Quem esta recebendo benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez que foi concedido por ordem judicial deve ficar atento, pois o INSS anunciou que vai chamá-los para realizar perícia. O número total dos segurados que serão convocados é de 580 mil. Os segurados serão chamados aos poucos, por isso os beneficiários devem aguardar o ofício para comparecerem ao INSS.
A convocação inicia-se em junho e será feita por meio de ofício ao endereço cadastrado quando da concessão. Por isso quem mudou de endereço e não fez o acerto no INSS deve fazer o quanto antes, pois se a correspondência voltar será publicado edital e o benefício suspenso. O edital é publicado em jornal de grande circulação, mas a maioria das pessoas não toma conhecimento e têm seus benefícios suspensos.
Os segurados que serão chamados são aqueles que estão há muitos anos em benefício concedido por ordem judicial e a Previdência quer sabe se mantém a incapacidade ou se recuperou. Antigamente a Justiça concedia o benefício e não determinava por quanto tempo devia ficar ativo e com isso o sistema da Previdência não listava os benefícios para a revisão bianual prevista em lei.
A quantidade de benefícios que estão sendo pagos indevidamente é muito grande, pois ninguém comparece ao INSS para dizer que recuperou a capacidade laborativa e dizer que quer retornar ao trabalho. Muitos casos são descobertos graças às denúncias que os cidadãos fazem, pois os beneficiários recebem os valores, trabalham normalmente e ainda satirizam os que estão trabalhando.
Este blog é gratuito, mas se você encontrou resposta para sua dúvida pode fazer uma doação que será muito bem aceita.
Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA
2 comentários :
Caro Consultor:
Tem certeza de que só serão chamados aqueles que estão há muitos anos em benefício concedido por determinação judicial ? estou há apenas 1 ano afastada por determinação judicial e o juiz me concedeu aposentadoria por invalidez mas meu processo nem encerrou ainda está em andamento. Não corro risco então ??
Obrigada !
Não sei o que você quer dizer com correr risco, mesmo aposentada pela justiça o INSS pode chamar para fazer perícia, hoje estão chamando os casos antigos, mas não tenho como dizer que não será chamada.
Postar um comentário