28/02/12

Cidadãos devem denunciar ao INSS o óbito dos segurados.

Cidadãos devem denunciar ao INSS o óbito dos segurados.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspende mensalmente o pagamento dos benefícios em caso de morte do segurado. Todos os meses, os cartórios enviam à Previdência Social listagem com dados das pessoas falecidas no mês anterior e, com isso, o pagamento da aposentadoria é cancelado.

Na folha de junho, 25.831 benefícios foram suspensos por óbito de segurados, dos quais 17.629 na área urbana e 8.202 na área rural. Esse sistema impede que outras pessoas, de posse do cartão magnético e senha, recebam o benefício de quem já morreu. 




Se os dependentes do segurado tiverem direito à pensão por morte, devem informar o óbito ao INSS para que a aposentadoria seja transformada em pensão e eles possam receber o benefício.

A notícia acima foi publicada no site da Previdência, mas mesmo com todo o esforço em suspender o pagamento de segurados falecidos ainda há uma grande quantidade de pessoas que seguem recebendo, pois o sistema é muito falho. Basta uma letra no nome ser diferente no cadastro e o sistema não cessa. Há pessoas que não fazem o registro para fraudar o sistema.

Por isso se você conhece algum segurado que faleceu comunique ao INSS, com isso estará evitando que o dinheiro de sua contribuição seja usado por pessoas inescrupulosas.
  
Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.

Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA

20 comentários :

  1. Verdade quando meu pai faleceu tive de fazer a comunicação.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Aonde comunicar o falecimento de benificiario da INSS: pode ser feito online.
    joão amaro

    ResponderExcluir
  3. João
    Você pode entregar uma cópia da certidão ou informar a data da ocorrência em uma agência do INSS mais próxima ou informar na forma de denúncia pelo fone 135.

    ResponderExcluir
  4. dando todos os dados da pessoa.tem como saber pela internet se o pagamento de alguem que faleseu foi cansela.

    ResponderExcluir
  5. Sim, veja o artigo: http://www.aposentadorias.net/2010/07/inss-como-consultar-o-extrato-do-seu.html

    ResponderExcluir
  6. MEU PAI FALECEU,COMO EU NAO TINHA O DINHEIRO PRA PAGAR O CAIXAO E VELORIO,EU USEI 3 PARCELAS DO BENEFICIO PRA PAGAR E DEPOIS NAO MAIS UTILIZEI.
    OBS:MEU PAI CONTRIBUIU A VIDA TODA,NAO USOU NADA DO QUE TINHA DIREITO E JA FALECEU...(USEI SEM DOR NA CONCIENCIA)NAO TAVA USANDO EM BENEFICIO PROPRIO,E SIM PRA DAR UM ENTERRO DIGNO PRO MEU PAI).AI ME MANDARAO DO INSS UMA FATURA PRA PAGAR,E DISSERAM SE NAO PAGAR VAO ENTRAR COM UMA AÇAO JUDICIAL. O QUE FAÇO?TENHO OS COMPROVANTES DA COMPRA DO CAIXAO E NO QUE GASTEI.OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  7. TEM UMA PARTE DESTE BLOG QUE DIS:
    "evitando que o dinheiro de sua contribuição seja usado por pessoas INESCRUPULOSAS".Poxa,tanta gente usa de má fé e nao paga,e fica por isso mesmo.Eu só usei pra uma finalidade,pagar os custos do velorio do meu pai.
    obrigado.08/04/2011

    ResponderExcluir
  8. Receber valores que não lhe pertence é crime, não há justificativas para crime.
    O que você pode fazer é propor uma parcelamento do valor, se não pagar e nem propor parcelamento você terá que ir depor na Polícia Federal, Ministério Público e depois responder processo na Justiça.

    ResponderExcluir
  9. Crime dar um enterro digno pro pai que trabalhou e contribuiu a vida inteira ?
    Isto é um absurdo, é obrigação do INSS arcar com estes ultimos custos de pessoas que contribuiram durante uma vida inteira.
    Sua visão de crime apesar de "politicamente correta" é errada e cruel, deve-se utilizar o bom senso para definir ou julgar neste caso.

    ResponderExcluir
  10. Thiago
    Essa ideia de que há justificativa para o crime não existe, não sou eu que faço as leis, só estou dizendo o que vai acontecer quando for chamado para depor na polícia federal ou no ministério público.

    ResponderExcluir
  11. Olá o meu caso é assim, minha mãe faleceu tinha seu beneficio agora o meu ex padrasto que não vivia mais com a gente pegou o beneficio passou como meu irmão recebece que na época tinha 17 anos que não morava com ele e não mora ainda mora comigo e agora ele recebe não da o dinheiro paga o aluguel e usa o dinheiro para beneficio proprio eu quero cancelar o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua colocação. Quem esta recebendo a pensão?

      Excluir
  12. bom dia como faço para denunciar uma pessoa que esta aposentada por invalidez , e continua trabalhando , e afirma para o seu empregador que nao pode assinar recibos ou ate mesmo sua carteira de trabalho para nao perder seu beneficio , nao é justo tantas pessoas que realmente precisam receber e nao recebem e "ele" ta recebendo e com condiçoes de trabalhar . Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cléa
      Você pode denunciar no fone 135 ou no site da Previdência, também pode denunciar na delegacia da Polícia Federal.

      Excluir
  13. minha mae faleceu preciso levar o obito ao inss ou o
    cartorio ja registra o falecimento dela e cansela o pgto?
    obrigada carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os familiares precisam comunicar o óbito ao inss.

      Excluir
  14. na cidade São Mateus do MA NO DIA 03/02/2012 faleceu Francisca Leopoldina Souza que morava no povoado floresta e não foi ferto a certidão óbito porque seu filho José Valerio quer ficar recebendo ou beneficio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos
      Você precisa ligar para o fone 135 e passar sua denúncia que eles tomam as providências necessárias.

      Excluir
  15. queria comunicar q a senhora Josfa Maria da conceição nasceu em 23/11/1937 e faleceu em 14/05/2012 .Residia na rua:Arcanjo Regalado Nº64 ,Prado . Causa da morte indeterminada.CPF:575146314-53 RG:4994061 SSP/PE.
    Filha de Maria Rufina da Conceição.

    ResponderExcluir

Postagens populares