QUERO DOAR R$ 10,00
by

Como simular, na internet, a renda mensal de um benefício do INSS.

Como simular, na internet, a renda mensal de um benefício do INSS.

Neste artigo será explicado como fazer uma simulação do valor da renda mensal inicial para um benefício do INSS utilizando um formulário disponível no site da Previdência Social. Para fazer a simulação o segurado terá que saber o valor de suas contribuições desde 07/94 ou desde que começou a contribuir. Se não souber esses valores terá que ir ao INSS e solicitar um extrato de vínculos e contribuições. Para fazer sua simulação entre neste link.

Fazer uma simulação é muito importante, principalmente no caso dos benefícios de aposentadoria, pois saber o possível valor que terá seu benefício ajuda na decisão se vale a pena aposentar-se agora ou a melhor opção é esperar mais um pouco. O valor da renda mensal é determinado pela média das contribuições, porém o valor que será pago sofre uma redução pela aplicação do fator previdenciário, que é maior quanto mais jovem for o segurado.

A simulação da renda mensal inicial só pode ser feita pela internet, o INSS não oferece um serviço em que o segurado vá a uma agência e obtenha o valor que terá caso peça um benefício. No site da Previdência será preciso preencher seus dados pessoais, como nome, data de nascimento e sexo. Depois tem que escolher o benefício que irá requerer. Também é necessário saber o tempo total de contribuição, se for simular aposentadoria por idade tem que ter um tempo mínimo de 15 anos e se for por idade o tempo mínimo é 35 para homens e 30 para mulheres.

Para fins de simulação da renda pode dizer que tem o tempo mínimo, mesmo que não tenha, desde que saiba que somente terá direito caso venha a completar a quantidade mínima de contribuição exigida. O sistema irá apresentar um valor para a renda mensal inicial considerando o tempo informado, sendo que quando for fazer o cálculo real poderá ser diferente devido ao período utilizado no cálculo. Quando for preencher os valores da contribuição basta clicar em enter que o sistema repete o valor, no caso dos meses que a contribuição for de mesmo valor. No final da simulação o sistema irá informar o valor da renda mensal inicial.

Caso queira saber quanto tempo possui pode fazer uma simulação, por meio de outro formulário oferecido pelo site da Previdência, veja mais detalhes neste link: Simule seu tempo de contribuição.

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

20 comentários :

valdir paschoalin disse...

senhor Catarino queria uma resposta se for possivel no meu processo de aposentadoria por tempo de serviço julgada internamente pelas camaras de julgamento vei assim processo enviado para julgamento em 27/02/2015 o que significa isto ? e se for o que estou pensando quanto tempo demora para eu receber ? obrigado

Catarino Alves disse...

Valdir
Não sei o que está pensando, no entanto, isso não significa nada além de que foi enviado para ser julgado.

Neivaldo Ribeiro disse...

Boa tarde!
Li todo o artigo e achei muito interessante e informativo.
Estou tentando simular meu valor de beneficio a dias no site do INSS, mas está dando erro na pagina.
O que está acontecendo? O INSS retirou o simulador do ar??
Att.
Neivaldo Ribeiro

Catarino Alves disse...

Neivaldo
Testei o link e vi que realmente foi mudado, já acertei. Agradeço sua comunicação, pois muitas vezes não vemos que houve alteração.

Unknown disse...

Boa noite me tire uma duvida meu salario e de 2,453 reais e veio a carta do INSS com um valor de 1,720. Ta correto isso

Catarino Alves disse...

Isso só você pode saber, pois depende de qual benefício, de conhecer todas as contribuições que foram feitas, sugiro que faça a simulação conforme é explicado no artigo e, se houver diferença, peça uma revisão.

Marcio disse...

Boa tarde! estou tentando simular o valor do beneficio e simplesmente quando clico em calcular apaga tudo e volta do zero. O que pode estar acontecendo?

Catarino Alves disse...

Marcio
Dever ser um problema no sistema, aguarde alguns dias e se não conseguir contate o INSS.

marcela disse...

Existe um tempo certo para preencher a planilha do INSS, pois a minha também apagou quando cliquei para calcular?

Catarino Alves disse...

