by

Como transferir um benefício para outra cidade.

 Como transferir um benefício para outra cidade.
Quando um segurado da Previdência Social, INSS, que recebe benefício muda de cidade pode transferir o seu cadastro para uma agência do INSS mais próxima de sua residência. Digo isso, pois muitas pessoas me perguntam se podem mudar o seu benefício para outra cidade e se terão que voltar para fazer a identificação anual no banco em que recebiam suas mensalidades. Depois de transferido o benefício ou mudado o banco pagador não terá mais que voltar ao banco antigo, tudo será feito no novo banco.

Quando um segurado muda de cidade pode transferir o seu benefício, desde que tenha agência do INSS. Se mudar para uma cidade em que não tenha agência do INSS, mas tenha agência bancária, pode mudar o recebimento das mensalidades para esse banco que fique próximo a sua nova residência. Se tiver agência do INSS, na nova cidade ou em uma cidade mais próxima do que a antiga, pode solicitar a transferência do benefício e a mudança de local de recebimento das mensalidades. É um ato bem simples, basta se apresentar no INSS com os documentos pessoais e fazer o pedido, a transferência é feita e começa a vale a partir do próximo pagamento que ainda não tiver sido processado.

Se houver algum pagamento que esteja disponível no banco anterior e o pagamento for feito por cartão magnético pode ocorrer de ter que ir nesse banco receber, isso ocorre quando o banco pagador não tem agência na cidade para onde o segurado mudou-se. Se recebe em conta corrente pode fazer saque em um caixa automático ou no banco 24 horas.

Os empréstimos feitos com consignação no benefício continuam sendo descontados normalmente, o benefício é transferido com todos os dados existentes. Não há nenhuma alteração, além do endereço do segurado.

Caso tenha alguma dúvida vá ao Fórum do Consultor e faça sua pergunta.




Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

139 comentários :

memórias de um esquizofrênico disse...

Eu posso mudar de cidade mas continuar recebendo em uma outra agência do mesmo banco? Fui na agência bancária hoje, e eles me disseram que eu posso continuar recebendo pelo mesmo banco em outra cidade sem ter que mudar nada. Só em caso de perda do cartão é que terei que fazer outro na cidade de origem.

Catarino Alves disse...

O problema é que o seu benefício vai continuar na cidade onde morava e toda vez que o INSS lhe chamar por qualquer motivo terá que ir lá. Se isso não lhe traz problemas pode deixar como está.

valéria padilha disse...

estou com um problema eu morava em uma cidade recebi o primeiro salario la mas nao cheguei abrir uma conta mas mudei de endereco ai fui no banco para fazer a transferencia ja estou recebendo do banco onde moro ai fui fazer um emprestimo mas ainda consta a agencia de onde eu morava o gerente me mandou eu ir no inss fui no mas proximo da minha cidade e pedi para fazer a transferencia ele me deu o comprovante mas ainda consta a agencia de onde eu morava vc acha que devo ir no meu banco antigo para fazer a transferencia ou tem um tempo determinado para o sistema atualizar o endereco e a agencia de onde eu moro oendereco ja foi atualizado mas a gencia ainda esta do mesmo jeito ja tem 9 dias que fui no inss???me responda por favor

Catarino Alves disse...

Valéria
No INSS a alteração que fez só vai aparecer no próximo mês, pois as alterações são processadas uma vez por mês quando a folha é rodada.

Caissirine Brunelli disse...

Fiz atransferencia do beneficio do meu pai na previdencia da minha cidade,fomos ao banco correspondente solicitar o cartão,mas não constava a transferencia.O que devo fazer?

Catarino Alves disse...

Veja quando foi feita, pois o processamento é feito sempre no mês seguinte. O cartão novo só deve existir depois de ter recebido o primeiro pagamento no novo banco.
Você pode consultar na internet para ver quando já estiver processado o novo pagamento, veja em: http://www.aposentadorias.net/2010/07/inss-como-consultar-o-extrato-do-seu.html

valéria padilha disse...

entao eu nao devo ir no banco antigo O INSS encarrega de fazer a transferencia ??mas a transferencia e no comeco do mes o no dia do salario

simone sena disse...

TENHO UMA CONTA POUPANÇA EM SPA,MORRO EM SJB AH DOIS ANOS E FUI NA CAIXA TERÇA -FEIRA PRA TIRAR O DINHEIRO O GERENTE DISSE QUE EU NAO PODIA SACAR NA BOCA DO CAIXA POR QUE A MINHA AGENCIA NAO É LA,O QUE FAZER SE EU TENHO QUE PAGAR AGUA,LUZ,ALUGUEL,TELEFONE,COMIDA ETC...
PARA PAGAR PELO AMOR DE DEUS TENHO TRES FILHOS NAO SOU DAQUI PAGO TODO MES MEUS COMPROMISSOS.
TENHO QUE PAGAR SENAO VOU SER DESPEJADA.


Catarino Alves disse...

