by

Como calcular e preencher a guia GPS para contribuir ao INSS.

Contribuição, INSS, Previdência

Muitas pessoas têm dificuldade para preencher as guias GPSs para fazer as contribuições ao INSS. Quando se esquecem de pagar em dia é um novo martírio ter que calcular os acréscimos, pois o INSS cobra juros e multa e a cobrança é diária, ou seja, com um dia de atraso já tem um adicional.

Para ajudar estou informando abaixo os sites onde é feito o cálculo de forma muito fácil, é só incluir o número do NIT, escolher o tipo de contribuinte, informar o mês de competência e o valor que o sistema faz o cálculo e preenche a guia. Depois é só imprimir.

Escolha os links abaixo de acordo com a data em que começou a contribuir à Previdência.



Para contribuintes individuais que prestam serviço a uma ou mais empresas (PREVCidadão) 

Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta. Faça um depósito como DOAÇÃO, use o PAGSEGURO, e ajude a manter o blog.
Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

20 comentários :

  1. gostaria de saber como posso pagar o inss ja sou cadastrada como domestica mais fiquei desempregada 2 anos tenho que me cadastra denovo ou uso o mesmo numero do registro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só usar o número que já tem e seguir contribuindo.

      Excluir
  2. Olá. Eu tinha carteira assinada, porém, após ter meu filho, não contribui mais. Gostaria de voltar a contribuir, mas não sei qual categoria vale mais a pena. Qual a diferença entre contribuição facultativa e individual? Terei todos os benefícios nos dois tipos de contribuição? E posso usar o mesmo número do PIS/PASEP para contribuir? ou tenho que me recadastrar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela
      Veja: http://www.consultor-online.com/2011/08/consultor-online-como-contribuir.html

      Excluir
  3. oi tudo bem em 2007, fiz guia para pagar preu me aposentar, pois nao paguei nenhuma, tem como cancelar e eu começar de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. drika
      Não precisa fazer nada é só preencher a guia e seguir pagando daqui para a frente.

      Excluir
  4. gostaria de saber como faco pra calcular a multa de atraso desse mes,pediram pra mim entrar no site e la está aparendo q esta em manutencao preciso pagar,e preciso enpremir o boleto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia
      A única maneira é no site da Previdência, tente de novo que deve ser momentâneo, pois quando testei estava funcionando normalmente.

      Não esqueça de dar um G+ para que mais pessoas possam ser ajudadas.

      Excluir
  5. eu perdir minha carteira de trabalho e n seu o numero como faço para contribuir pq eu ja tem 55 anos ai n sei oq faço posso começar a contribuir agora comprando o carme ou n

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose
      Você precisa ir ao INSS para ver sua inscrição e sua situação para ver como pagará daqui para a frente.

      Excluir
  6. Olá Catarino, Parabéns pelo seu trabalho, muito útil mesmo!
    Tenho algumas dúvidas: trabalhei 24 anos em uma empresa, saí há 2 meses e quero continuar contribuindo como facultativo,pois tenho 57 anos e faltam apenas 3 para a aposentadoria. Perguntas: estou de mudança para a Nova Zelandia e lá não tem bancos brasileiros. Posso programar os pagamentos pelo meu banco aqui? Qual seria o valor mais vantajoso no meu caso: 11% ou 20% do salario ? Essa porcentagem pé sobre o salario que eu recebia ou sobre o salário mínimo vigente? Na ocasião da aposentadoria, quando eu fizer 60 anos, devo voltar ao Brasil para requerer pessoalmente ou poderei fazer tudo online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia
      Você tem que pagar 20%, pois os 11% é só para quem vai se aposentar por idade com um salário-mínimo e se for essa sua opção não precisa pagar nada, pois já terá direito. O mínimo são 15 anos de contribuição. Se sempre teve contribuição nos últimos 24 anos pode pagar pelo mínimo que não irá afetar o cálculo da renda, pois o sistema despreza 20% do total pago escolhendo as contribuições menores.

      Excluir
  7. nao consigo calcular o valor do meu inss em atraso me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela
      Isso depende de uma série de informações, entre no site www.previdencia.gov.br e veja se o seu caso pode ser preenchido ou terá que ir ao inss.

      Excluir
  8. Ola , trabalhei com carteira assinada de 92 a 2004 , e agora sou autonomo , devo contribuir no codigo 1007 Contribuintes filiados à Previdência Social antes de 29/11/1999 ( porque meu pis é anterior a 1999 ) ou Contribuintes filiados à Previdência Social apos 29/11/1999 (porque fiz o cadastro nit no site agora ) ???Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edney
      Sua filiação ocorreu em 1992, assim deve usar antes de 1999.

      Excluir
  9. Catarino,
    Em primeiro lugar, parabenizo pelo exemplo de cidadania e a ótima prestação de serviço.
    Minha colaboradora perdeu o PIS. Eu sei o NIT, mas não sei se foi filiada antes ou depois de 1999, informação exigida para cálculo de recolhimento em atraso das GPS. Existe alguma forma de consulta pela internet?
    Grato, Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shigueru
      Pela internet não tem como consultar dados do NIT ou PIS, só no INSS ou na Caixa (ela pessoalmente)

      Excluir
  10. Como calcular o total do pagamento trimestral? E so multiplicar o salario contribuicao por 3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, o pagamento trimestral só é permitido para quem recolhe sobre o mínimo e nesse caso é só multiplicar por 3 o valor mensal.

      A aposentadoria por idade no INSS

      Excluir

Deixe seu comentário sobre o blog, caso queira tirar uma dúvida use o Fórum do Consultor, é só clicar na link abaixo:
Fórum do Consultor

Postagens populares