“Estamos aumentando a proteção aos milhares de cidadãos brasileiros que vivem no Japão e garantiremos aos japoneses que se mudaram para o Brasil mais tranqüilidade na hora da aposentadoria”, declarou. Para o ministro, que acompanhou as negociações no ano passado em Tóquio, a assinatura é uma vitória do governo brasileiro. “Desde que recebemos o pedido do governo do Brasil, respondemos positivamente”, afirmou o chanceler japonês, Katsuya Okada.
Os termos do acordo foram fechados em janeiro deste ano, após visita de técnicos do governo japonês ao Brasil, para conhecer o sistema previdenciário. “Da parte do nosso país, a intenção é fazer o acordo vigorar ainda este ano”, observou o ministro Gabas, acrescentado que os parlamentares brasileiros estão empenhados em ratificar o documento o mais rapidamente possível. Do lado japonês a disposição é a mesma: “Queremos que o acordo entre logo em vigor, com a anuência dos legislativos dos dois países”, afirmou o chanceler.
Okada disse que a expectativa do Japão é a de que o acordo “promova um maior intercâmbio e fortaleça ainda mais a amizade entre os dois países”. Gabas também declarou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estará preparado para garantir o direito à aposentadoria aos japoneses que residem no Brasil, tão logo o acordo entre em vigor.
O vice-ministro do Gaimucho, Osamu Fujimura, falou da importância da mão-de-obra brasileira para o Japão e lembrou das comemorações dos 20 anos da migração profissional de brasileiros para aquele país (conhecido como movimento dekassegui), que se realizam esta semana nas cidades de Tóquio, Hamamatsu e Nagóia.
O texto acima foi publicado no site da Previdência onde você pode ter mais detalhes desse acordo.
Saiba mais sobre os benefícios do INSS no site: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA
2 comentários :
Em que ano foi feita esta matéria?
Thiago
29 de julho de 2010
Postar um comentário