Simone
Não sei como ajudá-la, aqui trato sobre benefícios do INSS e seu problema é com o banco.

Claudio Oliveira disse...

MUDEI A AGENCIA DO INSS DE RONDONIA PARA BRASILIA AGORA PARA QUE APROVEM UM EMPRESTIMO QUE SOLICITEI ME DISSERAM QUE TENHO QUE IR EM RONDONIA NO INSS DE LA PARA SOLICITAR A MUDANÇA DE BRASILIA PARA RONDONIA PARA QUE APROVEM MEU EMPRÉSTIMO, O PROBLEMA E QUE DEVIDO A PROBLEMAS DE SAUDE ESTOU IMPOSSIBILITADO DE VIAJAR E O INSS DISSE QUE NAO FAZ ESSA MUDANCA SO INDO LA PESSOALMENTE, COMO FACO

Catarino Alves disse...

Claudia
Leia o artigo que nele ensino como fazer a transferência de cidade.

valéria padilha disse...

estou com um PROBLEMA fui no INSS fazer a transferencia da minha conta pois mudei de cidade isso foi em JANEIRO mas ate hoje ainda esta do mesmo jeito ai fui no banco eles me mandaram ir no INSS de novo ai fui em FEVEREIRO ai eles me falaram que o que eles tinham que fazer tinham feito eles tinham feito a alteracao sim da conta nova mas por que ainda nao mudou sera o INSS que tem que resolver isso?? ou O GERENTE do novo banco ??OU EU TENHO QUE IR NO BANCO ANTIGO ME RESPONDA POR FAVOR ESTOU QUERENDO FAZER UM EMPRESTIMO MAS NAO CONSIGO POIS SO DA CONVERGENCIA DE AGENCIA no sistema do banco esta as duas contas a antiga e a nova o que fasso??

Catarino Alves disse...

Valéria
Vá ao INSS e peça um extrato onde conste os dados da conta nova, se os dados estiverem corretos, vá ao banco novo e mostre o extrato.

Tê! disse...

Gostaria de uma ajuda. Fiz a transferência da pensão por morte para outro banco. No extrato fornecido no site, consta que foi feito depósito no novo banco. Porém, não consta pagamento no banco. Fui ao banco e o pagamento realmente não foi feito, apesar de constar no site do dataprev que foi. O que fazer? Posso ir a qualquer agência do INSS para resolver o problema?

Heib disse...

Bom dia,

É possivel mudar apenas de agencia, dentro da mesma cidade ? Minha mãe recebe a pensão por morte do meu pai em uma agencia do Itáu determinada inicialmente pelo INSS, mas essa agencia fica longe de onde ela mora e gostariamos de transferir o beneficio para uma agencia mais proxima, ou então para o Banco do Brasil onde ela já possuia uma conta. É possivel ? Qual o procedimento ? Obrigado pela ajuda.

Catarino Alves disse...

Se tem conta no Banco do Brasil é só ir na agência e pedir para que eles transfiram, o próprio banco faz o serviço.

Vilson Prado disse...

Q bom que tem uma pessoa para nos ajudar a resolver esses tipos de problemas, obrigado amigo CATARINO ALVES

Silvia Rodrigues disse...

Bom dia!
Sou aposentada há poucos meses, meu bennefício era de outro estado, solicitei um empréstimo consignado na Caixa Econ Federal em outro estado (onde moro atualmente), porém foi negado por ser de outro estado. Me orientaram pedir transferência do benefício para o atual estado que moro. Foi feito a transferência, porém meu benefício ficou BLOQUEADO para empréstimos. Gostaria de saber por quanto tempo será bloqueio, preciso URGENTE do empréstimo. Obrigada!

Catarino Alves disse...

Silvia
Por medida de segurança o INSS bloqueia o acesso a empréstimos consignados quando ocorre transferência de benefício, para desbloquear você terá que ir à agência do INSS onde está mantido o benefício, com seus documentos pessoais, e solicitar o desbloqueio. O INSS irá lhe identificar e pegar o pedido por escrito e depois será liberado.

fagner Santos disse...

Olá, estou tentando fazer um empréstimo consignado e não esto conseguindo,, vou explicar a situação... tinha pedido a transferência de benefício para SP e a mulher do inss de Brasília me garantiu a transferência, porém depois de 3 anos fui tentar fazer um empréstimo e constou que meu benefício ainda está em Brasília, viajei para Brasília e tentei fazer o empréstimo por lá., e negado de novo! Perguntei para a mulher do Banco oque tinha acontecido e ela informo que meu benefício fico parado entre um estado e outro!! Não fizeram a transferência e não está em estado nenhum!! Como devo proceder? Lembrando que recebo normalmente.. Preciso desse empréstimo urgente!! Faz meses nessa situação.

Catarino Alves disse...

Fagner
Você terá que ir ao INSS, onde é mantido seu benefício, para saber o que houve.
Aposentadorias

Márcio Araújo disse...

