QUERO DOAR R$ 10,00
by

A Previdência Social e o Fator Previdenciário.

A Previdência Social e o Fator Previdenciário.

Os segurados da Previdência Social do Brasil devem estar atentos ao fator previdenciário quando forem requerer o benefício de aposentadoria por tempo de contribuição. O fator previdenciário é um índice que diminui a renda do segurado proporcionalmente a idade, quando mais jovem maior é a perda.

Muitas pessoas têm me perguntado se podem se aposentar tem o tempo mínimo completo, 35 anos para homens e 30 anos para mulheres, e que são ainda jovens. A dúvida é quanto a idade, pois em alguns casos tem menos de 50 anos. Não há nenhuma restrição quanto a idade, mas sempre alerto quanto ao fator previdenciário, pois se o segurado recolhe mais que um mínimo e tem ideia de ganhar um valor melhor na aposentadoria ficará muito decepcionado quando souber o valor da mensalidade.

Há muitas discussões sobre um possível fim do fator previdenciário, mas o Governo é contra, pois isso aumentaria muito os valores pagos pela Previdência. Para acabar com o fator previdenciário a ideia mais aceita é a fórmula 95/85, ou seja, somando o tempo de contribuição e a idade homens e mulheres teriam que atingir esses índices. O homem teria que somar 35 anos de contribuição e 60 de idade e as mulheres 30 anos de contribuição e 55 de idade. Sendo que o tempo mínimo não se reduz e a idade sim, quem tem 40 anos de contribuição poderá se aposentar com 55 anos de idade, no caso de homens e o mesmo critério vale para as mulheres. Mas o contrário não vale, ou seja, quem tem 62 anos de idade terá que ter os 35 anos de contribuição, no caso de homens.

No site da Previdência consta o seguinte sobre o fator previdenciário:

Fator previdenciário
É aplicado para cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade, sendo opcional no segundo caso. Criado com o objetivo de equiparar a contribuição do segurado ao valor do benefício baseia-se em quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado (conforme tabela do IBGE).
A fórmula do fator previdenciário é:     
f = fator previdenciário
Tc = tempo de contribuição do trabalhador
a = alíquota de contribuição (0,31)
Es = expectativa de sobrevida do trabalhador na data da aposentadoria
Id = idade do trabalhador na data da aposentadoria
Na aplicação do fator previdenciário serão somados ao tempo de contribuição do segurado:
Cinco anos para as mulheres
Cinco anos para os professores que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio
Dez anos para as professoras que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio.

Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

0 comentários :