25/03/13

Como obter um extrato de vínculos e contribuições no INSS.

Como obter um extrato de vínculos e contribuições no INSS.

A maioria das pessoas não se preocupa com aposentadoria, principalmente os jovens, pois aposentadoria é coisa de velho. Esse é um grande engano, aposentadoria é coisa para jovem. Quanto mais cedo o jovem começar a se preocupar com seu futuro previdenciário mais vantagens vai ter quando chegar a hora.


Muitas pessoas me dizem que deram entrada no pedido da aposentadoria e lá ficaram sabendo que um vínculo não está confirmado. A empresa não existe mais e querem que eu diga como farão para provar esse vínculo. Essa é uma situação muito difícil e quando mais antigo mais complicado será obter documentos.



Uma dica importante para todos os segurados do INSS é retirar um extrato de vínculos e contribuições de tempos em tempos e conferir com sua carteira de trabalho ou com os carnês de contribuição. Assim se algum vínculo não constar na relação do INSS você terá tempo de procurar a empresa e acertar. Se deixar para quando for pedir a aposentadoria poderá ser tarde e os prejuízos podem ser irreversíveis. Saiba quais documentos são necessários para comprovar vínculo como empregado.


As contribuições feitas com carnês só aparecem nos sistemas do INSS a partir de 01/1985, por isso é preciso guardar todos os carnês e guias pagas dos períodos anteriores a essa data. Também é possível pedir a emissão de micro-fichas com as contribuições, tudo que constar nelas tem valor para fins de comprovação de contribuição.

Depois de obter o extrato de vínculos e contribuições (Este extrato só pode ser retirado nas agências do INSS, pessoalmente ou mediante procuração) é possível agendar um serviço de acerto de dados e no dia marcado levar os comprovantes para que tudo fique correto. Assim quando chegar o dia de pedir o benefício de aposentadoria estará tudo correto e sem problemas.

Outro documento que pode ser obtido antes é o formulário PPP, sempre que alguém que trabalhou em condições insalubres for dispensado tem que levar esse formulário e guardá-lo para apresentar quando for pedir benefício. Caso não tenha todos os documentos poderá requerer uma Justificação Administrativa.


Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

8 comentários :

  1. Catarino,
    Ficou apenas faltando responder a pergunta do título: Como obter um extrato de vínculo e contribuições no INSS?
    Seria pela internet ou tem que enfrentar fila nos postos do INSS.
    Isto é uma coisa que me preocupa e não tenho noção de como fazer isto.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de extrato só pode ser retirado nas agências do INSS.( Arrumei o texto, agradeço a participação e dica)

      Excluir
  2. catarino, meu nome eh jose ageu, trabalhei em uma empresa que existe ate hoje, mas que no tempo (1976/1979)não havia registro em carteira
    era apenas recibos dos quais não tenho nada mas tenho testemunhas que trabalhamos juntos. Se você puder me orientar me mande o valor de seus honorários e verei a possibilidade de dar continuidade a nossa conversa.ageu@ebc.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ageu
      Eu não presto serviço, sugiro que procure um advogado na sua cidade.
      Antes leia:http://www.aposentadorias.net/2011/02/inss-segurado-empregado-como-comprovar.html

      Excluir
  3. Formei em Odontologia em 1985, comecei a contribuir sobre 1 salario, como facultativo em 1986 por uns tres anos e parei, trabalhei 11 meses numa empresa, 6 meses em outra mas não acho minha carteira e minhas contribuições, alguns amigos se aposentaram após 25 anos de contribuição pois é considerada atividade insalubre, será que apesar da multa, correção e juros vaeria a pena pagar tantos anos atrasados? ou seria inviável?
    Em 2010 (com 49 anos)abri uma MEI (Micro Empreendedor Individual) e recolho aquele valor fixo (R$ 34,90) que dá direito a aposentadoria após 15 anos de contribuição e ao menos 65 anos de idade, como irá acontecer.
    Voce acha que vale a pena simplesmente continuar pagando como MEI e ao chegar aos 65 anos e 15 de contribuição dar entrada?
    Grato, Walter
    PS.: Seajudar meu e-mail é walterlorenzetti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter
      Quem é mei só se aposenta por idade, por isso não vale a pena pagar atrasados. Como autônomo não pode se aposentar especial, só pode converter o tempo até 28.04.95.

      Excluir
  4. OLÁ CATARINO MEU NOME É MARCIA, MEU MARIDO SERGIO, ELE É ARGENTINO E EU BRASILEIRA, NOS CASAMOS NO BRASIL E ELE TRABALHOU COMO EMPREGADO EM UMA EMPRESA POR 4 ANOS E CONTRIBUIU COMO AUTONOMO POR 3 ANOS. DEPOIS NOS MUDAMOS PARA ARGENTINA E AGORA ELE ESTA PRECISANDO DE COMPROVANTES PARA FINS DE APOSENTADORIA. PEDIRAM A ELE COMPROVANTES CERTIFICADOS PELO MINISTERIO DAS RELACOES EXTERIORES NO BRASIL, ELE TEM TODOS OS CARNES E CARTEIRA DE TRABALHO, EU VOU PARA O BRASIL AGORA EN JANEIRO, MAS MEU MARIDO NAO VAI, SERÁ QUE EU POSSO CONSEGUIR ESTES COMPROVANTES NO INSS POR MEU MARIDO? COMO SE CHAMA ESTES COMPROVANTES SERIA EXTRATO DE VINCULOS E CONTRIBUICOES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane
      O Brasil tem convênio previdenciário com a Argentina e o segurado não tem que apresentar nenhum documento, é só ir em uma agência da Previdência Argentina e solicitar algum benefício e dizer que quer aproveitar tempo trabalhado no Brasil, quem pede a comprovação é a previdência da Argentina, mesmo que você venha ao Brasil e peça um extrato de vínculos e contribuições no INSS não é aceito como prova no outro país. Veja mais detalhes sobre o acordo neste link:http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/3_081013-161948-938.pdf

      A aposentadoria por invalidez no INSS

      Excluir

Postagens populares