Caro Catarino, minha mãe recebe benefício do INSS em um banco desde que foi deferido. No mês passado ela sem solicitar nada foi transferida para receber em outra Cidade (suspeito de alguma fraude do banco com o Banco Postal) pois o gerente disse que ela só poderia voltar a receber lá se abrisse uma conta corrente com tarifas mensais. Minha mãe não pediu para receber em outra cidade. No cartão de benefício dela tem o número da agência deste banco, mas o gerente exige uma nova conta. O que fazer? Ela não pode se deslocar todos os meses para outra cidade, o INSS é muito distante e ela não pediu para mudarem a conta dela. Eles mudaram para exigirem do povo abertura de conta corrente para receber lá.

Catarino Alves disse...

Marcio
Ela pode ligar para o fone 135 e escolher a ouvidoria do inss e fazer uma reclamação.

Beatriz Andriotta Alves disse...

Caro Catarino,boa tarde!
Pedi transferência do benefício da minha filha para outra cidade. Minha dúvida é a seguinte: Demora quanto tempo em média para os pagamentos começarem a cair na nova agência? E quando começarem a cair,os atrasados cairão junto? Pois fui no Bradesco tirar um extrato e não consta o pagamento desse mês. Será que terei que voltar na agência antiga? Enfim...É assim mesmo? Demora um pouco?

Catarino Alves disse...

Beatriz, normalmente demora um mês, assim se pediu agora somente no próximo pagamento poderá receber no novo banco. Todos os créditos ficarão no banco antigo, mas se tem cartão e senha pode receber em qualquer agência.

Marcos Leal disse...

Boa noite! Sr° CATARINO! Gostaria de saber se é possível junto a previdência solicitar a voltar a receber pelo cartão magnético. (cartão que o INSS fornece quando você se aposenta em qualquer banco escolhido por eles só para receber benefícios da mesma)
Pois fiz um empréstimo com uma financeira estão me cobrando uma taxa de 27% ao mes isso em 12x. (não é consignado) recebia pela caixa (conta corrente) Fui ao inss e mudei para outro banco (conta corrente) Mas o gerente doutro banco me informou que a financeira pode pedir para descontar neste banco e em qualquer outro, pois assinei em desconto em conta corrente.Apesar que desconto em folha é um direito nosso de aderir e depois cancelar mais os dois bancos informam que é a financeira que deve fazer isso. É claro que eles tem parcerias e recebem por isso.
Entrei na justiça esta semana. Pedindo o juiz para cancelar até que julgue o mérito. Já paguei quase o dobro do empréstimo e ainda falta 11x 620,56.. 4 vezes o valor que peguei.
Posso ir ao INSS e pedir para voltar a receber pelo cartão magnético do banco escolhido por ele? Se sim! O mais importante será que esta financeira poderá descontar neste?
Outra pergunta quando fiz esta transferência para outro banco o funcionário me informou que durante 2 meses não poderia pegar empréstimo consignado mas depois seria automático a liberação o Senhor fala que devo ir ao INSS e solicitar?

Catarino Alves disse...

Marcos
Por medida de segurança o INSS bloqueia o acesso a empréstimo por 60 dias quando há mudança de banco. Quanto aos empréstimos depende do contrato que assinou, se nele deu seu benefício como garantia o banco irá cobrar mesmo que troque de banco. Se entrou na Justiça terá que aguardar a decisão.

Danielle VN disse...

Boa noite! Resido no Estado do RJ, encontro-me no auxilio doença pela previdência da cidade onde moro aqui no RJ. Necessitarei me mudar para SP e gostaria de saber se há a possibilidade de passar por pericias de prorrogação de beneficio em SP ou se será necessário retornar ao RJ cada vez que pedir prorrogação do beneficio para passar por nova pericia? Caso seja possível fazer a transferência de pericia para outro Estado, peço por gentileza que me oriente como proceder. Desde já agradeço.

Catarino Alves disse...

Danielle, pode transferir o benefício para onde for morar, leia o artigo e entenderá.

Donzela disse...

para transferir o BPC de um estado para o outro é necessario fazer outras pericias (assistencial + Medica)?????

Catarino Alves disse...

Não é preciso.

Maxswel Carvalho disse...

Mudando meu beneficio para outro estado posso fazer a pericia por lá pra onde mudei ou tenho que voltar a cidade de origem onde fiz? Exemplo: estou em Goiânia GO e quero ir para São Luis MA, no meu caso é porque vou ter que recorrer para solicitar outra pericia porque foi curto o tempo que me dero pra fazer tratamento.

Catarino Alves disse...

Tem que ligar para o fone 135 e pedir a alteração da perícia para o novo local.

Rafael Silva disse...

Transferi meu beneficio do banco bradesco pro banco da caixa sera que posso cancelar ir voltar pro mesmo banco

Catarino Alves disse...

Rafael
Pode sim, funciona da mesma maneira.

adão Santos Rosa disse...

ola bom dia comom faço p transferia pericia p uma cidade visinha em vez de 600km? obrigado

Catarino Alves disse...

