by

A importância das denúncias à Ouvidoria do INSS.

A importância das denúncias à Ouvidoria do INSS.

A participação dos cidadãos no combate às fraudes na Previdência Social, INSS, é muito importante. É a partir das denúncias feitas que são encontrados muitos fraudadores. Veja abaixo a notícia que foi publicada no site da Previdência sobre os resultados das denúncias recebidas. Faça sua denúncia na Ouvidoria e ajude o Brasil.

As denúncias feitas por cidadãos à Ouvidoria-Geral da Previdência Social (OGPS) resultaram em várias operações realizadas pela Força-Tarefa Previdenciária nos últimos três anos. As ações empreendidas interromperam práticas ilícitas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que oneravam os cofres públicos e prejudicavam segurados.

Os resultados obtidos com as operações, todas iniciadas a partir de denúncias de segurados feitos à Ouvidoria-Geral da Previdência Social, ressaltam a importância do órgão como ferramenta de defesa dos direitos do trabalhador brasileiro. 

As últimas nove operações originadas em denúncias feitas à OGPS, por exemplo, resultaram em 80 mandados de prisão de envolvidos e 122 mandados de busca e apreensão. A maior parte das irregularidades investigadas envolvia fraudes para a obtenção de benefícios. Mas também figuravam corrupção, estelionato e extorsão de segurados por pessoas que agiam como “facilitadores”, nos casos em que o cidadão tinha benefícios atrasados a receber do INSS. Somados, os prejuízos estimados nessas nove ações chegam a mais de R$ 26 milhões. 

As operações foram conduzidas por servidores do Ministério da Previdência Social, policiais federais e membros do Ministério Público Federal, que integram a Força-Tarefa. Essas investigações específicas resultantes de denúncias à Ouvidoria – algumas duraram mais de um ano – abrangeram 31 municípios dos estados de Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo. 

Ouvidoria - A OGPS é a maior ouvidoria pública da América Latina, e recebe uma média mensal de 16 mil manifestações, sendo 8,7% denúncias. Somente nos últimos 18 meses foram recebidos 22,4 mil registros dessa natureza. Todos os casos foram encaminhados para as áreas responsáveis pela apuração das irregularidades, mantendo o sigilo do denunciante, que não precisa se identificar. 

São quatro os canais pelos quais o segurado pode entrar em contato com a Ouvidoria, para fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Pela Central 135, basta teclar a opção 3 no menu eletrônico. Pela internet, o cidadão deve entrar na página da Previdência na internet (www.previdencia.gov.br) e clicar em “Ouvidoria-Geral”. As outras formas de contato são o envio de correspondência ou se manifestar pessoalmente, na sede do órgão, em Brasília. 

Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

4 comentários :

  1. gostaria de fazer uma denuncia sobre fralde de beneficio do inss. como faço.

    ResponderExcluir
  2. É só clicar em Ouvidoria-Geral, em destaque, e preecher os dados ou ligar para o 135.

    ResponderExcluir
  3. COMO FAÇO PARA DENUNCIAR UM CIDADÃO QUE ESTA RECEBENDO BENEFICIO COMO MOTORISTA E EXERCE A FUNCÃO NORMALMENTE ; ELE TEM UMA FERIDA NO PÉ É NADA O IMPEDE DE TRABALHAR E RECEBER O BENEFICIO NORMALMENTE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No artigo explico como deve proceder para fazer sua denúncia.

      Excluir

Deixe seu comentário sobre o blog, caso queira tirar uma dúvida use o Fórum do Consultor, é só clicar na link abaixo:
Fórum do Consultor

Postagens populares