15/12/11

Como transferir um benefício para outra cidade.

Como transferir um benefício para outra cidade.

Quando um segurado da Previdência Social, INSS, que recebe benefício muda de cidade pode transferir o seu cadastro para uma agência do INSS mais próxima de sua residência. Digo isso, pois muitas pessoas me perguntam se podem mudar o seu benefício para outra cidade e se terão que voltar para fazer a identificação anual no banco em que recebiam suas mensalidades. Depois de transferido o benefício ou mudado o banco pagador não terá mais que voltar ao banco antigo, tudo será feito no novo banco.

Quando um segurado muda de cidade pode transferir o seu benefício, desde que tenha agência do INSS. Se mudar para uma cidade em que não tenha agência do INSS, mas tenha agência bancária, pode mudar o recebimento das mensalidades para esse banco que fique próximo a sua nova residência. Se tiver agência do INSS, na nova cidade ou em uma cidade mais próxima do que a antiga, pode solicitar a transferência do benefício e a mudança de local de recebimento das mensalidades. É um ato bem simples, basta se apresentar no INSS com os documentos pessoais e fazer o pedido, a transferência é feita e começa a vale a partir do próximo pagamento que ainda não tiver sido processado.

Se houver algum pagamento que esteja disponível no banco anterior e o pagamento for feito por cartão magnético pode ocorrer de ter que ir nesse banco receber, isso ocorre quando o banco pagador não tem agência na cidade para onde o segurado mudou-se. Se recebe em conta corrente pode fazer saque em um caixa automático ou no banco 24 horas.

Os empréstimos feitos com consignação no benefício continuam sendo descontados normalmente, o benefício é transferido com todos os dados existentes. Não há nenhuma alteração, além do endereço do segurado.

Caso tenha alguma dúvida vá ao Fórum do Consultor e faça sua pergunta.


Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

44 comentários :

  1. Eu posso mudar de cidade mas continuar recebendo em uma outra agência do mesmo banco? Fui na agência bancária hoje, e eles me disseram que eu posso continuar recebendo pelo mesmo banco em outra cidade sem ter que mudar nada. Só em caso de perda do cartão é que terei que fazer outro na cidade de origem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que o seu benefício vai continuar na cidade onde morava e toda vez que o INSS lhe chamar por qualquer motivo terá que ir lá. Se isso não lhe traz problemas pode deixar como está.

      Excluir
  2. estou com um problema eu morava em uma cidade recebi o primeiro salario la mas nao cheguei abrir uma conta mas mudei de endereco ai fui no banco para fazer a transferencia ja estou recebendo do banco onde moro ai fui fazer um emprestimo mas ainda consta a agencia de onde eu morava o gerente me mandou eu ir no inss fui no mas proximo da minha cidade e pedi para fazer a transferencia ele me deu o comprovante mas ainda consta a agencia de onde eu morava vc acha que devo ir no meu banco antigo para fazer a transferencia ou tem um tempo determinado para o sistema atualizar o endereco e a agencia de onde eu moro oendereco ja foi atualizado mas a gencia ainda esta do mesmo jeito ja tem 9 dias que fui no inss???me responda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria
      No INSS a alteração que fez só vai aparecer no próximo mês, pois as alterações são processadas uma vez por mês quando a folha é rodada.

      Excluir
  3. Fiz atransferencia do beneficio do meu pai na previdencia da minha cidade,fomos ao banco correspondente solicitar o cartão,mas não constava a transferencia.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja quando foi feita, pois o processamento é feito sempre no mês seguinte. O cartão novo só deve existir depois de ter recebido o primeiro pagamento no novo banco.
      Você pode consultar na internet para ver quando já estiver processado o novo pagamento, veja em: http://www.aposentadorias.net/2010/07/inss-como-consultar-o-extrato-do-seu.html

      Excluir
  4. entao eu nao devo ir no banco antigo O INSS encarrega de fazer a transferencia ??mas a transferencia e no comeco do mes o no dia do salario

