QUERO DOAR R$ 10,00
by

O cálculo da renda dos benefícios no INSS.

Renda Mensal, INSS, Benefícios, Previdência Social

O valor da renda mensal dos benefícios pagos pela Previdência Social é estabelecido pela média das contribuições feitas pelo segurado a contar de 07/1994 ou de quando iniciou suas contribuições, caso tenha ingressado na Previdência depois dessa data, até o mês anterior ao mês que foi feito o pedido. Do total de contribuições encontradas no período acima são desprezados um total que corresponda a 20% do total sendo que a escolha se dá pelas contribuições de menor valor. Salienta-se que as contribuições são previamente atualizadas e depois dessa atualização é que são escolhidas as menores para a realização do cálculo.


Mas dito assim em percentual é difícil de saber quanto pode ser pago pelo valor mínimo sem afetar a média. Uma fórmula fácil de usar é fazer o seguinte cálculo: Veja o total de tempo que vai usar na aposentadoria, digamos que será exatos 35 anos, tempo mínimo exigido para os contribuintes do sexo masculino. Desse tempo, 35 anos, só serão utilizadas as contribuições feitas a partir de 07/1994.

Para exemplificar o cálculo digamos que determinado contribuinte tenha 35 anos de contribuição em 30.06.2014, ou seja, terá contribuído de 07/1994 a 06/2014 20 anos ou 240 contribuições. Para saber quantas parcelas serão desprezadas terá que calcular 20% das contribuições feitas desde 07/1994, que neste exemplo dará 48 meses ou 4 anos. No exemplo acima o contribuinte poderia pagar 48 meses pelo mínimo sem afetar a média, desde que as outras contribuições tenham sido feita pelo teto ou pelo valor máximo que a pessoa considera satisfatório.

Se a pessoa foi empregado em algum período, dentro do tempo acima, é só verificar o valor do seu salário e considerar como valor contribuído, desde que a empresa tenha recolhido o valor correto. Para tirar as dúvidas pode comparecer a uma agência do INSS e solicitar um extrato de vínculos e contribuições para ter esses valores reunidos. É bom fazer isso bem antes da data pretendida para a aposentadoria para verificar os possíveis erros e solicitar os acertos necessários.

Saber a fórmula de cálculo é importante, pois o contribuinte pode pagar, por algum período pelo valor mínimo sem que a média seja prejudicada, pois o sistema despreza 20% do total contribuído mesmo que sempre tenha feito contribuições pelo valor teto.


Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

0 comentários :