by

Auxílio-doença e o direito ao 13º salário.

Auxílio-doença e o direito ao 13º salário.

Muitas pessoas têm me perguntado sobre o direito ao 13º salário de quem está em benefício de auxílio-doença. Todos os segurados da Previdência Social que estão em gozo de benefício têm direito ao 13º salário. O valor é a parcela do benefício divido por 12 e multiplicado pelo número de meses que o benefício ficou ativo.


No caso de quem está em benefício de auxílio-doença tem direito a receber, do INSS, a parte proporcional ao número de meses que recebeu no ano e a empresa paga os meses que o segurado trabalhou.

Sem uma pessoa trabalhou um mês na empresa e depois se afastou por doença vai receber este mês da empresa e os 11 meses que ficou em benefício do INSS. O INSS paga o 13º, no caso do auxílio-doença, quando é cessado junto a última parcela ou uma parcela em agosto e a outra em dezembro.

Muitas pessoas recebem o 13º e nem percebem, pois vem junto com a última parcela e por ser, as vezes, de período menor que um mês acabam nem percebendo a diferença. Caso tenha dúvida é só pedir um extrato dos pagamentos recebidos e verá a discriminação dos valores.



Saiba mais sobre os benefícios do INSS no blog: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

Um comentário :

  1. Importante esclarecer.
    beijos, Maria Marçal- Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir

Postagens populares