    ResponderExcluir
  5. TENHO UMA CONTA POUPANÇA EM SPA,MORRO EM SJB AH DOIS ANOS E FUI NA CAIXA TERÇA -FEIRA PRA TIRAR O DINHEIRO O GERENTE DISSE QUE EU NAO PODIA SACAR NA BOCA DO CAIXA POR QUE A MINHA AGENCIA NAO É LA,O QUE FAZER SE EU TENHO QUE PAGAR AGUA,LUZ,ALUGUEL,TELEFONE,COMIDA ETC...
    PARA PAGAR PELO AMOR DE DEUS TENHO TRES FILHOS NAO SOU DAQUI PAGO TODO MES MEUS COMPROMISSOS.
    TENHO QUE PAGAR SENAO VOU SER DESPEJADA.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone
      Não sei como ajudá-la, aqui trato sobre benefícios do INSS e seu problema é com o banco.

      Excluir
  6. MUDEI A AGENCIA DO INSS DE RONDONIA PARA BRASILIA AGORA PARA QUE APROVEM UM EMPRESTIMO QUE SOLICITEI ME DISSERAM QUE TENHO QUE IR EM RONDONIA NO INSS DE LA PARA SOLICITAR A MUDANÇA DE BRASILIA PARA RONDONIA PARA QUE APROVEM MEU EMPRÉSTIMO, O PROBLEMA E QUE DEVIDO A PROBLEMAS DE SAUDE ESTOU IMPOSSIBILITADO DE VIAJAR E O INSS DISSE QUE NAO FAZ ESSA MUDANCA SO INDO LA PESSOALMENTE, COMO FACO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia
      Leia o artigo que nele ensino como fazer a transferência de cidade.

      Excluir
  7. estou com um PROBLEMA fui no INSS fazer a transferencia da minha conta pois mudei de cidade isso foi em JANEIRO mas ate hoje ainda esta do mesmo jeito ai fui no banco eles me mandaram ir no INSS de novo ai fui em FEVEREIRO ai eles me falaram que o que eles tinham que fazer tinham feito eles tinham feito a alteracao sim da conta nova mas por que ainda nao mudou sera o INSS que tem que resolver isso?? ou O GERENTE do novo banco ??OU EU TENHO QUE IR NO BANCO ANTIGO ME RESPONDA POR FAVOR ESTOU QUERENDO FAZER UM EMPRESTIMO MAS NAO CONSIGO POIS SO DA CONVERGENCIA DE AGENCIA no sistema do banco esta as duas contas a antiga e a nova o que fasso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria
      Vá ao INSS e peça um extrato onde conste os dados da conta nova, se os dados estiverem corretos, vá ao banco novo e mostre o extrato.

      Excluir
  8. Gostaria de uma ajuda. Fiz a transferência da pensão por morte para outro banco. No extrato fornecido no site, consta que foi feito depósito no novo banco. Porém, não consta pagamento no banco. Fui ao banco e o pagamento realmente não foi feito, apesar de constar no site do dataprev que foi. O que fazer? Posso ir a qualquer agência do INSS para resolver o problema?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,

    É possivel mudar apenas de agencia, dentro da mesma cidade ? Minha mãe recebe a pensão por morte do meu pai em uma agencia do Itáu determinada inicialmente pelo INSS, mas essa agencia fica longe de onde ela mora e gostariamos de transferir o beneficio para uma agencia mais proxima, ou então para o Banco do Brasil onde ela já possuia uma conta. É possivel ? Qual o procedimento ? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem conta no Banco do Brasil é só ir na agência e pedir para que eles transfiram, o próprio banco faz o serviço.

