by

O reajuste dos aposentados para 2012.

O reajuste dos aposentados para 2012.

A situação dos segurados da Previdência Social que têm renda superior ao salário-mínimo não será melhorada em 2012. O Governo anuncia que o reajuste vai ser igual ao índice inflacionário do ano de 2011, não haverá recuperação de perdas. O índice mais provável é 6,37%, mas ainda não está definido pelo Governo. Com o reajuste previsto para o salário-mínimo, bem acima da inflação, uma grande quantidade de beneficiários passará a ganhar o mínimo, pois o reajuste implantado não será suficiente para manter o mesmo valor. A notícia foi assim divulgada pelo site da Previdência:

Obs.: Hoje, 06.01.2012, foi divulgado que o índice de reajuste dos aposentados será de 6,08%. Consulte no site da Previdência qual o valor do seu benefício já com o aumento que será pago em Fevereiro, veja instruções neste artigo: O valor dos benefícios com o aumento 2012.


O governo federal não autorizará a inclusão no Orçamento de 2012 de recursos para reajustar acima da inflação as aposentadorias e pensões de quem recebe mais do que um salário mínimo. Porém, os portadores da notícia aos representantes de sindicatos ligados aos aposentados – os ministros Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) – informaram que não está descartada a possibilidade de, no decorrer do próximo ano, algum reajuste ser negociado para a categoria.

A justificativa para não conceder o aumento acima da inflação para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a crise internacional. Gilberto Carvalho explicou que o governo está sendo obrigado a realizar cortes significativos em investimentos e desde 2008 não reajusta os valores da remuneração dos detentores de cargos de confiança na administração pública. Ele acrescentou que até o reajuste pleiteado pelo Judiciário está sendo negado.

A voz oficial do governo é que, no momento, não há como assumir esse compromisso. Mas isso não significa que exista uma posição fechada de que um aumento não possa sair no decorrer do ano. Vamos analisar a cada mês o orçamento e a situação internacional. Havendo a mínima possibilidade, poderemos negociar um acordo para conceder um aumento acima da inflação”, comentou Gilberto Carvalho.

Na mesma linha, Garibaldi Alves destacou que durante vários meses setores do governo buscaram uma forma de encontrar um desafogo nas contas públicas para promover o reajuste acima da inflação. A conjuntura internacional e as dificuldades que o país está enfrentando inviabilizaram a concessão do reajuste. “Sabemos das dificuldades que os aposentados enfrentam no dia-a-dia e vamos continuar trabalhando para viabilizar a construção de uma política de valorização das aposentadorias e pensões”, declarou o ministro da Previdência.

Para conseguir aprovar o orçamento para 2012 o governo concordou em instalar uma mesa de negociação com os aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo, a partir de fevereiro, para definir uma política de reajustes reais. O orçamento garante apenas a reposição do INPC deste ano.

Com a divulgação do índice oficial de reajuste dos benefícios de valor mensal maior que o mínimo, 6,08, foi feita a tabela abaixo onde é discriminado o aumento de acordo com a data de início do benefício. Clique na tabela para vê-la ampliada.



Saiba quanto será o reajuste para os aposentados e pensionistas no ano de 2013 lendo este artigo: Aposentadorias e pensões terão reajuste de 6,15% em 2013.

Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

15 comentários :

  1. Pois é amigo Catarino, muito em breve estarei recebendo o mínimo, a perda a cada ano é maior, e a maldade contra nós se perpetua. Como aposentado não pode fazer greve já que não tem emprego tem que aguentar a perversidade dos que saem e dos que entram.
    Grande abraço amigão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aurelio
    A situação dos aposentados está ruim a bastante tempo e agora tiraram a esperança de ter algum ganho no próximo ano.

