by

Pensão por morte. Como requerer pela Internet.

Pensão por morte. Como requerer pela Internet.

Na Previdência Social, INSS, o benefício de pensão por morte é um dos mais simplificados para ser requerido. Em alguns casos, como quando o segurado falecido era titular de benefício previdenciário, o pedido pode ser feito pela internet, neste link , e os documentos encaminhados pelo correio. O INSS recebe a documentação e estando tudo de acordo confirma a concessão e o requerente recebe uma correspondência indicando o dia e o banco em que deverá receber suas mensalidades.


Não são todos os tipos de dependentes que podem fazer o pedido pela internet, veja as regras que constam no site da Previdência:

- Você pode requerer a pensão por morte de segurado que recebia beneficio e escolher a Agência da Previdência Social onde deverá encaminhar os documentos comprobatórios para concessão deste benefício.

- Para efetuar o requerimento é necessário que você forneça:

- Dados do(a) ex-segurado(a): Nome completo, número do benefício que o segurado(a) recebia em vida, data de nascimento e a data do óbito;

- Dados dos dependentes: Nome completo, data de nascimento e o número da Carteira de Identidade. Nome completo da mãe. Se não tiver o número da Carteira de Identidade ou da Carteira de Trabalho informe o nome do Cartório que expediu a sua Certidão de Nascimento ou de Casamento.

- Os dependentes menores de 16 anos que necessitem de representante legal (tutor ou curador) devem requerer a pensão por morte nas Agências da Previdência Social.

Caso não consiga fazer o pedido pela internet é só agendar o atendimento, use o fone 135, em uma agência próxima de sua residência e comparecer no dia marcado. A vantagem de fazer o pedido pela internet é que não fica na espera de haver nada disponível na agenda da agência do INSS escolhida.



Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA 

Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.

8 comentários :

  1. Para solicitar a JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA, uma vez que não disponho de todos os documentos comprobatórios de uma união estável. Como devo fazer a solicitação para esse recuros e o que é necessário?
    Atenciosamente
    ISAURA

    ResponderExcluir
  2. Isa
    Se já fez o protocolo do benefício é só ir ao inss e apresentar o pedido, se ainda vai fazer é só apresentar quando for atendida.
    Veja o formulario neste link: http://www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form020.html

    ResponderExcluir
  3. meu nome é Rogéria de Almeida, estou precisando saber qual beneficio que consta que estou recebendo, pois fui receber meu bolsa familia e me avisaram que eu não tenho mais direiro pois consta que ja recebo um beneficio num valor alto por mês e falaram que eu não tenho mais direito ao bolsa familia.
    me ajudem a resolver isto pois acho que estão desviando dinheiro que é de direito meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogéria
      Você terá que ir ao inss para saber isso.

      Excluir
  4. minha esposa morreu deixando um filho de menor mas.ela nao pagava beneficios era domestica ..ou do lar meu filho tem direito ao beneficio

    ResponderExcluir
  5. oi boa noite meu pai e aposentado por acidente de trabalho a muitos anos e na sua carteira de trabalho tem minha mãe como dependente dele,se ele vim a falecer ela tem direito a receber o dinheiro que ele recebia?obrigado cristiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristine
      Por constar na carteira não, ela precisa estar casada com ele e vivendo com ele quando do óbito. Se é separada só terá direito se recebe pensão alimentícia legalmente instituída.

      Excluir

Postagens populares