Adão
É só ligar antes do dia marcado e remarcar para onde quiser.

Zildenir Lobato disse...

tive um acidente no trabalho e estou em um processo de reabilitação mas agencia do INSS fica na capital e a empresa em que trabalho no interior.
Fui intimado pela orientadora profissional a pedir transferência para cidade de origem da empresa pois se eu não for vão cortar meu beneficio!
Quem deve pedir a transferência de unidade do INSS eu ou INSS?

Catarino Alves disse...

Zildenir
Você vai ao INSS, na sua cidade e faz o pedido, antes tem que ver se há reabilitação em sua cidade.

Catarino Alves disse...

Zildenir
Você vai ao INSS, na sua cidade e faz o pedido, antes tem que ver se há reabilitação em sua cidade.

Thiago Ferreira disse...

Fiz minha perícia de auxílio doença em uma cidade e meu pagamento foi liberado para uma agência do BB desta mesma cidade. Porém me mudei para outra cidade. Ocorre que o meu próximo pagamento já foi liberado pra agência da cidade anterior.A única forma de receber é indo até à cidade anterior ou consigo receber na minha atual cidade de moradia? Como devo proceder?

Catarino Alves disse...

Thiago
Se na sua cidade tem agência do mesmo banco pode receber aí.

Thiago Ferreira disse...

Mesmo não possuindo cartão? Pois só possuo o número do benefício. O banco consegue puxar o pagamento que foi liberado pra outra agência da outra cidade?

Catarino Alves disse...

Thiago, para saber isso você terá que ir no banco e perguntar.

juliana calazai disse...

Boa tarde!
minha mae quer fazer um emprestimo, porem informaram que ele tem que mudar a cidade do beneficio, e que fica sem receber 2 meses,, fica sem receber o beneficio 2 meses??

Catarino Alves disse...

Juliana
Se mudar de cidade fica sem poder tirar empréstimos por dois meses, mas continua recebendo normalmente.

claudinei oliveira disse...

boa noite na minha cidade não te inss so na vizinha,queria transferir o beneficio de uma cidade para outra e de banco também.como faço vo no inss da minha cidade vizinha ou da cidade onde estou recebendo?

Catarino Alves disse...

Claudinei
Tem que ir na agência do INSS para onde quer transferir. Leia o artigo que terá mais detalhes.

Os Benefícios da Previdência

JOYSE disse...

Ola preciso de uma informacao estou de beneficio auxilio doenca meu pagamento saiu pra ca pra belem mas pedi tranferencia para o maranhao fiquei recebendo la mas agora voltei pra belem o problema e que não pedi a tranferencia dinovo e o meu pagamento ja esta disponivel tenho que voltar no maranhao pra receber la não tem como receber aqui fui no banco daqui mas ela falou que tinha que ter feito a tranferencia e agora como faco pra receber?

Catarino Alves disse...

Joyse
Se o banco não tem agência no local onde está terá que ir ao INSS, pedir a transferência do benefício e a reemissão do crédito não recebido para ser pago no novo banco.
Aposentadorias

JOYSE disse...

Tem agencia pois e do bradesco mas não possuo cartao recebia no caixa. Mas essa reemisao do credito eu ainda recebo este mes ou so no outro mes?

Catarino Alves disse...

Joyse
Isso vai depender de quando vai ir ao INSS e da agilidade deles ao atendimento, mas pode demorar um pouco o pagamento.

Hugo Almeida disse...

Olá Catarino, antes de mais nada parabenizo-o pelo espaço que disponibiliza para a solução de duvidas corriqueiras acerca do tema.
Segue minhas dúvidas:

1. Meu avô faleceu em 29/04/2014, porém por conta da idade avançada não pôde atualizar a senha de fé de vida, exigida pelas agencias bancarias e, consequentemente, deixou de perceber dois meses anteriores a seu falecimento. Como requisitarei esses valores?
Há algum prazo para que isso seja feito?

2. Acompanhei a companheira de meu Avô para requerer a pensão por morte, e foi concedida de pronto, porém, por comodidade, a APS em que fora realizada a solicitação é de um municipio de Alagoas, logo, a agencia (Bradesco) deste municipio foi a titular para efetuar o pagamento do beneficio. Pergunto, ela mora em uma cidade de Pernambuco onde nao tem APS, como faço para alterar o recebimento do beneficio para uma agencia Bradesco no municipio dela?

3. Ela já é aposentada e recebe seu beneficio atraves de um cartao magnetico nesta cidade de Pernambuco. Para receber inicialmente a pensao por morte do meu avô, solicitada em Alagoas, fizemos uma procuração publica para que eu, por enquanto, faça a retirada deste beneficio. Qual procedimento posso fazer para que ela receba a sua aposentadoria e a pensão por morte em uma unica conta ou cartão magnetico em Pernambuco?

Catarino Alves disse...

