QUERO DOAR R$ 10,00
by

Pensão por morte não requerida não gera direito a atrasados.


Pensão por morte não requerida não gera direito a atrasados.

A pensão por morte é um benefício pago aos dependentes de segurado que esteja em dia com as contribuições na Previdência. O benefício de pensão por morte nem sempre inicia na data do óbito. Isso só ocorre se for pedida até 30 dias do óbito ou quando requerida por menor antes de atingir a idade de 16 anos e 30 dias ou inválido. Fora essas exceções as parcelas começam a ser pagas a partir do dia do pedido, sendo que o agendamento do atendimento já garante a data inicial do benefício.

Faço esta observação pela seguinte razão. Muitas pessoas me dizem que tinham direito a receber o benefício de pensão por morte deixada por pai ou mãe e não fizeram o pedido e acreditam que têm direito a receber valores do INSS a título de atrasados. A pensão por morte não requerida não gera atrasados. Se um dependente tinha direito, por exemplo, desde os 16 anos e só vai ao INSS com 20 anos vai receber somente a partir do dia que fez o pedido. Se já tem 21 anos quando vai requerer não recebe nada.

Caso queira saber mais sobre o benefício de pensão por morte convido que leia os artigos reunidos em Pensão por Morte, quem tem direito. Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta. Convido que faça uma doação para ajudar na manutenção do blog, é só usar o pagseguro e contribuir com qualquer valor.


Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA