by

Como as donas de casa devem contribuir ao INSS para aposentar-se por idade.


donas de casa, Previdência Social, INSS, Benefícios

As donas de casa que  pertençam à família com renda total máxima de dois salários-mínimos, podem contribuir ao INSS, desde que não exerçam nenhuma atividade sujeita a contribuição obrigatória, na condição de contribuinte facultativo. Este plano de contribuição à Previdência Social também pode ser usada pelo segurado homem, mas somente se não exerça atividade fora do âmbito da sua residência.

As donas de casa, nas condições acima, contribuem com 5% do salário-mínimo e têm direito a todos os benefícios, mas só podem se aposentar por idade, quando completarem 60 anos de idade e 15 anos de contribuição. A renda mensal será fixada em um salário-mínimo. A dona de casa precisa estar registrada no CADÚNICO junto à prefeitura do município onde reside e ao fazer o cadastro não pode declarar nenhuma renda própria, mesmo que seja uma ajuda de pequeno valor, pois o sistema só aceita as contribuições nesse plano se não houver nenhuma renda declarada ou encontrada nos sistemas. Quem recebe a bolsa família tem que ter cuidado para que o atendente da prefeitura lance no local apropriado do formulário.

Caso a dona de casa não seja de família de baixa renda pode aderir ao plano simplificado de contribuição à Previdência, nesse caso vai pagar 11% do salário-mínimo e terá os mesmos benefícios previstos na forma anterior. Só não pode se aposentar por tempo de contribuição. Quem contribui com 5% e não for enquadrado pelo INSS na categoria pode propor pagar a diferença de 5 para 11, com juros e multa, e aproveitar o tempo já pago.

Saiba mais lendo os artigos sobre os benefícios para Donas de Casa.



Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

6 comentários :

  1. Boa tarde,fui informada que o tempo de contribuição para as donas de casa havia caido para cinco a dez anos por conta da PLS 370/11.
    Gostaria de saber se é verdade ou se tem que ter os 15anos de contribuição.
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade, é preciso ter 15 anos completos de contribuição.

      Excluir
  2. eu sou pensonistar do inss e recebo um salario minimo so tenho essa renda eu
    posso contribuem com 5% do salário-mínimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o artigo, nele consta as regras para contribuir como dona de casa.

      Excluir
  3. BOA TARDE QUERIA SABER POR QUE MINHA MÃE, QUE É DONA DE CASA E PAGA O GUIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL AUMENTOU DE VALOR SEM EXPLICAÇÃO, TENTEI CONTATO PELO NUMERO 135 E NADA. O AUMENTO OCORREU NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2013. EM JANEIRO DE 2014 MEU PAI FALECEU E ELA GANHOU O DIREITO A PENSÃO ISSO PODE OCASIONAR UM AUMENTO

    ResponderExcluir
  4. Vitoria, não entendi sua colocação, pois a dona de casa paga facultativamente, assim ninguém aumenta nada a não ser ela mesma.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o blog, caso queira tirar uma dúvida use o Fórum do Consultor, é só clicar na link abaixo:
Fórum do Consultor

Postagens populares