Camly - A Responsive Blogger Theme, Lets Take your blog to the next level.

This is an example of a Optin Form, you could edit this to put information about yourself.


This is an example of a Optin Form, you could edit this to put information about yourself or your site so readers know where you are coming from. Find out more...


Following are the some of the Advantages of Opt-in Form :-

  • Easy to Setup and use.
  • It Can Generate more email subscribers.
  • It’s beautiful on every screen size (try resizing your browser!)
by

Como obter um extrato de vínculos e contribuições no INSS.

Como obter um extrato de vínculos e contribuições no INSS.

A maioria das pessoas não se preocupa com aposentadoria, principalmente os jovens, pois aposentadoria é coisa de velho. Esse é um grande engano, aposentadoria é coisa para jovem. Quanto mais cedo o jovem começar a se preocupar com seu futuro previdenciário mais vantagens vai ter quando chegar a hora.


Muitas pessoas me dizem que deram entrada no pedido da aposentadoria e lá ficaram sabendo que um vínculo não está confirmado. A empresa não existe mais e querem que eu diga como farão para provar esse vínculo. Essa é uma situação muito difícil e quando mais antigo mais complicado será obter documentos.



Uma dica importante para todos os segurados do INSS é retirar um extrato de vínculos e contribuições de tempos em tempos e conferir com sua carteira de trabalho ou com os carnês de contribuição. Assim se algum vínculo não constar na relação do INSS você terá tempo de procurar a empresa e acertar. Se deixar para quando for pedir a aposentadoria poderá ser tarde e os prejuízos podem ser irreversíveis. Saiba quais documentos são necessários para comprovar vínculo como empregado.


As contribuições feitas com carnês só aparecem nos sistemas do INSS a partir de 01/1985, por isso é preciso guardar todos os carnês e guias pagas dos períodos anteriores a essa data. Também é possível pedir a emissão de micro-fichas com as contribuições, tudo que constar nelas tem valor para fins de comprovação de contribuição.

Depois de obter o extrato de vínculos e contribuições (Este extrato só pode ser retirado nas agências do INSS, pessoalmente ou mediante procuração) é possível agendar um serviço de acerto de dados e no dia marcado levar os comprovantes para que tudo fique correto. Assim quando chegar o dia de pedir o benefício de aposentadoria estará tudo correto e sem problemas.

Outro documento que pode ser obtido antes é o formulário PPP, sempre que alguém que trabalhou em condições insalubres for dispensado tem que levar esse formulário e guardá-lo para apresentar quando for pedir benefício. Caso não tenha todos os documentos poderá requerer uma Justificação Administrativa.


Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

8 comentários :

  1. Catarino,
    Ficou apenas faltando responder a pergunta do título: Como obter um extrato de vínculo e contribuições no INSS?
    Seria pela internet ou tem que enfrentar fila nos postos do INSS.
    Isto é uma coisa que me preocupa e não tenho noção de como fazer isto.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de extrato só pode ser retirado nas agências do INSS.( Arrumei o texto, agradeço a participação e dica)

      Excluir
  2. catarino, meu nome eh jose ageu, trabalhei em uma empresa que existe ate hoje, mas que no tempo (1976/1979)não havia registro em carteira
    era apenas recibos dos quais não tenho nada mas tenho testemunhas que trabalhamos juntos. Se você puder me orientar me mande o valor de seus honorários e verei a possibilidade de dar continuidade a nossa conversa.ageu@ebc.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ageu
      Eu não presto serviço, sugiro que procure um advogado na sua cidade.
      Antes leia:http://www.aposentadorias.net/2011/02/inss-segurado-empregado-como-comprovar.html

      Excluir
  3. Formei em Odontologia em 1985, comecei a contribuir sobre 1 salario, como facultativo em 1986 por uns tres anos e parei, trabalhei 11 meses numa empresa, 6 meses em outra mas não acho minha carteira e minhas contribuições, alguns amigos se aposentaram após 25 anos de contribuição pois é considerada atividade insalubre, será que apesar da multa, correção e juros vaeria a pena pagar tantos anos atrasados? ou seria inviável?
    Em 2010 (com 49 anos)abri uma MEI (Micro Empreendedor Individual) e recolho aquele valor fixo (R$ 34,90) que dá direito a aposentadoria após 15 anos de contribuição e ao menos 65 anos de idade, como irá acontecer.
    Voce acha que vale a pena simplesmente continuar pagando como MEI e ao chegar aos 65 anos e 15 de contribuição dar entrada?
    Grato, Walter
    PS.: Seajudar meu e-mail é walterlorenzetti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter
      Quem é mei só se aposenta por idade, por isso não vale a pena pagar atrasados. Como autônomo não pode se aposentar especial, só pode converter o tempo até 28.04.95.

      Excluir
  4. OLÁ CATARINO MEU NOME É MARCIA, MEU MARIDO SERGIO, ELE É ARGENTINO E EU BRASILEIRA, NOS CASAMOS NO BRASIL E ELE TRABALHOU COMO EMPREGADO EM UMA EMPRESA POR 4 ANOS E CONTRIBUIU COMO AUTONOMO POR 3 ANOS. DEPOIS NOS MUDAMOS PARA ARGENTINA E AGORA ELE ESTA PRECISANDO DE COMPROVANTES PARA FINS DE APOSENTADORIA. PEDIRAM A ELE COMPROVANTES CERTIFICADOS PELO MINISTERIO DAS RELACOES EXTERIORES NO BRASIL, ELE TEM TODOS OS CARNES E CARTEIRA DE TRABALHO, EU VOU PARA O BRASIL AGORA EN JANEIRO, MAS MEU MARIDO NAO VAI, SERÁ QUE EU POSSO CONSEGUIR ESTES COMPROVANTES NO INSS POR MEU MARIDO? COMO SE CHAMA ESTES COMPROVANTES SERIA EXTRATO DE VINCULOS E CONTRIBUICOES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane
      O Brasil tem convênio previdenciário com a Argentina e o segurado não tem que apresentar nenhum documento, é só ir em uma agência da Previdência Argentina e solicitar algum benefício e dizer que quer aproveitar tempo trabalhado no Brasil, quem pede a comprovação é a previdência da Argentina, mesmo que você venha ao Brasil e peça um extrato de vínculos e contribuições no INSS não é aceito como prova no outro país. Veja mais detalhes sobre o acordo neste link:http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/3_081013-161948-938.pdf

      A aposentadoria por invalidez no INSS

      Excluir

Deixe seu comentário sobre o blog, caso queira tirar uma dúvida use o Fórum do Consultor, é só clicar na link abaixo:
Fórum do Consultor

Postagens populares