QUERO DOAR R$ 10,00
by

Pensão por morte de segurado especial trabalhador rural.

Pensão por morte de segurado especial trabalhador rural.

Neste artigo vamos tratar do benefício de pensão por morte quando instituído pelo falecimento do trabalhador rural que exerce sua atividade como segurado especial.

A dúvida mais comum é se os dependentes do trabalhador rural, segurado especial, pode requerer o benefício de pensão por morte quando o trabalhador morre sem ser aposentado. A resposta é sim, o segurado especial tem todos os direitos dos demais segurados e seus dependentes também. Não é preciso que o segurado especial seja aposentado para que deixe pensão por morte a seus dependentes.

No caso de falecimento do segurado especial, tanto o homem quanto a mulher, o dependente sobrevivente poderá requerer o benefício de pensão por morte. Para ter direito terá que apresentar a documentação que comprove a condição de dependente do segurado falecido e os documentos que comprovem que este vivia e trabalhava no campo como segurado especial. Para comprovação bastam as notas de produtor rural emitidas no último ano antes do óbito e o comprovante da terra, tanto própria quanto arrendada.

Para saber mais sobre trabalhador rural na condição de segurado especial convido que leia:



- Outros artigos sobre Trabalhador Rural Segurado especial.

Para saber quem é dependente para fins de pensão por morte no INSS, veja: Quem é dependente na Previdência Social.

Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.



Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

0 comentários :