QUERO DOAR R$ 10,00
by

135. Use para acessar a Previdência Social.

135. Use para acessar a  Previdência Social

Nos últimos anos, a Previdência Social implantou muitas facilidades para oferecer maior comodidade à população e evitar que as pessoas se desloquem desnecessariamente às suas agências. Se antes o cidadão era obrigado a ir a uma agência para obter todos os serviços, com a implantação dos canais remotos, como o telefone 135 e o site da Previdência na internet, apenas alguns atendimentos passaram a exigir a presença do segurado em uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Para se ter uma ideia, a cada mês cerca de 15 milhões de pessoas usam esses canais remotos antes de ir a uma unidade do INSS. A maioria busca informações básicas e orientação preliminar sobre requisitos e documentos necessários para fazer requerimentos. Isso possibilitou às agências ter mais tempo para analisar pedidos de benefícios e agilizar as concessões. 

Pela Central 135, o cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como obter informações, se inscrever na Previdência Social, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença. O usuário também pode agendar os pedidos de prorrogação (PP) e reconsideração (PR) desse benefício por meio do telefone 135.

Outros serviços agendáveis pelo atendimento telefônico são o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como Atividade, Recolhimento e Vínculos e Remunerações. Se preferir, o usuário também pode fazer o agendamento eletrônico de todos esses serviços no site da Previdência Social na internet. Basta acessar www.previdencia.gov.br e clicar em Agência Eletrônica: Segurado.

Funcionamento - A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 23h. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 23h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local. Depois de 20 de fevereiro, quando termina o horário de verão, a Central passa a atender das 7h às 22h.

Veja os serviços oferecidos no menu do 135:

* Tecle 1 - Falar com o atendente para obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir a uma agência fazer perícia médica, requerer benefício, atualizar os dados cadastrais ou emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). 

* Tecle 2 - Atendimento eletrônico para consultar data e hora da perícia agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC. 

* Tecle 3 - Fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria.

A notícia acima foi publicada no site da Previdência Social e estou publicando aqui por tratar-se de matéria que visa informar as pessoas a terem mais facilidades na hora de obter alguma informação ou benefício no INSS, objetivo deste blog.

Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA
Fórum do Consultor Previdenciário

1 comentários :

bernar55 disse...

olá eu já usei o 135 foi um bom atendimento.