27/06/12

INSS. Contribuição em atraso, regras para quitação.

INSS. Contribuição em atraso, regras para quitação.

A Previdência Social, INSS, é uma seguradora e por isso o pagamento de contribuição em atraso só pode ser feita se houver autorização prévia. Quem paga contribuição à Previdência em atraso corre o risco de gastar e ainda não obter algum benefício, principalmente os que exigem carência e qualidade.


Os pagamentos de contribuições feitas em atraso não são aceitas para fins de qualidade e carência. Muitas pessoas deixam de pagar em dia suas contribuições e descobrem estar doentes, para tentar regularizar sua situação preenchem as guias e pagam as parcelas e quando solicitam o benefício de auxílio-doença têm seu pedido negado.

A melhor opção é manter seus pagamentos em dia, não sendo possível isso que pague ao menos uma parcela a cada doze meses para que mantenha a qualidade de segurado, pois a regra diz que o segurado perde a qualidade se deixar de pagar por mais de doze meses. Essa regra vale para o contribuinte individual, já o contribuinte facultativo perde a qualidade se deixar de pagar por seis meses, nesse caso tem que pagar uma parcela a cada seis meses.

Saiba mais sobre os detalhes e regras para quem quer pagar contribuições em atraso lendo este artigo.

Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta é só clicar na imagem abaixo.




Fórum do Consultor




Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

Postagens populares