Hugo
1 - se tem pensionista é a ele que será pago os valores residuais.
2 - tem que transferir o benefício para a agência do INSS que abranja a cidade onde ela mora. Para receber no mesmo banco só tendo conta corrente, pois por cartão o pagamento é feito de acordo com o contrato entre o INSS e os bancos.
3 - Para sacar qualquer valor em nome dela não basta ter procuração, tem que levar a procuração e um atestado médico onde seja dito que ela não tem condições de se locomover e registrá-la no INSS.

maria luiza sousa goes disse...

Bom dia.minha mãe e pensionista do INSS a agência da previdência dela é na Bahia mas ela ta morando aqui em SP ela faz tratamento médico aqui, ano passado bloquearam o benefício dela fomos ao banco fazer prova de vida,mesmo assim não caiu na conta fomos ao INSS e falaram que faltava o CPF no cadastro e ela teria que ir ate a Bahia pra resolver ,no mês seguinte o beneficio caiu na conta normal então deixamos pra lá , esse mês aconteceu dnovo fizemos tudo dnovo banco prova de vida e previdência eles falaram tudo dnovo mas eu achei um absurdo ter que ir ate lá pra adicionar um CPF no cadastro não teria outra forma de fazer isso?ha e ela só recebeu o mês seguinte perdeu o mês que foi bloqueado eles não teriam que pagar?

Catarino Alves disse...

Maria
Ela não precisa ir na agência onde mantém o benefício, é só ir na agência do INSS, mais próxima de casa, é solicitar a transferência do benefício, fazer os acertos necessários, quando voltar para seu estado faz o processo de novo. Leia o artigo que trata justamente sobre esse assunto.

maria luiza sousa goes disse...

Muito obrigado por a ajuda é muito bom ter alguém para nos orientar nos momentos de dúvida Deus abençoe.....

Bruno disse...

Boa noite, Minha mãe receber pensão alimentícia e hoje quando foi retirar o dinheiro da pensão percebeu que havia um desconto indevido realizado pelo INSS de R$ 200,00, para onde minha mãe deve ir para receber esse dinheiro que foi descontado indevidamente ?

Catarino Alves disse...

Bruno
Primeiro ela tem que ir ao INSS ver do que se trata para depois saber onde ir.

maria disse...

Boa Tarde meu nome é Maria, minha carteira tem 10 meses de assinada e no momento estou desempregada

Catarino Alves disse...

Maria
E qual é sua dúvida?

Jessyca Santos disse...

Sou pensionista do INSS e meu dinheiro está em conta mais não consigo sacalo pois meu cartão está dando beneficiário inexistente . Mais já fui ao INSS e eles me disseram que quem resolve isso e o caixa do banco.
Maia minha agência é em São Vicente terei que ir ate lá.

Catarino Alves disse...

Jessyca
Tem que ir ao banco onde recebe, se é em outra cidade terá que fazer isso, se tem banco onde mora pode pedir transferência.

Daniel Dias disse...

Boa Tarde. Possuo procuração pública registrada em cartório e preciso transferir o recebimento de minha tia que morava em Campo Grande / MS e alterar para Curitiba / PR... Ela recebe pelo cartão tanto a aposentadoria por invalidez previdenciaria (Caixa Economica) quanto a pensão por morte previdenciaria (Banco do Brasil) de seu esposo meu tio. Quais passos tomar? Preciso ir na somente no INSS e pedir para transferir para uma conta que irei criar? No Aguardo

Catarino Alves disse...

Daniel
Se ela recebe em conta corrente ou irá receber tem que ir no banco e abrir uma conta, no nome dela, e pedir que os créditos sejam transferidos para essa conta, isso o próprio banco pode fazer.

cris disse...

Recebo beneficio do inss no estado do Pará mas me mudei pra o Tocantins consegui transferir meu beneficio pra o banco aqui no Tocantins mais e o mesmo banco que recebia no para como faço para mudar pra caixa econômica

Catarino Alves disse...

Cris
Tem que ter conta corrente na Caixa.

Rebelde sem rebeldia disse...

Bom dia, e no caso de mudanca de Estado? Recebi a primeira parcela do salario maternidade (desempregada) aqui no Rio de
janeiro, mas no mes que vem mudarei para Goias. Vou perder o restante das 3 parcelas, ja que tenho que ir ao banco receber? Posso ir na previdencia em Goias e solicitar a mudanca de banco? me ajude por favor, estou desesperada.

Catarino Alves disse...

É a mesma coisa, é só seguir as dicas do artigo.

Rodrigo Maia disse...

Bom dia, estou ajudando minha sogra a receber uma pensão do seu marido que faleceu, nossa dúvida é que ela realizou todos os tramites do processo aqui em Belém(PA), mas teve que mudar para São Paulo(SP). O problema é que a carta do INSS com a concessão do benefício ainda não chegou, gostaríamos de saber se é possível realizar essa transferência para a outra cidade mesmo não tendo recebido a carta e o primeiro pagamento ou pelo menos se é possível iniciar o processo novamente na outra cidade? Nosso receio é que ela seja obrigada a regressar a cidade (gerando assim um custo indesejado) apenas para realizar esse recebimento inicial e depois fazer a transferência para a nova cidade.

