QUERO DOAR R$ 10,00
by

O que é Aposentadoria com Renda Integral na Previdência Social.

O que é Aposentadoria com Renda Integral na Previdência Social.

Quando um segurado da Previdência Social completa o tempo mínimo exigido para obter aposentadoria fica na expectativa de como será sua renda. Em tese quem completa o tempo mínimo tem direito a aposentadoria integral, pois a Previdência não exige idade mínima. Ter direito a aposentadoria integral não significa que a pessoa vai receber renda integral. Atualmente um contribuinte do sexo masculino tem direito a aposentadoria  integral quando completa 35 anos de contribuição e a contribuinte do sexo feminino tem o mesmo direito quando completa 30 anos de contribuição.

Obter um benefício integral não quer dizer que o segurado vai receber o valor máximo que contribuiu. O termo renda integral quer dizer que será pago 100% da média. O problema está na fórmula do cálculo da média das contribuições para determinar a renda.

A média é feita com as contribuições desde 07/94, veja como é feito o cálculo neste artigo, e sobre essa média é aplicado o fator previdenciário, por isso uma mulher que tenha iniciado a contribuir aos 18 anos terá alcançado o tempo exigido, de 30 anos, aos 48 anos e terá direito a aposentadoria por tempo de contribuição com renda integral, mas sua renda terá uma perda de quase 50% da média.

Por isso tome cuidado quando tiver a informação de seu benefício será concedido com renda integral. Isso significa que vai receber 100% da média já descontado o fator previdenciário e não 100% da média de suas contribuições.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.
Fórum do Consultor Previdenciário

2 comentários :

rita disse...

GOSTARIA DE SABER EU TENHO 24 ANOS DE CONTRIBUIÇAODE INSS , 50ANOS DE IDADE, PERDI 5 ANOS QUE FIQUEI DESENPREGADA. GOSTARIA DE SABER SE POSSO PAGAR ESSES 5 ANOS DE UMA VEZ.

Consultor em Previdência disse...

Rita
Não pode, como desempregado não é permitido pagar tempos passados.