Marcela
Logo após a digitação das letras de confirmação deve apertar enter, se não dá resultado deve ser alguma falha do sistema.

Mariucha Guimarães disse...

Meu ultimo emprego foi de 04 de 2011 a 03 de 2013, dai para feente fiz contribuicoes como facultativo nos meses de 12/2013, 02/2014, 03/2014, 04/2014, 09/2014, 10/2014, 11/2014, 01/2015, 05/2015, 07/2015, 08/2015, 10/2015, 11/2015 e 12/2015 eu mantive minha qualidade de segurado?

O Consultor em Previdência disse...

Mariucha
Pelo que diz sim.

analucia disse...

por favor .... gostaria de saber o que significa DESCONSIDERADO ... na CARTA DE CONCESSÃO .... obrigada

Consultor Previdenciário disse...

Analucia
Se fala nos valores usados no cálculo se refere ao percentual de 20% das contribuições que são desprezadas no cálculo da renda.
QUERO DOAR R$ 10,00

Andreia Sganzerla disse...

Olá, tudo bem?
Achei o texto bastante explicativo, mas tenho uma dúvida e gostaria de saber se pode me ajudar.
No site da Previdência, eu coloco os valores do salário mensal ou o valor da contribuição que foi feita ao INSS?
E se eu não souber todos os valores eu preciso agendar horário para ir ao INSS solicitar os valores?
Desde já agradeço

Consultor Previdenciário disse...

Andreia
Tem que colocar o valor da renda, e não a contribuição. Tem que pedir no INSS um extrato de vínculos e contribuições.

IVAN DE OLIVEIRA disse...

bOM DIA, NÃO ENTENDO COMO O inss CALCULA, PARA CHEGAR AO VALOR DO SALARIO, EM 2014 FUI ENCOSTADO AO inss FIZ UM CIRURGIA DO JOELHO, RENDA MENSAL INICIAL DEU 3.994,32 X COEFICIENTE = 3.634,83 COEF 0,91.

COMO QUE ELES CHEGAM NESSE VALOR DE SALARIO PARA CALCULAR, TENHO UMA TABELAS DELES QUE TIREI NO SITE NA ÉPOCA, PEGUEI MEUS OLERITES DE VARIOS ANOS, E NÃO BATE O VALOR QUE ELES APARESENTAM NO EXTRATO, EX ESSE SALARIO, É O SALARIO BASE COM TODOS OS VENCIMENTOS, TEM ALGUM DESCONTO, SENDO QUE NEM O SALARIO BASE, NEM O TOTAL DE VENCUIMENTOS E NEM SAL. DE CONTRB. DO INSS, BATE COM O DELES...

NO AGUARDO DE SUA VALIOSA ATENÇÃO, SE PUDER ME INFORMAR ALGO ATRAVÉS DO EMAIL oliveiranavi@gmail.com

um triplise e fraternal abraço

Ivan de oliveira

Consultor Previdenciário disse...

Ivan

O INSS usa os valores das contribuições desde 07/94, se tem valor recebido diferente do que consta no INSS tem que pedir, na empresa, o acerto e depois pedir revisão no INSS.

IVAN DE OLIVEIRA disse...

só mais uma dúvida.....tenho um processo em andamento, contra a PREFEITURA, de insalubridade, sou funcionarios da PMS, emprestado ao detran do municipio, fiquei emprestado por 18 anos, e como fazia vistorias nos detran, a perita do MINISTERIO DO TRABALHO, me deu uma carta laudo, com ganho de causa no processo de 20%, o INSS acata essa carta do MT, e que vantagem posso ter perante o INSS, tenho que apresentar essa carta ao INSS, vou fazer simulação para aposentadoria junto ao INSS, sou registrado desde 01/09/1980 tenho 36 anos de contribuição e tenho 49 anos de idade, completo cinquenta em 18/04/2017...

um triplise e fraternal abraço , no aguardo de sua valiosa atenção.

obrigado pela a informação ja prestada, estando tudo junto e perfeito.

ivan.

Consultor Previdenciário disse...

Ivan

Não sei do que se trata, por isso, não tenho como opinar, sugiro que leve o documento que tem ao INSS para que eles digam se é válido ou não.