-cessado. Depois disso pode agendar.
Tem que ver se vale a pena pela renda, pois essa decisão é pessoal.

Unknown disse...

oi estou com uma duvida meu beneficio foi concedido dia 17/11/2016 ate dia 31/01/2017 quem paga meu 13 a empresa ou o INSS? obrigado

Consultor Previdenciário disse...

Rochele

O artigo trata desse assunto, o INSS paga pelo tempo que ficar em benefício.

Unknown disse...

então eu vou perder meu 13 pq vou ficar afastada da empresa ate meu bebe nascer falta só 2 meses isso

Consultor Previdenciário disse...

Rochele

Não perde, quando voltar a trabalha recebe.

Unknown disse...

Bom dia meu nome e juliana. Meu marido esta afastafo desdo doa 10/07/2016 e volta ao trabalha no dia 02/07/2017 como. Feito o pagamento do 13 dele

Consultor Previdenciário disse...

Juliana

O artigo trata desse assunto.

Unknown disse...

Meu pai esta fastado devido uma cirurgia, a pericia dele esta para o dia 27 de dezembro 2016, ele tem direto ao 13°?

Pois ate o momento a empresa não depositou ainda.
pode ajudar a responder essa pergunta.

Consultor Previdenciário disse...

Rômulo
A empresa não pode incluir ele não por estar em licença, quando voltar recebe.

Isabel disse...

Ola eu fiquei 7 meses afasta e voltei em junho desse ano minha duvida seria
Eur tenho direito ao 13 apenas por
Referente a 7 meses ?
Eu nao entendi direito a parte em que disse que 15 dias e rerefernte a um mes

Valdelice zeliz disse...

Bom dia. Fiz uma cirurgia, e trabalhei até o dia 21/09/016. Voltei dia 12/12/016. Pelo que consegui entender, a empresa terá que me pagar correspondente ha 11 meses? Porque pelo que entendi, qndo se passa de 15 dias conta um mês. E se me afastei 60 dias, 15 desses dias são a empresa q me paga, correto? Me ajuda aí nesses calculos por favor.

Consultor Previdenciário disse...

Isabel

Os 7 meses já recebeu, agora a empresa paga pelos outros meses.

Consultor Previdenciário disse...

Valdelice

O INSS já lhe pagou pelo tempo que ficou em benefício e agora a empresa pagará pelo tempo que trabalhou.

o que acontece nas igrejas disse...

boa tarde.
Estou afastado ja fazem 3 anos pois sou MEI, E AGUARDO UMA CIRURGIA.
TODO ANO QUANDO VOU RECEBER MEU 13 SALÀRIO VEM UM VALOR BRUTO NO SITE E MOSTRA UM DESCONTO,UM DELES CHEGOU QUASE A METADE DO MEU PAGAMENTO MAIS NO SITE NÃO DIZ PQ DOS DESCONTOS ISTO É CORRETO????

Consultor Previdenciário disse...

Em dezembro é descontado o adiantamento que recebeu em agosto.

Camila disse...

Estou afastada desde 18/8/2016 meu afastamento era até maio e foi prorrogado ate dezembro, eu recebo o valor 1470,00 e a primeira parcela do meu décimo foi só 490 o valor esta correto

Consultor Previdenciário disse...

Camila

Depende de quando começou o benefício, conte quantos meses teve ativo entre janeiro e agosto e divida por 2, é assim que é pago.

Unknown disse...

Boa noite!
Trabalhei ate o dia 08/6 e operei no dia 11/6 recebi 15 dias + 15 entrei pelo inss, o perito me afastou de 25/06 a 10/09. Caso eu retorne antes do tempo ap trabalho, como faço o calculo do 13° proporcional ao afastamemto.
Desde ja obrigada

Consultor Previdenciário disse...

Priscila

O INSS paga pelo tempo que ficar em benefício, o texto trata desse assunto, onde há mais detalhes,

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 222 de 222   Recentes› Mais recentes»