by

INSS. Simule seu tempo de contribuição.

INSS. Simule seu tempo de contribuição.

Muitas pessoas querem saber quanto tempo tem de trabalho com carteira assinada ou de contribuição. Para fazer a contagem é difícil, mas o site da Previdência oferece uma maneira muito fácil. Basta entrar na página apropriada e  digitar o seu número do PIS ou NIT. No site da Previdência procure por Simulação da Contagem de Tempo de Contribuição e faça sua contagem.

O sistema irá trazer todas as contribuições e vínculos que se encontram registrados no sistema da Previdência. Para fazer a contagem certa é preciso ter em mãos todas as carteiras de trabalho e os carnês e guias pagas. As contribuições feitas com carnês ou guias só aparecem no sistema da Previdência após janeiro de 1985, por isso as contribuições anteriores precisam a essa data precisam ser lançadas à mão.


Caso encontre algum vínculo ou contribuição que não aparece no sistema da Previdência pode levar os documentos que comprovem até uma agência do INSS e pedir  acerto. Não é necessário esperar até o dia da aposentadoria, pode fazer antes e ficar tranquilo com tudo acertado. 


Este blog é gratuito, mas se você encontrou resposta para sua dúvida pode fazer uma doação que será muito bem aceita. Use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.

Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

7 comentários :

  1. eu quero saber se tem direito trabalhei 3 nesses de esperincia de carteira assinada eu tenho algum direito ou nao

    ResponderExcluir
  2. Catarino.

    Tenho um amigo que está com 78 anos de idade, ou seja fez 65 anos em 1999. Ele tem registro em carteira de 12 anos de contribuição ao INSS, anterior a 1999. Minha pergunta é a seguinte: Ele tem direito a se aposentar por idade, considerando-se a lei anterior de 12 anos, ou tem que pagar os atrasados para completar 15 anos, que a atual lei contempla.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um amigo que está com 78 anos de idade, ou seja fez 65 anos em 1999. Ele tem registro em carteira de 12 anos de contribuição ao INSS, anterior a 1999. Minha pergunta é a seguinte: Ele tem direito a se aposentar por idade, considerando-se a lei anterior de 12 anos, ou tem que pagar os atrasados para completar 15 anos, que a atual lei contempla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele realmente tem 12 anos comprovados em 1999 e nesse ano completou 65 anos pode se aposentar, não precisa pagar mais nada. Ligue para o 135 para agendar o atendimento.

      Excluir
  4. o que fazer para se aposentar se no cnis não consta um ano de contribuição e voc~e nao tem uma folha de pagamento que conste e sua carteira e extemporanea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para comprovar vínculo extemporâneo é preciso apresentar a CTPS, se as anotações estiverem corretas o vínculo é aceito, se houve algum problema será solicitado outros documentos na empresa.

      Excluir

Postagens populares