Catarino Alves disse...

Rodrigo
Ela pode ir na agência mais próxima e pedir a transferência, caso já tenha sido concedido, se ainda não foi tem que aguardar e depois pedir a transferência.

Reinaldo Moreira disse...

Essa Transferência pode ser feita de qualquer agência, ou tenho que ir até a agência onde dei entrada no benefício?

Catarino Alves disse...

Reinaldo
TEm que ir na agência do local para onde quer transferir o benefício, leia o artigo que irá entender.

wagner santos silva disse...

catarino minha mae recebe a pensao de morte do meu pai mais os atrasado nao saiu ate hoje isso ja tem 8 anos e oadvgado nao faiz nada o devo fazer me ajude ass cristiana

Catarino Alves disse...

Wagner
Não tenho como saber o que houve, ela pode ir na justiça e pedir para ver o andamento do processo.

wagner santos silva disse...

catarino minha mae rerebe a pensao no banco bbradesco ela pode tranferir seu beneficio para sua conta poupança no banco do brasil? e tem outra pergunta ela sofreu um acdente de moto em2008 e ficou imvalida da mao tenho todos atestados que comprova sua ivalidez mas os peritos fala que ela ainda pode trbalhar entrei com advogado sera se ela ganhar a causa vai interferir na sua pensao ela ja tem56 nos de idade

Catarino Alves disse...

Wagner
Só pode mudar de banco para receber em conta corrente, se tem só poupança não pode. Acredito que não tem nada a ver o processo de invalidez com o direito a pensão.

André Costa disse...

Os cartões de beneficiários do INSS são válidos para saque em caixa eletrônico de todos os estados? Digo, sem a necessidade de fazer algum procedimento burocrático...

Catarino Alves disse...

Andre
Para ficar claro não existe cartão do INSS, o INSS não emite cartão, quem emite são os bancos, assim tem que ver no seu banco se eles tem agência para onde quer ir e se lá poderá sacar. Se não tiver tem que transferir o benefício para onde vai ir para um banco de lá.

Rê Zen disse...

Boa tarde Catarino!
Sou do ES e moro atualmente em Porto Alegre/RS, recebo auxilio doença, como tenho passado muito mau, vou para o ES ficar com minha família e gostaria de saber como transfiro meu beneficio, eu chego lá no ES procuro uma agencia da previdência e peço transferência ou transfiro daqui para lá? Obrigado

Catarino Alves disse...


É onde for viver, leia o artigo que está bem explicado de como proceder.
Tudo sobre o INSS

Mary disse...

Boa Noite Catarino!
Minha mãe mora em Belém e vem passar 10 meses comigo em Curitiba. ela foi ao INSS pedir transferencia de banco, pois ela recebe no banco local do Estado. O atendente do INSS deu a ela uma documentação para ela fazer a transferencia em curitiba no banco mais próximo. Ai eu pergunto? quando ela chegar vou ao banco mais proximo com documentação ou temos que ir ao INSS primeiro, para de lá eles irmosao banco?

Catarino Alves disse...

Mary
Tem que ir ao INSS na agência mais próxima da residência e não no banco, leia o artigo que vai entender.

msmbrisa disse...

Bom dia!!

Meu irmão tem problema de Insuficiência Renal Cronica. Iniciou o tratamento pelo SUS na cidade de Divinópolis/MG onde também recebe o Auxilio doença.
É possível transferir o tratamento e o benefício para Belo Horizonte?

Obrigada
Miria

Catarino Alves disse...

Miria
Pode ir ao INSS , no local onde irá residir, e pedir a transferência do benefício, quanto ao SUS deve deve ser a mesma coisa.
Tudo sobre o INSS

Lucinéia Silva disse...

DR. Catarino, o INSS pode alterar a Agência da Previdência Social à qual o beneficiário é cadastrado sem enviar correspondência avisando sobre tal mudança? E sem o pedido do beneficiário?

Catarino Alves disse...

Lucinéia
Não, só ocorre mediante pedido do segurado.

Dalvana felix da cruz disse...

Ola recebo auxílio doença LOAS,posso ter conta poupança??

nilza vanderlinde disse...

se estiver em viagem posso receber o beneficio na agenda da cidade que estiver sem o cartão, pois não foi enviado

TADEU ALVES disse...

Boa tarde senhor Carolino.Meu pai teve seu beneficio transferido para a caixa economica federal em Ivaipora no Paraná...tendo em vista que ele mora em minas Gerais e nunca pediu nenhuma transferencia...Em sua carta de concessão agora consta a caixa como orgão pagador sendo queida ele recebeu no banco do brasil...aqui em minha cidade o pagamenento está bloqueado...A pergunta é....ele não tem conta na caixa...como ele recebe esse beneficio e será que somente com o numero do beneficio ele recebe...obrigado...o que deve ter acontecido...como ele deve proceder

Catarino Alves disse...

