QUERO DOAR R$ 10,00
by

Pensão por morte não é benefício social.

Pensão por morte não é benefício social.

A pensão por morte paga pela Previdência Social é um benefício previdenciário, ou seja, é pago para quem é segurado e preenche os requisitos exigidos. Digo que a pensão por morte não é um benefício social por ser pago independentemente da situação financeira ou social do requerente.

Para conceder a pensão por morte a Previdência não olha a condição do favorecido, se está precisando ou não do valor do benefício. Assim uma pessoa pode ter uma renda alta com um padrão de vida elevado e receber o benefício do mesmo jeito. Se uma pessoa não preenche os requisitos legais para ganhar o benefício não irá recebê-lo, mesmo que não tenha condições de sobreviver.

Muitas pessoas me dizem que ficaram anos cuidando de algum parente e devido a isso não podiam trabalhar. O parente faleceu e eles não conseguem receber uma pensão da Previdência. Dizem que é injusto, pois faziam um trabalho social e humanitário. Essas pessoas não ficam contentes com a resposta, pois tenho que dizer que não têm direito, pois somente os dependentes legais podem requer pensão por morte, mesmo que nada tenham feito em favor do parente falecido.

Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.


Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

3 comentários :

Ana Lucia Nicolau disse...

Oi Catarino, ótima informação que precisa ser divulgada mesmo

rudina pereira de sousa disse...

Gostaria que me explicasse como é calculado a pensão por morte do INSS.
Desde já grata!

Consultor em Previdência disse...

Não é fácil, depende de vários fatores, assim em regra a renda é feita pela média das contribuições feitas pelo segurado falecido.