QUERO DOAR R$ 10,00
by

Empréstimos Consignados no INSS. Saiba as regras.

Empréstimos Consignados no INSS. Saiba as regras.



Com a criação dos empréstimos consignados em benefícios da Previdência muitos aposentados e pensionistas têm sido prejudicados, tanto por fraudes como por desorientação na hora de contratar com as instituições financeiras. Por isso é importante ter conhecimento das normas que regem o contrato que os bancos e financeiras mantém com a Previdência Social.

Para tirar todas as dúvidas o melhor é consultar a Instrução Normativa nº 28, que concentra todas as normas referentes ao empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. É possível, ainda, a consulta às taxas de juros oferecidas por todas as instituições financeiras conveniadas com o INSS, para operar o crédito consignado. Atualmente, as taxas máximas são de 2,34% ao mês, para o empréstimo, e 3,36% ao mês, para o cartão consignado. O beneficiário deverá ficar atento, pois a taxa contempla todos os custos da operação de empréstimo ou cartão de crédito, ou seja, o custo efetivo.

Entre as normas previstas na IN 28 está a obrigatoriedade de as instituições financeiras emitirem, em 48 horas, boleto ou documento de pagamento detalhado, quando o beneficiário quiser quitar antecipadamente suas operações de empréstimo ou com cartão de crédito. O boleto ou documento de pagamento informará o valor total do empréstimo, o desconto para o pagamento antecipado e o valor líquido a pagar. A instituição financeira terá esse mesmo prazo para excluir o lançamento de desconto no benefício.

São muitas outras informações, entre elas saiba que você pode ligar para o telefone 135 ou entrar no site da Previdência e deixar registrado na Ouvidoria sua reclamação sobre empréstimos que não tenha feito ou que esteja em desacordo com o que foi tratado e o banco ou financeira envolvida é acionada para explicar ou solucionar rapidamente a situação.

Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta. Faça um deposito como DOAÇÃO. Use o PAGSEGURO e ajude a manter o blog.
Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

0 comentários :