Dalvana
Pode sim.

Catarino Alves disse...

Nilza
Não. só com o cartão.

Catarino Alves disse...

Tadeu
Ele terá que ir ao INSS para resolver.

Jardel Jesus disse...

meu beneficio e de sp Rio Claro tentei fazer a tranferencia para bahia onde estou pois nao posso ir agora pra sp . porem nao consigo fazer a transferencia por que as agencias mais proximas estao em greve . corro o risco de perder o beneficio? mesmo depois de ter feito um boletim de reclamação pelo 135 ?. Catarino a cessação do meu beneficio era ate em 31 de julho de 2015 , ou seja mes passado e so nao consegui a transferencia por causa da greve o que devo fazer ?

TADEU ALVES disse...

senhor carolino, se houve fraude ou algum erro de sistema e se isso se resolver ele recebe os 2 meses que ja se passaram ou ele perde esse dinheiro...

Catarino Alves disse...

Jardel
Não tem o que fazer além de esperar o fim da greve ou procurar o banco onde recebe para tentar sacar os valores.

Catarino Alves disse...

Tadeu
Não sei do que se trata para lhe responder.

Eduardo Ribeiro disse...

Boa noite como faço pra mudar meu beneficio, eu morava em minas gerais mudei para belém do pará.

Catarino Alves disse...

Eduardo
É só ir ao INSS mais próximo de onde mora, leia o artigo que tem mais detalhes.

Juliano Oliveira disse...

Trabalho em Santa Cataria e acabei de fazer uma cirurgia em SC,mas ainda não marquei a pericia,posso marcar a pericia no Rio Grande Do Sul

Catarino Alves disse...

Juliano
Pode marcar para qualquer lugar, é só dar o endereço de onde está.

Mariah Castro disse...

Olá, boa noite!
Moro em uma cidade porem gostaria de marcar minha primeira pericia pra cidade vizinha. Posso? ou tem que ser na cidade que resido??

Catarino Alves disse...

Mariah
Pode agendar para qualquer lugar, é só escolher a agência ou indicar um endereço próximo da agência onde quer fazer a perícia.

lorraine rodrigues disse...

Eu posso mudar minha perícia para outro estado e receber lá??

Catarino Alves disse...

Lorraine
Pode sim, mas tem que ligar com antecedência.

Elaine Siqueira disse...

Eu mudei de estado abri uma conta CC.. No Itaú .e. Pedi. A. Transferência. Do meu benefício. Já. Vai. Pra. Dois. Meses. Até. Agora. Não. Transferiu. Preciso. Ir. Ao. INSS. Fazer. Esse. Pedido. Alguém. Pode. Me. Responder. Por. Favor

Catarino Alves disse...

Elaine
Onde pediu essa transferência? Tem que ir ao INSS, leia o artigo que está explicado os procedimentos.

claudio uekawa disse...

Boa tarde, minha começou a receber a aposentadoria do banco de outra cidade, se o cartão do INSS vence, ela precisa voltar até lá, para retirar o novo cartão?

Catarino Alves disse...

Claudio
Sim tem que ir na agência original.

Ailton Santos disse...

Boa Noite recebo meu beneficio pelo banco itaú com cartão magnético beneficio.
Eu só posso receber meu beneficio na agencia que estou cadastrado ?
pois quando vou em outra agencia do itaú aparece uma mensagem que posso sacar na minha agencia.
Como é isso

Catarino Alves disse...

Ailton
Quem tem cartão e senha pode sacar em qualquer máquina do banco onde recebe o benefício, se isso não ocorre ligue para o fone 135 e denuncie o banco.

Orlando Rodrigues Cruz disse...

Bom dia, eu consigo mudar a data do recebimento do meu benficio? Eu sou pensionista.

Catarino Alves disse...

Orlando
Não tem como.

Miriam Galbiati disse...

Olá,entrei no site da previdência e a minha primeira parcela do auxílio maternidade estará disponível para saque a partir do dia 20 desse mês, mas não estarei na minha cidade,pago o carne como autónoma, e no site diz que irei receber no banco postal do BB,no caso correio pois minha cidade não tem agência do Banco do Brasil,lá está escrito que receberei por cartão magnético, minha dúvida é: posso receber nessa outra cidade???Ambas cidades localizadas no estado de SP,e nessa outra cidade tem agencia do Banco do Brasil!

Catarino Alves disse...

Miriam
Não tem como, pois o primeiro pagamento é feito no caixa, só depois é entregue o cartão para sacar em qualquer local. Veja no banco se fazem um exceção.

Amanda Silva disse...

Ola meu marido recebe pensão pela mãe ja falecida e perdeu o cartão dele só que antes ele morava em SP e agora mora em SC tem como ele ir no inss e fazer um pedido de outro cartão?Como ele pode fazer pra receber?Ele pode ir no banco e receber apenas com um documento de identificação?Ele recebe todo dia 29 e tem que renovar esta conta por acaso ele perde o dinheiro do último pagamento ja que estamos no dia 10?