      Excluir
  10. Q bom que tem uma pessoa para nos ajudar a resolver esses tipos de problemas, obrigado amigo CATARINO ALVES

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Sou aposentada há poucos meses, meu bennefício era de outro estado, solicitei um empréstimo consignado na Caixa Econ Federal em outro estado (onde moro atualmente), porém foi negado por ser de outro estado. Me orientaram pedir transferência do benefício para o atual estado que moro. Foi feito a transferência, porém meu benefício ficou BLOQUEADO para empréstimos. Gostaria de saber por quanto tempo será bloqueio, preciso URGENTE do empréstimo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia
      Por medida de segurança o INSS bloqueia o acesso a empréstimos consignados quando ocorre transferência de benefício, para desbloquear você terá que ir à agência do INSS onde está mantido o benefício, com seus documentos pessoais, e solicitar o desbloqueio. O INSS irá lhe identificar e pegar o pedido por escrito e depois será liberado.

      Excluir
  12. Olá, estou tentando fazer um empréstimo consignado e não esto conseguindo,, vou explicar a situação... tinha pedido a transferência de benefício para SP e a mulher do inss de Brasília me garantiu a transferência, porém depois de 3 anos fui tentar fazer um empréstimo e constou que meu benefício ainda está em Brasília, viajei para Brasília e tentei fazer o empréstimo por lá., e negado de novo! Perguntei para a mulher do Banco oque tinha acontecido e ela informo que meu benefício fico parado entre um estado e outro!! Não fizeram a transferência e não está em estado nenhum!! Como devo proceder? Lembrando que recebo normalmente.. Preciso desse empréstimo urgente!! Faz meses nessa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fagner
      Você terá que ir ao INSS, onde é mantido seu benefício, para saber o que houve.
      Aposentadorias

      Excluir
  13. Caro Catarino, minha mãe recebe benefício do INSS em um banco desde que foi deferido. No mês passado ela sem solicitar nada foi transferida para receber em outra Cidade (suspeito de alguma fraude do banco com o Banco Postal) pois o gerente disse que ela só poderia voltar a receber lá se abrisse uma conta corrente com tarifas mensais. Minha mãe não pediu para receber em outra cidade. No cartão de benefício dela tem o número da agência deste banco, mas o gerente exige uma nova conta. O que fazer? Ela não pode se deslocar todos os meses para outra cidade, o INSS é muito distante e ela não pediu para mudarem a conta dela. Eles mudaram para exigirem do povo abertura de conta corrente para receber lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio
      Ela pode ligar para o fone 135 e escolher a ouvidoria do inss e fazer uma reclamação.

      Excluir
  14. Caro Catarino,boa tarde!
    Pedi transferência do benefício da minha filha para outra cidade. Minha dúvida é a seguinte: Demora quanto tempo em média para os pagamentos começarem a cair na nova agência? E quando começarem a cair,os atrasados cairão junto? Pois fui no Bradesco tirar um extrato e não consta o pagamento desse mês. Será que terei que voltar na agência antiga? Enfim...É assim mesmo? Demora um pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, normalmente demora um mês, assim se pediu agora somente no próximo pagamento poderá receber no novo banco. Todos os créditos ficarão no banco antigo, mas se tem cartão e senha pode receber em qualquer agência.

      Excluir
  15. Boa noite! Sr° CATARINO! Gostaria de saber se é possível junto a previdência solicitar a voltar a receber pelo cartão magnético. (cartão que o INSS fornece quando você se aposenta em qualquer banco escolhido por eles só para receber benefícios da mesma)
    Pois fiz um empréstimo com uma financeira estão me cobrando uma taxa de 27% ao mes isso em 12x. (não é consignado) recebia pela caixa (conta corrente) Fui ao inss e mudei para outro banco (conta corrente) Mas o gerente doutro banco me informou que a financeira pode pedir para descontar neste banco e em qualquer outro, pois assinei em desconto em conta corrente.Apesar que desconto em folha é um direito nosso de aderir e depois cancelar mais os dois bancos informam que é a financeira que deve fazer isso. É claro que eles tem parcerias e recebem por isso.
    Entrei na justiça esta semana. Pedindo o juiz para cancelar até que julgue o mérito. Já paguei quase o dobro do empréstimo e ainda falta 11x 620,56.. 4 vezes o valor que peguei.
    Posso ir ao INSS e pedir para voltar a receber pelo cartão magnético do banco escolhido por ele? Se sim! O mais importante será que esta financeira poderá descontar neste?
    Outra pergunta quando fiz esta transferência para outro banco o funcionário me informou que durante 2 meses não poderia pegar empréstimo consignado mas depois seria automático a liberação o Senhor fala que devo ir ao INSS e solicitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos
      Por medida de segurança o INSS bloqueia o acesso a empréstimo por 60 dias quando há mudança de banco. Quanto aos empréstimos depende do contrato que assinou, se nele deu seu benefício como garantia o banco irá cobrar mesmo que troque de banco. Se entrou na Justiça terá que aguardar a decisão.