    ResponderExcluir
  3. Em 2012 aumentará o time dos aposentados que passarão a ganhar salário mínimo.E essa a intenção de todos os governos (perversos) e a Dilma está rezando na mesma cartilha. Dilma vc já me decepcionou. Não esperava isso da senhora. Meu voto foi seu p/ presidente. Foi a primeira e última vez que fiz isso. Dinheiro p/ oferecer ao FMI tem? - não entendo. P/ aumentar bolsa família em 14% tem tbem.Para patrocinar Copa do Mundo, tem.Para sustentar a corrupção tem. Lamentável. Que vergonha.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome e CLODOALDO MARINHO TENHO 32 ANOS, TENHO UMA LESAO GRAVE NO PULMAO, E AOS 32 ANOS ANOS JA ESTOU APOSENTADO,INFELISMENTE NAO VOU MAIS TRABALHAR DEVIDO A GRAVIDADE DA LESAO, FAÇO TRATAMENTO NA FIO CRUZ , AGORA EU ENTENDO PQ OS APOSENTADOS NAO TEM VALOR NENHUM, EU NAO TENHO CULPA DE TER MINHA LESAO, ELA CHAMA PNEUMOCONIOSE MASSIÇA PROGRESSIVA, QUERIA MUITO SER VALORISADO COM UMA APOSENTADORIA DIGNA, POIS MEU FURO NAO VAI SER O MESMO EM RELAÇAO A SALARIO, POIS PAREI NO TEMPO, NAO TENHO COMO MAIS CRESCER PROFISSIONALMETE PARA MELHORAR MEU SALARIO. PRESIDENTA DILMA, PELO AMOS DE DEUS , DE UM SALARIO DIGNO AOS APOSENTADOS....

    ResponderExcluir
  5. divino. é falta de, amor, diguinidade com quem DEU ASUA VIDA,para ajudar o brasil crecer, e em troca recebe estas cassetadas, em nosos retornos ´pois é isso que eles fasem devolver o que pagamos.nao estao nos dando nada, enta faça com justiça.que decepiçao.nao queremos copa e nem olimpiadas, queremos comer e tratar da saude , nao comemos copa do mundo-futiboll

    ResponderExcluir
  6. Quando será o reajuste dos aposentados que ganham acima de um salário mínimo ?

    ResponderExcluir
  7. Quando é a partir de janeiro o quanto é que ainda não está definido.

    ResponderExcluir
  8. o aposentado e como o seu salario nao tem valor.

    ResponderExcluir
  9. E ainda tem aposentado que vota neste governo corrupto. A presidenta só faz faxina nesses Ministros safados depois que a imprensa divulga as suas falcatruas. Aumento para a camarilha não falta. Para ações populistas tipo bolsa-família, Copa do Mundo, Oplimpíada e outras tantas não pode faltar dinheiro. Para o Aposentado Ó! "Pau na cabeça desses velhos chatos e inoportunos, temos que economizar pra sobrar algum pra nós !"
    É assim que esses safados pensam ...
    Aí, nas próximas eleições vamos lá e votamos nessa camarilha novamente ... Quem é burro tem mais é que puxar carroça e andar com o pires na mão pedindo esmola. Ainda bem que o mundo acaba em 21/12/2012 ... RUBENS BASTOS

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez os aposentados se decepcionam com os governantes, acorda pessoal.........aposentado também VOTA !!!!!Marina Morena

    ResponderExcluir
  11. bonito isso , passar a imagem de um brasil a caminho de primeiro mundo as custas dos pobres aposentados , nao contribui 30 anos pra receber um valor somente no primeiro ano como fazem comtodos aposentados do brasil, nesse sentido tenho vergonha de ser brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. PURA MENTIRA! Basta conferir o ARTIGO. Enquanto isso legislam em causa própria aumentando na calada da noite os seus salários em 61,83% veja a seguir no link: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,camara-aprova-aumento-do-salario-de-parlamentares,654023,0.htm

    ResponderExcluir
  13. Vocês sabem que quando preciso de um hospital publico, na ficha de identificação nunca falo que sou aposentada, tenho medo de dizer e eles arrumarem um jeito de me matar, pois acho que existe um conchavo do GOVERNO, INSS e FUNERÁRIAS todos saem ganhando com a morte dos aposentados.
    não temos um aumento digino para tem um plano de saúde.

    ResponderExcluir
  14. Fiz sessenta anos em novembro dei entrada na aposentadoria e ate agoa nada .que pais eé este,fico envergonhada de ser brasileira. Iracilda Lopes de Paula

    ResponderExcluir
  15. Está na hora dos aposentados irem para as ruas!!!!!
    Sim, irem para as ruas pedir esmola, pois a esmola que o governo Dilma nos fornece, não dá para viver, ou melhor, sobreviver.
    Gilberto Carvalho, não venha com essa desculpa de crise internacional! E o que você me diz do aumento de 61,83% para os parlamentares? Nessa vc entrou também, né?
    Dilma, eu não votei em vc, mas estava começando a acreditar que seria um bom governo até vc fazer essa cachorrada com os aposentados.!!!!!
    Bob Ariete

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o blog, caso queira tirar uma dúvida use o Fórum do Consultor, é só clicar na link abaixo:
Fórum do Consultor

Postagens populares