Catarino Alves disse...

Amanda
O INSS não faz cartão, o que ele tinha que ter feito é ter transferido o benefício, agora ele pode tentar no banco ou pedir a transferência do benefício, no INSS, mas isso vai causar uma demora bem grande no pagamento que ficou no outro estado.

Érica Maria Felisberto disse...

Minha mãe recebe aposentadoria no BRB (banco de brasilia) mas ela vem passar dois meses aqui em minas,como faz para receber o benefício?

jose adenilson santos disse...

a minha esposa vai requerer o salário maternidade, ela mesma pode solicitar em qualquer agencia ou tem que ter a agencia especifica?

Catarino Alves disse...

Jose
É só agendar pelo fone 135, isso qualquer pessoa pode fazer, no dia do atendimento agendado tem que ser ela mesma ou quem tiver procuração.

Catarino Alves disse...

Érica
Se não tem agência desse banco terá que esperar a volta para receber.

Michelle Possato disse...

Boa noite Caro Catarino,
Gostaria de saber se meu Pai que é de SP pode se aposentar pelo inss de MG?

Catarino Alves disse...

Michelle
Pode se aposentar em qualquer agência do INSS, não tem problema por mudar de estado.

Suelen Henriques disse...

Boa noite, sou da cidade de São Paulo, tenho 21 anos e sou estudante universitária. Sou orfã de pais e por conta disso recebia pensão por morte. Em agosto completei 21 anos e o INSS cessou o pagamento do meu benefício. Pretendo entrar com um processo para solicitar o pagamento do benefício até os 24 anos, tendo em vista que moro sozinha, pago aluguel e recebo um salário equivalente à 1100$ e não consigo conciliar os gastos pessoais com a faculdade. Gostaria de saber se preciso transferir o cadastro do benefício de São Paulo para Curitiba que é a cidade onde estou morando atualmente ou se posso entrar com o processo com um advogado em Curitiba, mesmo com o cadastro em São Paulo? Obrigada desde já!

Catarino Alves disse...

Suelen
Pode sim,não importa onde benefício está mantido.

Luciaabigail Vieira disse...

Boa tarde, gostaria de saber se posso receber meu auxílio doença em qualquer agência Bradesco , porque moro na Bahia, e preciso ir até São Paulo, ressalto que estou assegurada até 31 de Dezembro, e preciso ir até SP, posso receber esse benefício em uma agência do Bradesco lá em SP? O que devo fazer?

Catarino Alves disse...

Se já em cartão e senha pode receber em qualquer lugar.

OZIEL disse...

Ola. Sr catarino queria tirar uma duvida recebir a primeira parcela do meu beneficio vou receber mais duas uma ta no banco ainda porquer o banco esta em greve e no site diz que vou receber por cartao magnetico mais nao da por causa da greve. Queria saber si tem como fazer uma transferencia de banco itau para brazil ou pra outro itau de uma cidade que nao aderiu a greve desde ja obrigado

Catarino Alves disse...

Oziel
Tem que ir no banco e tentar o recebimento, para mudar para outro banco terá que ter conta corrente e só receberá as próximas parcelas.

Marcia silva disse...

A pensao por morte q recebo e do itau do rj nao moro la ha um ano recebo com cartao magnetico em sao paulo mas quebrei o cartao posso receber aqui no itau sem o cartao so na boca do cc eu ja pedi a tranferenvia no inss daqui da minha cidade dez dias antes de receber e disseram q nesse ooagamneyonainda nao estara transferido

Catarino Alves disse...

Marcia
Só poderá receber depois que o benefício estiver transferido para o novo banco.

Ottmar Muckenfuss disse...

Bom dia.

Quero mudar o meu benefício de SC para o RS. Recebo pela CEF, mas o INSS da cidade onde vou morar me informou que lá eu só poderia receber pelo Banrisul. Isso procede? Caso não proceda, o que posso fazer para não ser obrigado a abrir uma conta no Banrisul?

Catarino Alves disse...

Ottmar
É verdade, no entanto basta ir à caixa e abrir uma conta que poderá receber lá.

Ottmar Muckenfuss disse...

Então eu sou obrigado a abrir uma conta no Banrisul e depois transferir o beneficio para a CEF? Isso é legal?

Catarino Alves disse...

Ottmar
Você não entendeu, não é obrigado a nada, é só pedir a transferência que o banrisul vai lhe dar um cartão para receber.

Nívea Llopis disse...

Olá! Eu gostaria de saber se é possível fazer a transferência de estado caso eu me mude para outro em outra região? Ou isso só é possível dentro do meu próprio estado? Como funciona essa mudança?
Por favor, aguardo respostas com urgência.
Obrigada desde já.

O Consultor em Previdência disse...

Nivea
Sim pode transferir para qualquer lugar(cidade)

Marilda Muran disse...

Sr. pode ser transferido de Pais?

O Consultor em Previdência disse...

Marilda
Para alguns que tem convênio.

Postagens populares