      Excluir
  16. Boa noite! Resido no Estado do RJ, encontro-me no auxilio doença pela previdência da cidade onde moro aqui no RJ. Necessitarei me mudar para SP e gostaria de saber se há a possibilidade de passar por pericias de prorrogação de beneficio em SP ou se será necessário retornar ao RJ cada vez que pedir prorrogação do beneficio para passar por nova pericia? Caso seja possível fazer a transferência de pericia para outro Estado, peço por gentileza que me oriente como proceder. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, pode transferir o benefício para onde for morar, leia o artigo e entenderá.

      Excluir
  17. para transferir o BPC de um estado para o outro é necessario fazer outras pericias (assistencial + Medica)?????

    ResponderExcluir
  18. Mudando meu beneficio para outro estado posso fazer a pericia por lá pra onde mudei ou tenho que voltar a cidade de origem onde fiz? Exemplo: estou em Goiânia GO e quero ir para São Luis MA, no meu caso é porque vou ter que recorrer para solicitar outra pericia porque foi curto o tempo que me dero pra fazer tratamento.

    ResponderExcluir
  19. Tem que ligar para o fone 135 e pedir a alteração da perícia para o novo local.

    ResponderExcluir
  20. Transferi meu beneficio do banco bradesco pro banco da caixa sera que posso cancelar ir voltar pro mesmo banco

    ResponderExcluir
  21. Rafael
    Pode sim, funciona da mesma maneira.

    ResponderExcluir
  22. ola bom dia comom faço p transferia pericia p uma cidade visinha em vez de 600km? obrigado

    ResponderExcluir
  23. Adão
    É só ligar antes do dia marcado e remarcar para onde quiser.

    ResponderExcluir
  24. tive um acidente no trabalho e estou em um processo de reabilitação mas agencia do INSS fica na capital e a empresa em que trabalho no interior.
    Fui intimado pela orientadora profissional a pedir transferência para cidade de origem da empresa pois se eu não for vão cortar meu beneficio!
    Quem deve pedir a transferência de unidade do INSS eu ou INSS?

    ResponderExcluir
  25. Zildenir
    Você vai ao INSS, na sua cidade e faz o pedido, antes tem que ver se há reabilitação em sua cidade.

    ResponderExcluir
  26. Zildenir
    Você vai ao INSS, na sua cidade e faz o pedido, antes tem que ver se há reabilitação em sua cidade.

    ResponderExcluir
  27. Fiz minha perícia de auxílio doença em uma cidade e meu pagamento foi liberado para uma agência do BB desta mesma cidade. Porém me mudei para outra cidade. Ocorre que o meu próximo pagamento já foi liberado pra agência da cidade anterior.A única forma de receber é indo até à cidade anterior ou consigo receber na minha atual cidade de moradia? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  28. Thiago
    Se na sua cidade tem agência do mesmo banco pode receber aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não possuindo cartão? Pois só possuo o número do benefício. O banco consegue puxar o pagamento que foi liberado pra outra agência da outra cidade?

      Excluir
  29. Thiago, para saber isso você terá que ir no banco e perguntar.

    ResponderExcluir

Postagens populares