QUERO DOAR R$ 10,00
by

Consultor responde dúvidas sobre Aposentadoria.

Consultor responde dúvidas sobre Aposentadoria.

O INSS oferece a seus segurados vários tipos de aposentadorias. Cada uma delas têm regras diferentes, mas não é preciso ter grandes preocupações, pois a documentação exigida é mínima. O primeiro passo para poder se aposentar é ser segurado da Previdência Social e ter cumprido a carência mínima. A preocupação com a aposentadoria tem que começar cedo, ao iniciar uma atividade é preciso começar também a contribuir.


Muitas pessoas pensam que existe aposentadoria por idade onde o requisito para obtê-lo seria ter idade avançada. A idade é apenas um limitador do direito, mas não dá direito por si só, ou seja não basta ter a idade mínima exigida, é preciso ter também o número de contribuição mínimo exigido. Muitos me perguntam como aposentar um parente que já está com idade avançada, 70 ou 80 anos, e dizem que essa pessoa nunca contribuiu. Quem nunca contribuiu não é segurado e assim não tem nenhum direito na Previdência.

Os benefícios de aposentadorias que a Previdência Social oferece são:

- Aposentadoria por tempo decontribuição: exige 35 anos de contribuição para homens e 30 anos de contribuição para mulheres, não há idade mínima exigida.

- Aposentadoria por idade: exige 15 anos de contribuição e 65 anos de idade para homens e 60 para mulheres.

- Aposentadoria especial: exige 15, 20 ou 25 anos de serviço em atividade insalubre ou periculosa. Não há idade mínima exigida.

- Aposentadoria especial doprofessor: exige 25 anos de atividade como professor em escola regular para mulheres e 30 anos de atividade como professor em escola regular para homens. A atividade tem que ter sido exercida em escola de ensino fundamental ou médio. Não há idade mínima exigida.

- Aposentadoria por invalidez: exige ao menos um ano de contribuição e ter ficado totalmente incapacitado para o trabalho. Há casos em que basta estar filiado à Previdência para ter direito, são os casos de doenças isentas de carência.

- Aposentadoria por idade para otrabalhador rural: exige que o requerente comprove 15 anos de atividade como trabalhador rural segurado especial e tenha 60 anos de idade, no caso de homens, e 55 anos de idade, no caso de mulheres.

Caso tenha alguma dúvida que não foi respondida lendo os artigos indicados preencha os dados no quadro abaixo que terei prazer em responder. Ajude a divulgar o artigo indicando para o Google, dê um g+1 para que mais pessoas tomem conhecimento dessa informação.







Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


0 comentários :